Galera..Alguem manja de bioquimica ?
De uma ficha de exercicios só consegui fazer 2 de 9 =/
alguem tá disposto a me ajudar/
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online
Curtir: 0
Galera..Alguem manja de bioquimica ?
De uma ficha de exercicios só consegui fazer 2 de 9 =/
alguem tá disposto a me ajudar/
Living the lifestyle
4) Assinale a alternativa que melhor caracteriza as soluções-tampões.
a) O poder tamponante de uma solução-tampão e a quantidade de ácido e base presentes na solução são independentes, isto é, não importa a quantidade de ácido e base presentes.
Bom, aqui eu acho que não tá certa
b) As soluções 1 (0,01 M de Na2HPO4 e 0,01 M de NaH2PO4) e 2 (0,1 M de Na2HPO4 e 0,1 M de NaH2PO4) apresentam o mesmo pH
Não sei..Apesar de apresentarem concentracoes diferentes, as duas soluções se equivalem, portanto eu acho que o ph é igual.
c) No item anterior, pode-se afirmar que a solução 1 resiste melhor à adição de ácido forte ou base forte, quando comparada à solução 2.
Nao sei
d) A faixa apropriada de tamponamento de uma solução que contém o ácido acético (pKa = 4,76) encontra-se entre 2,76 e 6,76.
Acho que seria na verdade 3,76 e 5,76
e) Segundo a equação de Henderson-Hasselbach, sempre que a concentração de base for maior que a concentração de ácido, o pH da solução será menor que o pKa do ácido presente nela.
Não sei de novo.
-----------------
5) Todas as afirmações a seguir sobre as pontes de hidrogênio são verdadeiras exceto uma. Assinale essa alternativa incorreta.
a) A ligação de hidrogênio não corresponde a uma ligação covalente, apesar dos átomos envolvidos diretamente nessa ligação encontrarem-se ligados covalentemente a outros átomos.
b) Quanto mais linear se apresentar a ligação de hidrogênio, mais forte será a atração entre os átomos participantes da ligação. Tal situação é encontrada em cadeias protéicas que apresentam a orientação antiparalela de folhas pregueadas.
c) O doador é conhecido como um átomo de Hidrogênio ligado a um átomo menos eletronegativo que o hidrogênio.
d) O Aceptor de hidrogênio deve conter um par de elétrons não pareados.
e) A molécula de água é capaz de realizar quatro ligações de hidrogênio com outras moléculas.
Não sei nenhuma dessas..Não sei muita coisa sobre ponte de hidrogenio..
São basicamente essas duas questões.
Living the lifestyle
4. a. -> Falsa, a quantidade de átomos em solução influencia na força do tamponamento
4. b. -> Falsa, pH = -log[H+], se os compostos estão em concentração diferente, o pH varia
4. c. -> Falsa, quanto maior a concentração do ácido/base fracos usados no tamponamento, mais ele aguenta adição de ácido/base forte
4.d e 4.e. -> Precisa calcular eu não lembro isso.
5 -> Alternativa e -> Cada molécula de água só pode fazer 2 pontes de hidrogênio, se eu entendi bem.
Oxigênio da molécula ligado a hidrogênios de outras moléculas acho que não conta como ponte de hidrogênio.
Obrigado cara.
Esclareceu algumas, mas a questão da ponte de hidrogenio eu vou ver com meu prof mesmo, o resto eu consegui assimilar, obrigado.
Living the lifestyle
A da ponte de hidrogênio, acho que é o seguinte:
A ponte de hidrogênio ocorre quando tem H ligado a oxigênio (ou F ou N). No caso, a molécula de água que você tá analisando tem só dois átomos de H, cada um podendo se ligar a um oxigênio, formando uma ponte de hidrogênio nessa molécula.
Já o oxigênio que se liga a hidrogênios de outras moléculas não conta pro número de pontes.
a 5 eu colocaria c hein
pq ela ta esquisita haeuauaehu
.
Última edição por luizjuiz; 05-07-2015 às 03:36.
Duvida de estatística:
Imagine que Y ~ Binomial Negativa (n,Beta). Se multiplicarmos todos os valores de X por uma constante c maior que zero, o que teremos?
Última edição por carlosssj3; 28-08-2012 às 14:41.
"Não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu auto-interesse"