Postado originalmente por
Furious Kenedy
Seu comentário foi extremamente tendencioso, é como botar um pobre pretinho levando uma surra da polícia e depois botar um branco ladrão passando ao lado sem a polícia dizer nada e depois dizer: interprete como quiser.
É claro que a tendencia é chamar a policia de irresponsável e racista.
Foi quase isso que você fez, descriminou a região nordeste, eu sou nordestino e conheço muitos planos sociais que o PT vem trazendo pra cá, eu não apoio o partido, tanto que votarei no cheirador, mas o grande numero de votos graças a essa região é porque os investimentos estão tendo um foco aqui.
É como falaram antes, na epoca de Collor/FHC, o sertanejo só tomava no caneco, enquanto todos os investimentos iam para a região centro-sul.
Então eu faço a mesma coisa que você.
Se os investimentos do PSDB estavam focados no centro-sul, porque será que eles querem tirar o PT do governo e colocar o PSDB de volta? Não é tendencioso agora?
O que você quis mostrar é uma coisa muito relativa, amigo, tem que ver por todos os lados.
Conheço muita gente formada, conheço gente até entrando em doutorado e ainda vota no PT, por considerar que na epoca dos tucanos, os pais dele não tiveram tal oportunidade e isso de fato, eu concordo, mas também levo em considerado que eles tiveram uma ditadura militar nas costas e uma gigante dívida externa. É algo muito complexo.
Eu descriminei os nordestinos agora? Caralho, só falta a PM entrar na minha casa e me colocar na prisão por postar aquela imagem.
Falar que o norte-nordeste possui uma educação inferior ao resto do Brasil não é descriminar, e sim constatar um fato. Agora, ter ausência de educação formal não significa ser burro. Se eu chamasse nordestino de burro, aí sim estaria sendo preconceituoso, mas nunca fiz isso. E aqui também não vou ficar discutindo partidarismo, tucano x petralha, até porque já estou enojado disso tudo. Não sou adepto a nenhum partido, muito menos milito por nenhum político específico. Não vou ficar levantado coisas ruins do governo do PT nem coisas boas do PSDB porque, infelizmente, é tudo farinha do mesmo saco, e todos argumentos que vejo em favor de um ou de outro são extremamente superficiais.
Seria clichê se eu falasse aqui que a politica brasileira é um grande circo. Mas infelizmente a democracia em países subdesenvolvidos funciona em círculos viciosos. Eu não julgo quem vota com a barriga, como disse antes, não sofro necessidades. Mas, sinceramente, e aqui você pode me chamar de egoísta ou pseudo-intelectual, não vejo como uma democracia plena pode trazer bons frutos em um país onde a metade da população é analfabeta. A democracia parte da premissa inexistente de igualdade entre as pessoas, para assim conceder o mesmo poder de voto para todos. Na teoria isso é algo bonito, a Revolução Francesa é linda na teoria, todas as ideias kantianas e todo o pensamento moderno é moldado nessa premissa de igualdade, nós sequer somos capazes de pensar de outra forma. Mas, infelizmente, o fato é que não somos iguais. Se você confere o mesmo poder de voto para uma pessoa com pleno conhecimento socio-político e para uma pessoa que mal sabe escrever seu nome, e quando o número dessas pessoas é exponencialmente maior do que o daquelas, a manipulação da massa é muitíssimo mais fácil de ser feita, e a tendência é que tenhamos políticos tão ignorantes quanto as pessoas que votam neles. Não precisa ser nenhum gênio para chegar nessa conclusão, é só ver os nossos eleitos. Aqui no Sul temos nomes como o ex-jogador de futebol e atual alcóolatra como Jardel, ou como o deputado eleito com mais votos Luiz Carlos Heinze, o mesmo que disse que "quilombolas, índios e gays são tudo que não presta".
Mas isso não é culpa da pessoa que nunca teve acesso à educação formal, ou da pessoa que vota com a barriga, eles apenas estão exercendo seus diretos. A culpa tá no próprio vício do sistema democrático.
Não apoio nem Aécio nem Dilma, são dois péssimos representantes, mas frutos de uma política viciada, que conta ainda com o grande poder que os investidores e os veículos midiáticos possuem sobre os próprios políticos.