Sem sombra de dúvidas a CIP é culpada de o jogo ter sido infestado de bots. Agora falando sobre a implementação do battleye, acredito que eles realmente devam testar sobre como vai ser essa transição, para quem é apenas um "cliente", não tem empresa, é muito fácil sair dizendo que deviam colocar em tudo logo e talz, mas as coisas não são assim, se a CIP não fazer essa implementação com cautela vai acabar ferrando pra quem joga na moral também. Vamos aos pontos:
- Quando a CIP comentou sobre verificar a economia do servidor, isso tem total influência sobre a economia da empresa também, quer saber porque?
Os bots ao longo dos anos desvalorizaram a moeda do jogo (KK), com a eliminação dos bots, o dinheiro do jogo vai se tornar muito mais valioso já que aos poucos terá menos dinheiro circulando no game, isso vai acarretar no seguinte as coins in-game se tornarão mais baratas, ou seja, com o tempo a coin vai começar a se tornar em utilizável na store em mundos antigos, já que o KK vai acabar valorizando, ou seja, hoje ta 12k a coin, em 1-2 meses já cai para 7-8k, conforme o dinheiro do servidor vai reduzindo. Rares aumentarão o preço ingame, o que vai acarretar em pessoas tendo que investir em mais coins do que necessário hoje para gerar KK's o suficiente para comprar o item.
Em questão de tempo as coins desses botters vão acabar e a CIP vai acabar voltando a vender bastante através do proprio sistema. Para quem compra regularmente coin sabe que depois que a CIP implementou o Battleye, os vendedores de TC aumentaram drasticamente o preço, antes se encontrava coins por 24 reais, agora a média ta 27-31 reais.
O que talvez seria a melhor estratégia da CIP durante essas 6 semanas:
- Avaliar o custo do battleye nesses 3 servidores, ver se compensa manter 30 servidores com battleye ativo ou reduzir os servidores para ativar em todos.
- Vai avaliar as regiões que se mantiveram maior quantidade de players para quando forem migrar os servidores, migrar para regiões compativeis (por exemplo, não faz sentido 60% dos servidores serem NA, sendo que 80% dos players de tibia são brasileiros)
- Vai avaliar quanto tempo em média a economia desses servidores vai levar para sofrer impactos.
- Vai avaliar se o pessoal vai começar a comprar coins com essas modificações, e pensar em produtos mais atrativos já que vai ser possível comprar mais coins com menos dinheiro in-game.
Tem mais algumas outras coisas que eles irão avaliar, acredito eu, porem como micro-empresário, desenvolvedor de sistemas, eu acredito que em uma transição dessa escala eu avaliaria essas possibilidades. O que a CIP ta fazendo é uma espécie de teste A/B, vão comparar quanto de dinheiro o servidor atual rende comparado com o com o battleye e vão tentar se adaptar a isso através de redução de custos aqui e aumentando despesas ali e por ai vai.
P.S estou apenas dando minha visão, talvez eu possa estar errado