mas é exatamente isso que ele quis dizer, cara
não precisa ser mestre do óbvio .___.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online
Curtir: 0
mas é exatamente isso que ele quis dizer, cara
não precisa ser mestre do óbvio .___.
Não é justificativa. Podiam ter esperado mais tempo para oferecer um maior número de aparelhos no lançamento
lol, você leu o exemplo que eu dei?
Você acha que o evento do Rock in Rio tá morrendo? Você acha que alguém deixou de ler Harry Potter por que faltaram livros no lançamento?
lol, cara, lol
Até foi deles, mas principalmente da Foxconn.
A Foxconn nao tinha mão de obra totalmente qualificada pra produzir o iPhone5, teve greve há uns meses e alguns suicídios, daí 2000 ou 3000 trabalhadores ficaram uns dias sem trabalhar,a Foxconn atrasou a entrega.
E a Apple pretendia vender 7 milhões nos primeiros dias, vendeu só 5, ou seja, previa até mais.
Po cara, pra um liberal você é bem pouco capitalista. Esperar um tempo para lançar?! Fazer um estoque que tem riscos de não ser vendido?
Coloca na balança: de um lado, você faz estoque, conta com a boa vontade dos lojistas em também comprarem estoques grandes e corre o risco de perder bilhões, tudo isso para deixar meia dúzia de pseudo atacadistas felizes. Do outro, estima um estoque para baixo das previsões de venda, limita a quantidade mas agrada a todos os early adopters que irão dar feedback positivo sobre o seu produto e aquecer o mercado.
O RiR não, porque tem uma vez na vida e o brasileiro tem uma certa imbecilidade a pagar bens de status (custo Brasil), mas a prática dos cambistas praticamente acabaram com o público do futebol. Lembro do brasileiro de 2009, onde os ingressos estavam sold out mas o estádio não estava completamente cheio. Os cambistas morreram com muito ingresso na mão.
Última edição por Bob Joe; 15-12-2012 às 16:18.
Liga das Lendas: Vintas
Lol, Bobzão, você está sendo ingênuo.
Você acha que eles produziram 5 milhões de uma só vez? Não, foram produzindo até ter uma quantidade viável para fazer o lançamento. O problema é que eles erraram no cálculo dessa quantidade.
Na verdade, não acho melhor estratégia estocar e muito menos restringir a venda. No meu primeiro post eu citei a melhor alternativa: elevar o preço.
Quem não pode pagar, que espere a próxima leva. Mas o lucro da empresa face aos celulares já produzidos poderia ter sido bem maior.
Morreram com ingresso na mão porque foram burros, pra eles era mais jogo vender ainda abaixo do preço da bilheteria do que ficar com ingresso na mão.
Aliás, sou a favor da descriminalização deste tipo de conduta.
Eles não erraram o cálculo, cara. Eles estimam para baixo JUSTAMENTE porque sabem que podem colocar para vender essa quantidade e que ela será o suficiente para mostrar a aceitação do produto no mercado. Eles fazem isso desde o primeiro IPhone.
Mas isso vai contra a estratégia da Apple no mercado de tecnologia. O objetivo dos lançamentos é justamente o de mensurar demanda e obter feedback de especialistas de tecnologia e do próprio público early adopter, que tem um perfil bem diferente do público comum.
A Apple cria status exatamente dessa forma, passando uma ideia falsa de exclusividade. Se ela fosse real, ninguém compraria, já que o objetivo é vender quantidade.
Pro cambista não interessa o que aconteceu, ele já trabalha com grandes margens de lucro, está pouco se ferrando. O problema é que fudeu o negócio alheio.
Mas acho que você foi ideologicamente longe nessa. Você defende a prática dos cambistas? É por isso que eu não consigo ser liberalista. A ideologia não bate com o que o empresário pensa. Mas mesmo sendo permitido, basta o próprio comerciante estabelecer o limite de compras. Ou seja, não muda nada.
(só dizer que eu to nessa discussão aqui defendendo o empresário porque estou me tornando um e talz)
Última edição por Bob Joe; 15-12-2012 às 16:39.
Liga das Lendas: Vintas
Beleza, vou me resignar porque a parte de marketing, estratégias de venda e gestão empresarial, eu tenho pouco interesse, então não vejo graça de discutir sobre e por esse motivo mesmo tenho pouquíssimo conhecimento no assunto.
Pro cambista burro não interessa. Ainda que ele tenha tido grandes margens de lucro, esse poderia ter sido ainda maior se vendesse todos os ingressos da mão dele, ainda que os últimos sejam a preço de banana.
Eu mesmo já comprei mais barato na mão de cambista. Ainda tinha ingresso na bilheteria por 35 reais e um cara ofereceu por 30 pra mim e pro meu amigo. Suspeitamos de fraude, mas era legítimo.
E que negócio alheio que ele fudeu?
Cara, entenda uma coisa, os cambistas só existem porque os empresários burros põem um preço muito abaixo do valor de mercado. Isso permite que um cambista compre algo por 100 e venda a 400.
Mas se o empresário desde o início tivesse vendido a 250, 300, o número de cambistas cairia grotescamente e ele, empresário, que teve todo o trabalho, teria um retorno muito maior.
Para esses eventos, é uma estratégia muito melhor começar vendendo por um preço alto, talvez acima do de mercado, e aí, se a demanda não esgotar, ir reduzindo gradualmente os preços.
Achei que você foi um pouco contraditório, Jack. A mesma lógica que vale pro cambista, vale pro logista. Se você vende a preços altos, mesmo que sua margem de lucro seja grande, poderia ganhar bem mais vendendo em quantidade. Então, aumentar o preço para evitar a prática do cambista não é uma estratégia boa para a maioria dos negócios, principalmente dos que dependem da quantidade. O empresário acaba caindo em um buraco onde não pode vender da forma planejada porque tem que se preocupar com a prática atacadista irregular.
Sei lá, acho que permitir práticas como a dos cambistas é bem análogo a permitir práticas consideradas abusivas de mercado como o monopólio, cartel, dumping e outras paradas. Aí acho que é ir longe demais com a ideologia. Mesmo assim, nesse caso, o mercado pode se autorregular, exatamente limitando o número de produtos vendidos.
Última edição por Bob Joe; 15-12-2012 às 17:15.
Liga das Lendas: Vintas
A apple prefere a foxconn pelo baixo preço e capacidade de alta demanda, pois considera as outras empresas incapazes de fabricar muito antes dos lançamentos, daí ela teoricamente seria prejudicada (engraçado é que a foxconn foi incapaz também).
Pelo menos foi o que entendi lendo o tecmundo diariamente, era 2 matérias/dia falando da Apple + atrasos + Foxconn.
Edit: li agora.
Vc citou em elevar o preço do iPhone no início, na primeira leva, e depois baixar?
A Apple tem uma "promessa" de sempre manter o preço do antecessor, tipo, o iPhone4 saiu por 600 USD, logo o 4S também sairá por 600 e o 5 também.
Desculpe se nao entendi/interpretei errado a sua colocação.![]()
Última edição por Furious Red; 15-12-2012 às 17:40.