Postado originalmente por
bruxo
Tipo, no livro a resposta é X = {v1,v2,e1,e4}, a minha deu X={v1,v2,e3,e4), isso pq eu usei a base canonica em e3 ao invés de e1? (0,0,1,0) ao invés de (1,0,0,0) ?
Outra duvida:
Como faz isso?
Essa primeira questão que você mandou tem infinitas respostas certas. Você verificou se (0, 0, 1, 0) é linearmente independente dos vetores X1 e X2 (*)? Se todos os seus 4 vetores forem linearmente independentes, está tranquilo, pois eles irão gerar o R4.
Sobre a questão 4:
Escalona e você vê quais são os vetores geradores. A dimensão de um subespaço vetorial pode ser vista como o número de vetores que o gera. Se esse conjunto dado fosse LI (eu não verifiquei, então não sei), então a dimensão seria 4 e você poderia dizer que esse conjunto de vetores gera o R4.
Exemplo:
Se você escalonasse e no final das contas ficassem apenas 2 vetores, por exemplo, a dimensão seria 2, o espaço gerado seria o R2.
----- (*) ----
Como um vetor é combinação linear de outros vetores se e somente se existirem escalares a, b, c, e... (depende do número de vetores) tal que ele pode ser escrito da forma:
v1 = av2 + bv3, tentando encontrar a e b temos:
(0,0,1,0) = a(0,1,0,1) + b(0,1,-1,0)
0 = 0a + 0b
0 = a + b => a = -b
1 = 0a - b => b = -1
0 = a => a = 0
a = -b => a = -(-1) => a = 1, porém temos a = 0.
Logo não existem escalares a e b tal que e1 = aX1 + bX2 e o seu e1 é elegível.
-----
De todo jeito, seria bom você observar se os vetores canônicos não são elegíveis, pois torna tudo mais fácil. Dá para ver que (1, 0, 0, 0) e (0, 0, 0, 1) são ambos linearmente independentes dos vetores X1 e X2.