Postado originalmente por
Bob Joe
É exatamente com a imagem que não concordo. Com esse número aleatório, o que você está dizendo é que apenas indivíduos com um alto sobrepeso podem praticar aeróbicos sem a perda de massa ser considerável e contra-indicada. E isso não pode ser aceito sem alguma informação relacionada.
Você me interpretou errado, eu disse que recomendo muito aeróbico apenas para quem tem um BF mais alto e
não se preocupa com a perda de massa muscular, isso ocorre principalmente a aqueles que querem perder gordura o mais rápido possível sem se importar em perder músculos. Aliás tem gente que quer só perder peso, não interessa do que.
E a imagem é o que realmente vale, a imagem do corpo. Se você for um profissional de academia o seu aluno vai ver e pedir "quero ter 80kg e menos de 10% de BF"? Não, óbvio que não. O que vale é a imagem de alguem com corpo próximo ao fitness, mais conhecido como sarado.
Acredito que estamos em divergência no que diz respeito ao sentido da palavra "imagem".
Vamos a uma explicação da minha ideia:
Números são apenas referência, no fundo não são eles que importam. O que importa mais é a imagem. Você quer ter 100kg e 6% de gordura por que são números legais? Não! Porque 100kg e 6% se referem a uma pessoa com um ótimo condicionamento físico, ou seja, uma ótima imagem.
E é claro que pra atingir a "imagem" almejada é preciso analisar a individualidade biológica, elaborar dietas, treinos entre várias outras coisas que necessitam de fundamenteo científico. Já pra alguem dizer que quer ficar gostoso (imagem) pro verão, não precisa de fundamento algum.
Quem treina por estética treina por imagem, as metodoligas científicas são os meios para atingi-las e os números como se fossem códigos de imagem. Ex.: 80kg e 8% bf é algo "fitness", 110kg e 7% de BF é "freak", 130kg e 4% de bf é o Toxi e por ai vai...
Espero não ter me estendido de mais.