
Postado originalmente por
Billzeen
Bom, a taxa de lucro da CIP continua subindo, ela é uma empresa e não está interessada em nada além disso. A questão é a sustentação disso durante os próximos anos. Qualquer jogo realmente está disponível 24/7 (tibia nem sempre está por causa de kicks, ddos e afins). Outra coisa que as pessoas não levam em conta, é o contexto do jogo. Se você morre no Tibia, perde horas e horas de jogo, se você só tem poucas horas, você perde talvez dias de jogo. Tudo bem, esse é um problema individual, mas se você individualizar tudo, não vai ter nunca um apanhado da questão "geral".
Se você morre você perde horas...agora compare com outros MMO com penalidades de morte mais baixas. A frequência de morte nesse tipo de jogo é muito mais alta que no Tibia. Não é todo dia que você morre...eu não morro no meu char a meses. E, mesmo que eu morra, não vou considerar tempo perdido: Tibia é um jogo...valeu por toda a diversão que tive.

Postado originalmente por
Billzeen
Vejo a galera defendendo muito a empresa como se participasse dos lucros. Vocês podem até estar vendo a situação a curto prazo, mas discordo totalmente desa visão a longo prazo de sustentação do jogo. Se a CIP resolvesse acabar com todos os bots de uma vez, coisa que ela tem capacidade de fazer, porém vem fazendo aos poucos para desestimular o uso pelos próprios jogadores, ela não teria o mesmo lucro e acabaria precisando desses jogadores que só tem 1~2h por dia, mas que acabam não pagando pela alta anuidade de um jogo que consome muito tempo.
Não se trata de defender a CipSoft como se tivesse alguma participação nos lucros...qualquer um que tenha um mínimo de vivência no mercado consegue entender isso. Eu mesmo me limito a jogar minhas horas bonus (a.k.a 1~2 horas por dia) e continuo pagando premium account anualmente. É lindo ficar pensando "nossa, se a empresa desse um jeito de cobrar diferente, de descontar tempo de premium de forma que o player levasse mais vantagem, tudo seria maravilhoso". Não, do ponto de vista de quem depende desse dinheiro, não seria. Para que o serviço se sustente, ele precisa gerar receita...o modelo atual gera receita de maneira eficiente: você decide que quer jogar, você paga pelo período estando ciente do quanto você irá aproveitar dele. Se vai jogar nas férias, pague um mês; se vai jogar regularmente, pague 3, 6; quer manter house, vai jogar sempre? Pague um ano. Você está pagando pelo serviço, a empresa está tendo o ganho dela e está conseguindo manter o serviço ativo.
O valor, pensando na economia Alemã, não é alto. Agora imagine, por exemplo, se o tempo é descontado para cada hora que um player joga...um player que coloca uma premium account anual teria 8.640 horas. Vai levar anos até que esse player renove a premium account, logo, ele começa a dar prejuízo.

Postado originalmente por
Billzeen
Nem todo mundo tem que trabalhar pra pagar o próprio lazer, nem todo mundo trabalha e estuda, nem todo mundo tem a mesma vida. Tibia é um jogo mercadoria e essa mercadoria tem forte espaço no Brasil, só não acredito que esse mercado esteja sendo bem aproveitado. Se fosse de interesse da CIP, com o faturamento que ela tem, ela poderia fortalecer muito mais o jogo no Brasil. Mas enfim, como eu sei que nego vai continuar batendo palma pra forma de lucrar da empresa, eu nem vou falar mais nada, porque jaja vem alguém falar que é "choro" pra não pagar 40 pilas mensais. Esse preço não atrai ninguém, mas afasta muita gente, se esse é o destino que a galera quer pro jogo, não há nada que eu possa fazer.
Esse é um outro ponto: você não é obrigado a pagar nada. Qualquer um que esteja jogando Tibia está fazendo isso por livre e espontânea vontade e, caso queira ter os benefícios de premium account, está pagando porque quer. Eu jogo Tibia desde 2003, e desde 2007 (com exceção de um ano que fiquei retired devido a faculdade e problemas pessoais) eu pago premium account regularmente (recentemente, utilizando o plano anual)...posso estar gastando meu dinheiro para jogar 1~2 horas por dia (das 8.000 que eu adquiri), mas estou fazendo isso ciente do que estou fazendo e pagando. Quem prefere não pagar para jogar (considerando que jogar free hoje em dia é quase impossível) tem uma infinidade de jogos gratuitos, com planos mais em conta, ou que podem ser adquiridos através de uma única compra...isso fica a gosto do freguês.
E também não se trata de bater palmas para a forma como a CipSoft lucra, se trata de entender o mercado e a necessidade de receita que uma empresa precisa ter para manter seus serviços (e, óbvio, ter lucro). Se você tem ideias de um modelo de negócios que seja sustentável e seja diferente, peço que exponha aqui...isso poderia deixar a discussão bem interessante.