Bem, essa pergunta precisa ser melhor trabalhada. Eu acredito que você esteja perguntando: Como proteger meu dinheiro que venho juntando ao longo do tempo da desvalorização do real?
É importante tbm saber qual o objetivo com esse dinheiro e a ordem de grandeza dele em valor absoluto e em relação ao seu patrimônio e renda.
Vou traçar alguns cenários:
- Você tem uma pequena quantia guardada, algo menor que 6x seu rendimento mensal. Sinceramente não tem mt o q fazer. Se o dinheiro for para emergência ou você não sabe ao certo, eu iria de Tesouro Selic e rezar pra não forçarem mt a barra segurando juros baixo frente a inflação. Já se for um dinheiro que você não pretende usar nunca, ele serve apenas para crescer seu patrimônio (ou pretende usar pra aposentar) eu iria de Tesouro IPCA e/ou Alguns fundos de Imoveis.
- Se o valor for maior que 12 meses seu de rendimento, eu começaria a alocar dinheiro em algum ETF (fundo de ação) na bolsa americana.
Como disse, são mts variáveis, mas acho que o ponto é que Dolarizar patrimônio é a maior segurança atualmente, mas só vale se for um dinheiro pra longo prazo, pois lá pro dinheiro não ficar parado tem que ir pra Renda Variável: Reits (imoveis) ou ETFS (ações), já que a Renda fixa não paga nada lá. E renda variável não se investe pra menos que 5 anos (quiça 10).
Ouro eu acho furada, além de vc conseguir no máximo preservar seu dinheiro ele hoje em dia está mt volátil pois ele é mt usado no mercado financeiro com mecanismos alheio a sua ideia de reserva de valor, então é possível que quando vc precise vc tenha perdido dinheiro com ele.
Bitcoin eu tenho, sou entusiasta, mas não recomendo.
Tl:dr
Teoricamente qualquer produto atrelado ao IPCA e comprar ouro. Imoveis em longo prazo são opções. Na pratica Dolar é a melhor pedida, mas deixar ele embaixo do colchão não é ideal, melhor investir no exterior.