
Postado originalmente por
Xinshon
Falam tanto em captalismo opressor, mas a mordida do Estado que um profissional comum no Brezil com o rendimento de 11,5k mensais é de 24%, no programa mais médicos dos cubanos era 74%. O dinheiro líquido de 3k na mão dos cubanos é equivalente a pagar 3,5k brutos para um cidadão comum, qualquer médico médico normal, por pior que seja, consegue ganhar um salário desses hoje em dia.
Brasil deveria ter dado asilo político a esse povo e mandado Cuba a merda a muito tempo, se tivessem criado um programa lateral com a necessidade do revalida, sairia mais em conta e ainda usurparia a mão de obra qualificada desse estado totalitário.
Pelo menos já renasceu uma antiga ideia dessa história, criar a
obrigação, naqueles que cursaram em universidades públicas, de prestar serviço em regiões não visadas.
https://gauchazh.clicrbs.com.br/opin...imr3yy4gb.html
O problema é que a playboyzada não vai aceitar de jeito nenhum trabalhar em interior ganhando 3,5k. Temos que lembrar que o Mais Médicos chamou gente de Cuba justamente porque os médicos daqui não queriam ir pra lá ganhando 11k. Imagina com 3,5k.
Quanto a obrigá-los a ir por um tempo como contraprestação por fazerem universidade pública, acho justíssimo, mas existem 2 obstáculos quanto a isso:
1- O déficit deixado pelos cubanos será imediato, e essa medida é de médio prazo
2- O poder econômico (e consequentemente político) dessa playboyzada (ou melhor, dos pais deles) é grande. Só lembrar que a porcaria do CFM conseguiu barrar a criação de novos cursos de medicina por um bom tempo.
Mas se Bolsonaro conseguir dobrar essa galera e botá-los pra trabalhar nesses locais ganhando 11k ou menos por mês (mesmo salário que era pago aos cubanos + governo) ele ganhará meu eterno respeito por isso. Pode gravar isso aqui.

Postado originalmente por
Don Maximus Meridius
De qualquer forma a comparação é injusta. Mesmo o cara que pega latinha na rua, ou que trabalha limpando o chão do mcdonalds, tem chances reais de crescer na vida estando no Brasil, e obter liberdade econômica. Mesmo não tendo 1 real sequer no bolso, o cara ainda consegue ir numa biblioteca pública 1 ou 2 horas por dia e aprender tanto sobre empreendedorismo e outras coisas que vai no mínimo, entre algumas tentativas e erros conseguir sustentar sua família e guardar algum dinheiro.
E não precisa ir longe pra ver exemplos de alguns que foram muito além disso, esse aqui ficou famoso nos últimos meses:
Que que esse aí tem a mais que qualquer outro fudido no meio do povo? Tem porra nenhuma, tudo que ele fez foi ler bastante. Óbvio que não é fácil, requer esforço, mas essa "escravidão do capitalismo" que você fala é completamente possível de ser superada, diferente do que acontece em Cuba ou Coreia do Norte, que não importa quanto o cara se esforce, é impossível sair daquilo.
Esse discurso meritocrata é pura bullshit, Don.
Claro que existe um caso ou outro de gente com força de vontade monstra ou com algum talento sobressalente que consegue superar as imensas dificuldades da vida (até mesmo na servidão medieval havia ascensão social). Mas continua sendo fato que a maioria da população é pobre, e não consegue superar a pobreza. Porque simplesmente a falta de domínio de conteúdo até do ensino básico, somado a um salário indigno em um trabalho realmente desgastante de 44h semanais ou mais (frequentemente antes mesmo de completar 18 anos) é uma barreira grande demais para a imensa maioria das pessoas superar.
Por isso, é uma insensibilidade e falta de empatia enorme dizer que essa galera não consegue superar as barreiras por culpa delas mesmas porque não se esforçaram o bastante (que acaba sendo o discurso dos liberais conservadores). Isso principalmente quando se trata de um playboy criado a leite com pêra, que teve acesso aos melhores colégios, podendo até se dar ao luxo de frequentar um fórum de um jogo péssimo a maior parte dos dias e ainda assim conseguir ficar bem de vida, e nunca chegou nem perto de passar o aperto que essa galera passa.
A propósito, a situação dos médicos cubanos é melhor que a de qualquer dessas pessoas que você mencionou nessa postagem

. Eles ganha(vam) 3k por um trabalho estável, antes de tudo.