
Postado originalmente por
Don
Isso não tem relação com morar no Brasil ou ser rico, é natural que empresas públicas sejam menos eficientes que as privadas, pela incapacidade do dono do dinheiro reclamar.
Empresa privada: Funcionário faz cagada > supervisor cobra ele pra consertar o problema ou garantir que isso não aconteça mais (ou demite) > se o supervisor não resolver, o gerente o cobra (ou demite) porque o problema vai subindo > se o gerente não resolveu, o diretor cobra o gerente ou então demite, troca o cara > se o diretor não resolveu, o dono da empresa cobra/demite (ou caso seja presidente da empresa que não resolveu, os acionistas vão cobrar) - ou seja, sempre alguem lá no topo vai levar na bundinha e perder dinheiro se as coisas derem errado, e esse dono do dinheiro tem poder de decisão de mudar a porra toda pra consertar o problema.
Já na empresa pública, numa certa altura dessa pirâmide entram os políticos e seus assessores, e o dono final do dinheiro é o povo, que não tem a menor capacidade de analisar / decidir qualquer coisa, e é facilmente enganado por qualquer papo populista. É como se fosse uma empresa com um dono débil mental (povo), e diretores safados (políticos) que querem mais é garantir o dinheiro que tiram do dono, deixando o barco afundar.
Isso aí não tem relação com ideologia, e sim em confiarmos ou não nos nossos políticos. Se você não gosta do governo atual, acho que deveria torcer pro estado ter participação mínima em tudo, pra não ter risco de qualquer governo futuro fazer cagada.
Você não deve conhecer bem o cenário e está falando sobre algo que só ouviu falar. Talvez até uma verdade sobre um caso específico, mas que não é regra.
Existe órgão público mal administrado e existem funcionários públicos inertes? Sim, mas também existem boas gestões, e existem funcionários que "ralam" para tudo funcionar como deve, e muitos até para manter seus empregos (nem todo mundo é concursado, principalmente de 2017 pra cá, tem muito terceirizado). E
o mesmo acontece nas empresas privadas, os 2 casos. Você acha que não tem um monte de amigos, parentes, coligados, etc. dos donos, de "chefes", diretores, em empresas privadas?
Aí vc pode dizer que nas empresas públicas o número de "displicentes" é maior do que nas privadas. Talvez seja, talvez não. Muita empresa privada tem trabalhos simples onde não há qualquer tipo de avaliação, pré-requisito, etc. Bem diferente das empresas públicas (normalmente). Não conheço nenhum estudo sobre isso, se conhecer posta aí, pls.
A corrupção que mais acontece nos governos (em qualquer esfera) também é envolvendo empresas privadas.
Mas fora tudo isso, sabe qual o maior problema em vender as instituições para iniciativa privada? Veja na minha resposta pra seu colega abaixo.
- - - Atualizado - - -

Postado originalmente por
Morgoth Bauglir
Amigo, quem será que tem interesse em manter status quo?
1- a pessoa que já é rica e através do sistema atual chegou onde chegou
2- o pobre que é pobre e se fode com o sistema atual
Não tá vendo o que tá acontecendo com o tratamento de água no rio de janeio não brother?
Quem será que quer privatizar ali, o pobre que tá tomando lama ou o rico da zona sul que compra água importada?
Aqui onde eu moro na zona sul de são paulo eles cortam a água todo santo dia já tem uns 5 anos depois das 20h horas da noite, e não é mato não, é do lado do morumbi, mas se você der um passo ali no prédio de bacana tá tudo funcionando normalmente, menos nas comunidades onde o abastecimento é interrompido
então, querido, sugiro que coloque mais a cabecinha pra funcionar, porque quem se fode do jeito que coisas estão e que tem que querer mudança é JUSTAMENTE o pobre
1- Você acha que isso ia ser resolvido se fosse empresa privada? Pq? Eles querem mais que vc se f.... Eles querem dinheiro!$! Então a qualidade vai ser sempre a pior que puder, visando lucro!
2- As vzs os serviços são bons, quando há concorrência. O mesmo não acontece com empresas de água e energia por exemplo, que detém o controle de uma região.
3- Se a população não está satisfeita com um serviço público, tem que brigar pelos seus direitos, para que melhore, não pedir pra vender. Trocar "o político", se manifestar em frente às empresas, etc.
4- Quando uma empresa privada quer comprar um órgão público, vc acha que ela está sendo boazinha? Quer ajudar as pessoas? Ou ela sabe que vai lucrar com o negócio? No fim, paga alguns milhões e recupera o investimento em poucos anos. Já o país, deixou de arrecadar, pq vendeu anos atrás. Muito visionário esse país.
5- O Estado trabalha para a população. Os órgãos públicos trabalham para o cidadão, não para lucrar. Quando não fazem isso, estão fazendo errado!
6- O dinheiro arrecadado pelos órgãos públicos é usado para o país! Principalmente para serviços públicos, e o rico não está nem aí pra isso. Estado mínimo não funciona no capitalismo.
Não sou privatização zero, mas acho que é inválida na maioria dos casos.