Postado originalmente por
Amell
Você citou fatores que não são controláveis, seja por limitação tecnológica e ética(genética), seja por moral(mais oportunidades por dinheiro, etc).
O que vem depois é o mérito, é o esforço pessoal, é fazer o melhor, dentro de suas possibilidades, para alcançar o que você deseja.
Por isso eu discordo do seu ponto de vista, a meritocracia não é injusta, não é imperfeita, ela é o melhor sistema para que os indivíduos possam buscar seus lugares na sociedade. Ela é evidentemente melhor que um sistema explícito de favorecimento estatal.
O que eu acho que tem de haver é a presença do Estado para garantir que o mérito prevaleça, impossibilitando que o novo Michelangelo não tenha chances de ser pintor porque não nasceu rico. E essa é a importância do acesso da população a educação e saúde e de um Estado que vise sempre a igualdade, não de resultados, mas de oportunidades.
This.
Principalmente o último parágrafo.

Ace of Manaus
@Jack
Eu eu não sou ninguem, cara.As pessoas devem escolher aquilo que desejarem.Acontece que é uma escolha um tanto burra voce comprar um objeto num valor de 3x, baseado no pensamento “deve ser de otima qualidade, afinal foi o que o anuncio disse e todos sabdmos que anuncios nal mentem.Alem do que, apareceu na gloubo, e o comercial era fodaum.Vo levar!“

, ao inves de um num valor de X, com a mesma qualidade.
E as vezes 50 por cento do valor pago é pela marca e não pelo produto em si.Voce é manipulado e induzido a comprar aquele relogio de titanio que custa os olhos do cu com uma liga aeronautica espacial, que suporta 30 toneladas, e funciona mesmo 12 kms de baixo da agua, ou seja, pode cair um transformer em cima voce, e se seu relogio afundar nas fossas marinas, ta de boa porque ele nao vai quebrar.Ai voce me diz: “Mas isso diz respeito a pesoa que comprou“.Ai eu te respondo: uma pessoa desta perde todo a razao numa argumentacao custo x beneficio.E se voce forcar a definicao de “beneficio“ fica foda discutir.Tem um documentario foda sobre a industria de diamantes e o marketing para venda como uso estetico, quem asistiu entende do que falo, queria recordar o nome.
O que você ainda não entendeu é que a pessoa não precisa argumentar nada, elas tem todo o direito (não só legal, mas natural) de fazerem as escolhas que preferirem, por mais burras que essas escolhas sejam.
Você, pelo visto, é racional e tem personalidade forte, avaliando a verdadeira melhor opção, de acordo com todos os parâmetros possíveis de comparação. Te digo que somos dois, mas é importante entender e respeitar que tem gente que não se preocupa com dinheiro, tem gente que quer ostentar sua riqueza pessoal e daí por diante.
Cada pessoa tem sua individualidade e, por mais diferente e estranha que possa ser, eu acredito que é essencial saber respeitar e conviver.

Ace of Manaus
Jack, e se meu produto fosse o paraiso e o preco a obediencia total dos meus fieis, entao estava ok?
Sim.
Cara, só pra ilustrar o quanto valorizo a liberdade e a autonomia da vontade, eu defendo até a possibilidade de servidão/escravidão, que é justamente abrir mão da liberdade.
Mas antes que alguém mais limitado intelectualmente venha me apontar como escravagista ou coisa do tipo, com "abrir mão" eu acho que já deixei suficientemente claro que a pessoa precisa concordar em ser serva/escrava, e que não pode ser coagida mediante violência ou ameaça em nenhuma hipótese.
Se alguém assinar um contrato de escravidão de 10 anos, o "escravo" terá o direito de rescindir o contrato quando quiser, resolvendo o caso por meio de compensações financeiras.