Dúvida Matemática
Simplifique a expressão: sen 4x . cotg 2x - cos 4x
Resposta : y = 1
Valeu![]()
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online
Curtir: 0

Dúvida Matemática
Simplifique a expressão: sen 4x . cotg 2x - cos 4x
Resposta : y = 1
Valeu![]()
talvez meu caminho seja mais complicado
e vc poderia usar alguns parenteses pq fica dificil ficar tendo que adivinhar onde estão as multiplicações e talz, mas enfim
(sen 4x . cotg2x) - cos 4x
(sen 4x . cos2x/sen2x) - cos (2x + 2x)
fazer por partes ao invés de tudo na equação pra n ficar bagunçado
sen 4x = sen (2x + 2x) -> soma de arcos
sen 4x = (sen 2x . cos 2x) + (cos 2x . sen 2x)
cos 4x = cos (2x + 2x)
cos 4x = (cos 2x . cos 2x) - (sen 2x . sen 2x)
cos 4x = (cos² 2x) - (sen² 2x)
vou chamar 2x de u (a letra u) pra ficar mais facil de manipular
.:.
(sen 4x . cos2x/sen2x) - cos (2x + 2x) =
{[ (sen u . cos u) + (cos u . sen u) ] . [(cos u/sen u)]} - [(cos² u) - (sen² u)] =
aquele sen u lá multiplicando naquele ultimo elemento dos colchetes anula todos os outros sen u
{[(cos u)+(cosu)] . [cos u]} - [(cos² u) - (sen² u)] =
[(2 cos u) . (cos u)] - [(cos² u) - (sen² u)] =
2cos²u - (cos² u - sen² u) =
2cos²u - cos² u + sen² u
cos² u + sen² u
1
talvez eu tenha complicado tentando explicar, mas basicamente vc deve usar fórmulas de somas de arcos
sen(a+b) = sen(a)cos(b) + cos(a)sen(b)
cos(a+b) = cos(a)cos(b) - sen(a)sen(b)
o de transformar o 2x em u é um artíficio pra facilitar a resolução, quando vc chega no final vc desfaz (u = 2x, então onde der u vc bota 2x), mas como ali deu 1, não tem u em lugar nenhum, não foi necessário.

Eu tenho um seminário amanhã na escola sobre o comunismo mas não sei o que falar
Me ajudem por favor

Eu devo fazer a tricolaracao da anilina...
Beleza, a parte superior do benzeno teria uma amina, que permitiria a posicao orto-para. Ok, coloco o cloro nessas posicoes, mas esse cloro nao permitiria, em relacao a ele mesmo, outras posicoes orto-para? Tipo, na minha visao teria que ter cloro em todos... Nao houve isso por ser uma tricloracao, correto?
E caso fosse uma cloracao total da anilina, o cloro se ligaria a todas as partes restantes da anilina?
Outra:
http://www.coperves.ufsm.br/provas/V...M_UNIPAMPA.pdf
questao 26...
Por que caralhos acido ascorbico perde dois eletrons se o nox do carbono, unico que varia, vai de +4/6 pra +1?
Última edição por DeadFrog; 12-09-2012 às 18:05.
Preciso de uma força com algebra linear.
O professor passou um triangulo de vetores e pediu para darmos AX em função de AB e AC.
Eu encontrei o seguinte sistema de equações:
XC = 3BX
BX+XC = BC
AB+BX = AX
AX+XC = AC
BX+XA = BA
XA+AC = XC
BA+AC = BC
CA+AB = CB
Mas não estou conseguindo passar disso, alguém explica como eu acho AX em função de AB e AC a partir desse sistema?
Alguem pode me dar uma luz de pelo menos uma sugestão de como se resolvem os exercicios 1, 3b, 4 e 7?
http://www.ime.usp.br/~toscano/disc/...ulo4lista1.pdf
Boa sorte.
"Não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu auto-interesse"

.
Última edição por luizjuiz; 06-07-2015 às 13:44.
Última edição por carlosssj3; 16-09-2012 às 14:29.
"Não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu auto-interesse"
.
Última edição por luizjuiz; 06-07-2015 às 13:44.