As pessoas de um modo geral estão ficando cada dia mais fracas. Não vou entrar no mérito da fraqueza espiritual ou mental: vivendo nessa selva estranha que chamam de sociedade, não me surpreendo que a Universal ganhe cada dia mais adeptos (e a bancada evangélica do Congresso também) ou que as salas de analistas simplesmente lotem. O homem moderno é complexo, e a liberdade capitalista abriu margem para que todos os problemas simplesmente desabrochassem de seu interior. Mas não é disso que quero falar, porque não sou pseudo-analista, hipócrita, esquerdista ou sociólogo.
Quero falar da fraqueza física. Mas falar do sedentarismo também é chover no molhado. Caímos no velho chavão de "atividade física é importante" e esse tipo de mimimi. Não, não é esse o meu ponto. Eu quero falar da fraqueza física que se mostra evidente em muitas e muitas academias.
"Quer me foder, me beija. Na minha academia só tem ogros".
Será mesmo? Tenho minhas dúvidas. Primeiro, a pergunta: o que é um ogro pra você? Com certeza os caras da sua academia são grandes. Porém, fica a pergunta: se um cara de 70 kgs que agacha com mais de 100kgs é considerado forte, qual o parâmetro pra dizer que os caras da sua academia são ogros?
Esse é o meu ponto: desde que entramos na academia, fomos ensinados a achar forte alguém que zerasse o pulley tríceps ou usasse halteres de 20 kgs pra fazer roscas. Ninguém nunca te pergunta quantas barras você faz, ou qual sua RM no deadlift.
Estamos vivendo na era dos cabos e polias, da creatina, dos termogênicos. É por isso que você cansa de ver marombeiros extremamente retidos, que, quando param de tomar creatina e tiram toda a água do corpo, simplesmente parecem os mesmos físicos de quando começaram a usar. E isso se aplica aos usuários de esteróides também, que ganham trocentos kgs de água em um ciclo e perdem tudo num piscar de olhos.
A musculação não é, como dizem por aí, um esporte ingrato. Se você obter ganhos de forma sólida, eles não irão se esvair da noite pro dia, como um passe de mágica. Eu fui prova viva disso, quando decidi sair da neura nas férias de verão. Curti o carnaval, tomei todas e virei noites. Obviamente tive perdas, mas que foram irrisórias. Como? Não sei. Tentei me manter alimentado (mesmo que fossem porcarias, como hambúrgueres) e mantive uma rotina de exercícios fáceis de serem feitos (flexões, barras e tríceps na cama).
O que eu tiro de lição é que as pessoas fortes são sólidas. Você não vê por aí alguém que tire 300kgs do chão que seja um grilo. Esses caras são fortes, densos e completos. Nada de perninhas de sabiá e torsos imensos. A partir do momento que você se foca em se tornar forte, o seu objetivo não é mais "chegar na falha" ou "isolar o músculo". O seu objetivo se torna levantar mais peso da forma correta. Consequentemente, você estará constantemente progredindo, seja em cargas ou tensão. Não importa. O que importa é que você será capaz de manter seu físico em qualquer ambiente. Uma flexão é uma flexão na academia ou numa madrugada no exército. Uma barra é uma barra na academia ou numa praça espanhola.
Seja tão forte quanto você aparenta.