Esse tema sobre verbas para cursos de humanas vs. exatas, universidade para formação de profissionais de mercado de trabalho e uniformização ideológica nas universidades é bem espinhoso e complicado. Eu não arrisco entrar com dois pés nem pra xingar o Bolsonaro (o que faço com gosto, porque ele merece), nem para concordar inteiramente com o pensamento.Posso colocar alguns pontos que ando pensando e ponderando, sem ainda chegar em grandes conclusões. Alguns deles são discussões com colegas, outros são opiniões de pessoas que gosto e respeito, e alguns são meus próprios (apesar de não serem originais nem nada):
- Sem fazer nenhum juízo de valor: em um regime de Estado democrático onde o governo praticamente centraliza o ensino universitário, é plausível que esse governo determine a alocação de recursos para o que ele considere mais importante. Podemos discutir por dias o que é mais importante mas, se o governo foi eleito democraticamente, ele tem essa atribuição legítima.
- Entretanto, um regime democrático não é apenas um regime sufragista. A democracia também se constitui de diálogo. O mínimo que o mesmo governo centralizador precisa fazer é ouvir opiniões e abrir espaços para discussões. Na real, isso não é um favor. Existe gente inteligente no país, unir essas pessoas seria a estratégia mais pragmática e democrática de todas.
- Toda sociedade humana, em algum momento, precisou de organização econômica que sustentasse a formação de seus pensadores. No Brasil, o modelo é feito através das UF's. O problema é que esse modelo não está sendo sustentável e o pensamento acadêmico é mera reprodução de pensadores estrangeiros.
- O Brasil precisa de capacidade técnica para gerar riqueza. E essa capacidade técnica que forma riqueza é dada por formação nas áreas citadas pelo presidente (além de outras omitidas). Sem riquezas, nenhuma sociedade consegue sustentar a formação de pensadores em humanas.
- Entretanto, uma sociedade não se faz apenas de riquezas materiais. Profissionais de humanas são os responsáveis pelo arcabouço cultural e social do país. Também podem auxiliar na formação cultural, emocional e social das pessoas.
- É óbvio que o principal problema é ideológico. E é óbvio que o problema está sendo tratado na base da caneta. Se em cursos de humanas há hegemonia de pensamento de esquerda, acabar com o curso de humanas é uma tentativa de diminuir a força desse viés ideológico. Entretanto, essa me parece uma "solução" do tipo "vender o sofá para a mulher não transar com o Ricardão nele". Não existe vácuo ideológico, qual tipo de ideologia vai tomar lugar?
- Universidade é o lugar certo de formar profissionais para o mercado de trabalho?
- Universidades públicas são um modelo onde o pobre mantém, com seus impostos, o filho do rico e da classe média estudando e continuando rico. E onde o Estado coloca dinheiro para "desenvolver o país" mas tem poucas ou nenhuma métrica para medir o quanto do dinheiro investido é retornado em desenvolvimento de fato.
- Aparentemente, a guerra ideológica na educação está para ser feita utilizando a estratégia de terra arrasada. Talvez vejamos um grande retrocesso nessa área nos próximos anos.
- É bem óbvio o distanciamento da academia com a sociedade. E nas Humanas (para ser mais preciso, nas Ciências Sociais) esse distanciamento se dá, mais do que tudo, pelo pensamento de elitismo intelectual.
- Qual a proporção de dinheiro público gasto nos cursos criticados em relação aos cursos que "deveriam ser estimulados"? Intuitivamente me parece que um curso de Medicina ou Engenharia é MUITAS vezes mais oneroso do que um de Filosofia. Será que realmente é uma questão de economia? Qual seria o peso disso na prática?
Enfim, tenho outras considerações mas nenhuma conclusão. Pessoalmente, estou tranquilo, já que dou aula em um instituição pública de ensino técnico e tecnológico em uma área importante para o desenvolvimento econômico de qualquer país. Mas sinto que o assunto poderia ser tratado de forma mais inteligente e menos belicosa. É difícil pedir isso quando o presidente e muitos dos que estão no seu entorno não tem qualquer capacidade cognitiva considerável e um profundo ódio ideológico.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: