Postado originalmente por
Gildão
Aí você se enveredou por um assunto alheio ao do tópico, apesar de ter feito colocações corretas. Ninguém está dizendo que os EUA são modelo absoluto de higidez e integridade moral, apenas que, nesse ponto de tolerância a palavras e dizeres, estão anos-luz à nossa frente. Querendo ou não, gostando deles ou não, tendo população carcerária alta ou não, sendo os fodelões do IDH ou não, isso continua sendo verdade.
O próprio vídeo estabelece um escopo alargado (inclusive filosófico e sociológico) para a discussão, tanto quanto alguns posts do tópico. Por exemplo, dizer que um país que não segue a atual interpretação americana da primeira emenda é "selvagem" ou "medieval" me parece uma grande supervalorização nesse aspecto específico da liberdade em detrimento à outros tão importantes quantos (como os direitos civis, por exemplo). Países com marcos civilizatórios em termos de liberdades individuais muito mais importantes que os EUA estão aí e não são "medievais". A correlação causal entre limitações mínimas de liberdade de expressão e violência também me pareceu exagerado.
O que eu quis mostrar é que a discussão é mais complexa do que isso.
- - - Atualizado - - -
Falando da discussão como um todo, eu acho que a internet criou um fetiche muito grande em um aspecto mínimo das liberdades, que é a liberdade de expressão dentro do contexto do humor e ideologias questionáveis. Gasta-se muita energia por algo que, do ponto de vista histórico, é insípido. Já existia a Primeira Emenda na constituição americana quando negros eram mortos pela KKK.
Estamos em um país que filme é censurado pelo governo e a suprema corte denuncia e julga. Acho que o menor dos nossos problemas é ator americano milionário dando soco em humorista (que também é milionário).