
Postado originalmente por
GrYllO
Foi mal, Bob, eu só quotei aquele seu post pra continuar a conversa sobre essa questão da Segurança do Voto (esse deveria ser o nome usado - "Voto Impresso" só ajuda quem quer distorcer com narrativa desonesta) com os novos fatos que apareceram e são de conhecimento público. Inclusive, acho que rolaria puxar esses posts pra um tópico sobre isso, que vc acha?
Cara, eu até dou o benefício da dúvida de que você realmente se importa com isso e não está só reproduzindo a narrativa bolsonarista para tentar questionar o processo democrático e causar caos e confusão institucional. Mas não dou esse benefício da dúvida para os mesmos perfis criadores de narrativa que você sabe bem quem são e nem para o próprio presidente.
Eu topo abrir esse tópico sim, depois das eleições de 2022, se é que elas vão acontecer. Posso até me comprometer a estudar a arquitetura do sistema e o "código-fonte" vazado. É minha área, vai ser até interessante.

Postado originalmente por
GrYllO
Dai tu vem e me pede provas de que houve algum tipo de adulteração... como saber se os logs foram apagados?! E pelo próprio TSE (!!!!!)
Se você vai colocar em cheque TODO o sistema eleitoral (porque, de novo, essa é a narrativa do presidente) você precisa, no mínimo, de evidências que demonstrem que a manipulação de resultados aconteceu. E, como você disse, não é uma questão de política, é uma questão de polícia, em especial polícia técnica. Não de presidente contando historinha de cara ou coroa ou influencer político que atua como assessor parlamentar contando lorotas como essa:

Postado originalmente por
GrYllO
Apenas o fato de um hacker ter sambado nos sistemas do TSE por 8 meses (!), ter obtido acesso ao código-fonte da urna (!!) - coisa que nem pesquisadores sérios que participam do TPS puderam ter acesso - e só ter sido pego pq se entregou ao enviar email pro TecMundo (!!!) é suficiente para constatar que o sistema não é inviolável como vem sendo exaustivamente divulgado pelo TSE (opa, fake news aqui? Alô, Lex Luthor!) e que o processo está maculado. Medidas que visam a proteção por obscuridade são frágeis e você sabe bem disso. É óbvio que um ataque de manipulação não vai ocorrer urna a urna, seria muito fácil detectar. É muito mais eficiente adulterar o código antes que seja feito o upload pra urna, concorda?
Eu recomendo você a ir atrás da história completa do tal código-fonte. Nem o próprio Prof. Diego Aranha, o maior crítico do sistema do TSE, coloca isso como um problema. O acesso ao código é dado aos especialistas dos partidos no processo de auditoria pré-eleição. Além disso, o módulo acessado não corresponde ao de contabilização dos votos. Copiar uma das cópias do arquivo de código-fonte não é necessariamente a mesma coisa que manipular o arquivo que será gravado na urna.
Concordo sim que é mais fácil e eficiente, para manipular o resultado final, adulterar o código fonte antes da compilação e posterior gravação em hardware de todas as urnas. Na verdade, seria a única forma viável de manipulação, visto que qualquer outra técnica de exploração de vulnerabilidade (injeção de código, manipulações de hardware, manipulações de dados através de radiofrequência) exigem manipulação física e individual de cada urna com antecedência ou no dia da eleição (improvável em cenário real, já que as urnas são lacradas e movimentadas pela PF e Forças Armadas).
O que não vejo é como essas possíveis adulterações de código-fonte passaram pelas diversas fases de auditoria sem que nenhum dos técnicos dos partidos tivessem percebido. Se vai existir algum indício disso, ele deve sair dessa análise técnica. Os erros detectados em fases de auditoria sempre foram vulnerabilidades de sistema e não de código manipulado.
Entretanto, volto a reforçar: não é essa a discussão que os bolsonaristas estão propondo no debate público. Não existe foco nos questionamentos vindos da política e nem mesmo nesse tópico: hora a crítica é à apuração, hora à urna, hora ao TSE. Mistura-se possíveis vulnerabilidades com evidência de manipulação de resultados. Código-fonte vazado com código fonte adulterado. Sistema de apuração com servidor de arquivos. Chama "hacker" para falar mas não usam os melhores peritos do país que estão nas UF, Abin e PF.
Tudo isso deixa bem claro para mim que não existe real preocupação com segurança das eleições. Claramente estão chutando para todo lado. É a tática de sempre do bolsonarismo: criar um grande volume de factoides para que seja impossível para qualquer pessoa de boa-fé a análise de cada um deles. Perceba que cada uma das hipóteses acima necessitam de evidências e análises completamente diferentes.

Postado originalmente por
GrYllO
Mas você acabou de citar justamente a razão pela qual é necessário algum tipo de comprovante físico do voto! O eleitor vota, a impressora imprime, o documento vai parar atrás de um visor transparente para que o eleitor confira o recibo do voto. Tudo certo? Confirma e o recibo vai parar dentro de uma urna lacrada! É o próprio eleitor quem vai auditar se o seu voto no recibo é o mesmo que ele inseriu na urna. Se algo estiver errado, ele vai saber na hora e aí basta chamar o mesário. E sempre será possível fazer testes randomizados para aferir a acuidade entre os votos eletrônicos e os recibos de voto.
Acho que um erro que muitos estão cometendo é achar que confiabilidade viria do eleitor
ver o voto impresso. Isso seria só uma questão psicológica, não de sistema. Se o problema é confiança em relação aos dados gerados pela urna a partir do voto, isso não resolve, já que, como eu disse antes, o mais fácil seria criar um código que grava uma coisa na memória da urna e outra na memória da impressora.
A confiabilidade de dados viria do único processo de auditoria que a urna não tem, que é a do voto individual. A impressão do voto possibilitaria a auditoria manual para comparação de resultados caso houvesse denúncia de fraude e pedido de recontagem. Apenas isso. Acho que seria um acréscimo legal ao sistema.
Estou reforçando esse ponto porque eu não sou necessariamente contra o voto impresso (apesar de achar que depende muito do procedimento). Simplesmente não sou otário e sei que tudo isso não é sobre o voto impresso.

Postado originalmente por
GrYllO
Todo mundo conhece os artigos do prof. Aranha. Inclusive, os apontamentos dele motivaram correções importantes no sistema. Até peço que dê uma olhada nas vulnerabilidades que ele aponta e me diga alguma que possibilitaria manipulação de resultados em um cenário real.

Postado originalmente por
GrYllO
Esse argumento é jogar a criança fora com a água do banho, Bob. O debate sobre a segurança do voto não é novo e nem é de hoje. Mesmo o Bolsonaro já se envolvia com o assunto muito antes de sequer cogitar disputar a presidência.
Querer anular as eleições (e, portanto, jogar a constituição no lixo) por não existir voto impresso é jogar a criança fora. Entenda, Gryllo: o problema aqui não é a discussão, é o uso político da discussão para legitimar o caos e a revolução.
Me responde: você acha que o caminho político quando se tem dúvidas sobre o sistema eleitoral é ameaçar que as eleições aconteçam? Você me perguntou se "ser cético" não seria também considerar que o Bolsonaro é inocente, então proponho o mesmo exercício: e se o Bolsonaro estiver querendo realmente se perpetuar no poder de forma não democrática e essa é a desculpa para isso? Não seria o primeiro ditador que começou questionando eleição.

Postado originalmente por
GrYllO
E tá errado?™ Me aponta a incoerência com meu discurso. Faço questão de me retratar.
Nesse tópico, início de 2020, respondendo a você sobre o fato do Rodrigo Maia não colocar em votação os projetos do governo:

Postado originalmente por
Bob Joe
Bicho, é claro que é uma bosta, você acha que eu gosto de pagar um monte de político merda para não fazer nada? Só que esse é o regime presidencialista que escolhemos lá nos anos 1990. Quem não constitui base, se ferra na mão do Congresso, lugar de onde o próprio Bolsonaro veio. A Dilma caiu por causa disso, se tivesse cedido ao Eduardo Cunha, teria completado o mandato.
O Bolsonaro implodiu a própria base de apoio apontando inimigos de todos os lados, até entre aliados. Não dá nem pra dizer que não se submeteu a negociar, porque deixou entrar dentro da própria base o Democratas e os vários parças do Toffoli, achando que estava se blindando (e blindando o Flávio). Mas isso não foi suficiente, ninguém governa em guerra aberta com os diversos setores da sociedade, o cara não ganhou pra ser presidente dos bolsonaristas, ele tem que contemporizar com todos os setores da sociedade, até os que ele não gosta.
Apesar disso tudo, ainda é melhor que ditadura com essa mula no poder. Essa galera que protestou ontem não quer "ajuste fino", não quer discutir modelo de democracia. Quer revolução, quer destruir o estamento para construir outro nos próprios termos. Não dá para pedir constituinte no mesmo lugar onde se pede AI-5 e fechamento do Congresso. É como a militância do PT, que sempre pediu democracia com bandeiras do PC do B pedindo a revolução do proletário.
Ninguém disse que ia ser fácil. E elegeram o cara mais burro e doido possível para o serviço.
Você respondeu com a imagem:
Ou seja, podemos substituir a palavra na imagem pela que você postou antes.
~Articulação~. Afinal, as emendas parlamentares foram fartamente distribuídas nos últimos 2 anos, ou alguém acha que o Ciro Nogueira é patriota e apoia de graça?
E porra, é exatamente isso mesmo, todo mundo sabe como o sistema funciona, eu mesmo disse lá em 2019 que o melhor para esse governo seria construir uma base para votar as reformas. Mas esse governo foi eleito exatamente com o discurso "anti-sistema", "se gritar pega ladrão, não fica um do centrão", "se eu sentar naquela cadeira e vier alguém do centrão negociar comigo, estou fora". E olha onde acabaram, se unindo aos mesmos caras que davam governabilidade ao PT (qual a diferença entre Arthur Lira e Ciro Nogueira para Rodrigo Maia?) mas, ao invés de fazer isso lá atrás - quando ainda tinha bom respaldo popular - e aprovar boas reformas, fez isso só para se perpetuar no poder.
A dúvida é,
você mudou de opinião porque passou a achar ~articulação política~ moralmente correta ou porque quer continuar apoiando o governo? Porque é daí que os lulistas partiram, "os fins justificam os meios", "o importante é a minha ideologia no poder" e etc. Até o mensalão ser denunciado, também não existia nada além de articulação política.
Contracenando com os mesmo atores, tem como esperar uma história diferente?
- - - Atualizado - - -
As vezes, no meio do debate eu lembro: ESTAMOS DEBATENDO UMA POSSÍVEL
FRAUDE ELEITORAL "DENUNCIADA" POR UM PRESIDENTE QUE
GANHOU AS ELEIÇÕES EXATAMENTE NO MESMO SISTEMA ELEITORAL. O Brasil é surreal.
Apesar de eu achar que eu vá morrer ou ser preso depois que o Gryllo denunciar os IP's de geral aqui pro DOPS bolsonarista, as vezes eu tenho o sonho sádico de ver como seria uma mula como o Bolsonaro como ditador. Se bobear, talvez seja até a forma mais rápida de se livrar dele...