Hoje terminei a primeira parte da série The Chronicles of Amber, que consiste dos seguintes livros:
Nine Princes in Amber
The Guns of Avalon
Sign of the Unicorn
The Hand of Oberon
The Courts of Chaos
A série é narrada em primeira pessoa, e o personagem principal é Corwin, um príncipe de uma cidade fantástica chamada Amber. Apesar de não ser extremamente bem escrito, é sem dúvidas o melhor mundo/cenário de livro de fantasia que eu já li. Mistura fantasia medieval com ficção científica com universos paralelos, tem bastante desenvolvimento de personagens, tramas complexas, brigas de família e reviravoltas incríveis na trama. Tu nunca sabe quem é amigo e quem é inimigo, exceto o personagem principal mesmo. Devo ainda dizer que em certas partes o a história é simplesmente estranha, e as coisas não fazem muito sentido, mas ainda assim, é legal pra caralho.
A ideia principal e mais interessante é que a terra como nós conhecemos, assim como vários outros universos semelhantes ou totalmente diferentes, são apenas uma projeção de Amber, e durante os livros há uma discussão se essas projeções (chamadas Shadows) são criadas totalmente pela mente dos próprios personagens ou se elas simplesmente "estão lá".
Sobre os livros:
O primeiro livro (Nine Princes in Amber) começa com o personagem principal tendo sofrido um acidente e perdido a memória. Ele acorda em Nova York. Logo ele descobre que é príncipe de uma cidade fantástica em um universo paralelo chamado Amber, e que há uma disputa pelo trono. É mais um livro pra se habituar com todo o universo e os personagens principais.
O segundo (Guns of Avalon) é bastante interessante, Corwin viaja por várias Shadows e encontra um amigo "de longa data" e uma "amiga", que mais tarde vão se tornar extremamente importantes na história. O fim termina com muitas dúvidas no ar e personagens que tu achava que eram aliados se tornando inimigos, e vice-versa.
No terceiro (Sign of the Unicorn) não acontece muita coisa em termos de ação, é um livro feito mais pra dar uma limpada na trama que é bastante densa nesse ponto, e muitas coisas são esclarecidas sobre o mundo em que a história se passa. Ainda assim, é um livro bastante bom.
No quarto (The Hand of Oberon) também tem esse negócio de resolver certos mistérios, e fica bem claro quem realmente é o grande inimigo da história. O livro termina com uma reviravolta total.
No quinto (The Courts of Chaos), e o melhor de todos na minha opinião, Corwin já sabe de praticamente tudo que precisa saber, e faz uma jornada pras Courts of Chaos. Mais pro fim dessa jornada, ele faz uma coisa muito muito foda e totalmente sem precedentes, que nem sei no que deu (isso provavelmente só será respondido na segunda parte da história). O final é bem interessante, alguns personagens legais morrem, outros ficam com fim indeterminado, e no fim quem ocupa o trono de Amber é alguém que eu não esperava.
Ainda tem mais 5 livros, mas vou dar um tempo e ler outros livros, porque a segunda metade muda o protagonista principal, apesar de ser da mesma família. Acho que é meio um divisor de águas.
Enfim, recomendo fortemente, é uma das melhores séries que já li, pena que é bastante curta.