Postado originalmente por
Morgoth Bauglir
Eu me pergunto as vezes se esse negócio de considerar todos os títulos da copa é algo que só brasileiro tem como maneira de se apegar ao passado e dizer que é grande ou se também faz parte de outras culturas
será que eles não vivem muito mais de momento de que de história? Sem vira-latismo nenhum, a última vez que a seleção brasileira ganhou de um time europeu em fase de mata-mata foi na final de copa de 2002 (vocês devem ter ouvido isso inúmeras vezes já)
Acho que podemos concordar que a última vez que a seleção brasileira demonstrou sua grandeza como realmente uma potencia do futebol mundial foi na copa de 2002
E não é querendo ser chato, mas, eu nasci em 1994 e na copa de 2002 eu tinha 8 anos e me lembro com clareza de certos detalhes, jogos contra a inglaterra, turquia e alemanha são bastante fortes em minha memória, mas eu duvido muito que isso seja o mesmo para pessoas um pouco mais novas que eu (que tinham 5 ou 6 anos, por exemplo) e essas pessoas hoje em dia tem 21-22 anos, o que é a idade de muitos jogadores dessa copa do mundo, ou seja, nem eles viram o brasil ser uma potência do futebol mundial, apesar de conhecerem a HISTÓRIA do brasil, fato é que para grande parte das pessoas o brasil é o que foi nessas últimas 4 copas
então eu sempre acho esse discurso de "porra brasir ten 5 titur" pra tentar criar a sensação de "PORRA MERMAUM BRASIL É GRANDIOSO DEMAIS" eu tenho a impressão que o que passa na cabeça de torcedores de outros países é "pois é, isso ai no passado já foi grande"
A seleção de 2006 era show, favoritíssima a ganhar a copa para todos analistas de época, muito mais hype que 2002. Não ganhou porque, no final das contas, só ganha um e ~o futebol é um caixinha de surpresas~. A de 2010 não era muito forte, mas lutou bem. Esse ano também era uma das favoritas. Não dá pra ignorar a história no futebol. Contar títulos em uma competição que mede o desenvolvimento técnico, tático e formação de atletas de uma federação e que só acontece de 4 em 4 anos, é uma forma de identificar a tradição do país. A gente sabe que a gente ama futebol. Os outros países sabem que a gente é bom nisso vendo nossos títulos mundiais e jogadores formados.
Além disso, não é só questão de títulos. O Brasil tem um retrospecto inigualável em resultados de copas, sempre lutou nas cabeças, mesmo quando vinha mal das pernas.
A gente pode ter vários motivos de vergonha mas o futebol brasileiro é um inegável motivo de orgulho. Se não fosse a politicagem dos clubes e da CBF (que também existe em outros países mas aqui é padrão Brasil de desonestidade), iria ser supremacia do futebol mundial.