Postado originalmente por
Samurai
Talvez tanta riqueza não explique o porquê de vivermos ainda em um país sem perspectiva com índices de violência que assustam muitas vezes ao ponto de fugirmos. Mas, o que seria um país? Se ele fosse mãe, seria possível deixá-lo para ir para outra melhor mãe? Ou, se ele fosse família, seria possível deixá-lo para ir para outra melhor família?
Terminamos saindo, e constatando que de fato o alheio é melhor, e isso, irremediavelmente deixa a nossa nação no mesmo estado ou pior. Quanta boa mão de obra não sai do Brasil? Quantos talentos nós não perdemos? Estamos diante de um povo que ao mesmo tempo diz, "Não há nada como o meu Brasil", e em seguida, "Por que me faz sofrer tanto?".
Seria tão fácil assim pular fora de um barco que está prestes a afundar? "Brasil, ame-o ou deixe-o", até quando isso nos definirá?
Ninguém ainda mapeou esse movimento quase invisível que é a emigração de mão de obra especializada brasileira mas acredito que, a partir de 2015, essa é uma das maiores tragédias em termos de desenvolvimento que o Brasil vai enfrentar pelos próximos 20~30 anos. Diferente da emigração que acontecia no começo dos anos 1970 até os anos 2000, aquele que envolvia mão de obra barata e não tão qualificada e/ou dissidentes políticos, o movimento que temos agora é a saída de pessoas que demoraram décadas para terem suas formações. E muitas delas foram financiadas pelo próprio Estado brasileiro, que sempre pregou o investimento público mas pouco fez para medir a efetividade desses investimentos. Recuperar todo esse know-how perdido quando cientistas e pessoas de diversas formações vão embora não é um processo de curto ou médio prazo. Dependendo dos talentos, talvez seja um processo irreversível.
Como alguém que já está planejando o mesmo movimento, acredito que o individual prevalece sobre o coletivo a partir do momento em que o coletivo não se enxerga como responsável pelos processos que passamos. Você ter em pleno 2021 hordas de pessoas se digladiando por uma classe política que pouco produz além de retórica é desanimador. Ver pessoas que sempre foram fudidas por essa classe política atuando como advogado de uma dessas criaturas em específico é ainda pior, desesperador.
Eu entendo que os processos históricos que determinam o direcionamento do desenvolvimento demoram décadas, as vezes séculos, para serem consolidados. Mas a vida humana é curta e eu não julgo quem não quer morrer ou viver por uma causa. Ainda mais para quem tem ou pensa em ter filhos, netos e etc. O sentimento é de "eu vou sofrer em ter que abandonar o país que amo para que meus descendentes não tenham que sofrer com o país destruído que os espera no futuro".
Para quem não tem como sair, o objetivo deveria ser lutar. Entender as relações de poder que regem o país e que são seculares e não ser utilizado como massa de manobra ideológica, religiosa ou do governo da vez. Entender que governos vem e vão, governantes passam, ideologias mudam mas quem se fode são sempre os mesmos.

Postado originalmente por
Ozco
Nah, melhor ja ir cortando verba pra futura bolsa ranço tb.