Postado originalmente por
Sero
Hoje em dia, porém, muita gente usa hacks, cheats e bots em vários jogos online, e não sentem vergonha disso. Por quê? No caso do Tibia, pior ainda: alguns se vangloriam por usar bots, dizendo serem os verdadeiros aproveitadores da vida.
Ou seja, se inverteu a coisa: os honestos passaram a ser vergonhosos, e os botters são os "corretos".
Não teria como concordar menos com sua opinião. Quando você diz que houve uma mudança de mentalidade dos jogadores, se chega a um ponto importante da discussão à respeito dos botters: hoje em dia, parece que os jogadores procuram muita facilidade. Se formos comparar alguns jogos antigos, de Super Nintendo mesmo, a gente vai perceber que o nível de dificuldade era muito maior. Me lembro de sentir raiva do jogo, passar dias se jogá-lo, até finalmente conseguir completar uma fase. Quando comecei a jogar Play Station, aí comecei a usar vez ou outra GameShark, mas afirmo que era vergonhoso perante os amigos afirmar que usava GameShark. Por questão de esforço e orgulho, lembro que zerei Resident 1 e Resident Nemesis, assim como Medal of Honor 1 e 2 sem usar cheats.
Ainda na questão de sentir vergonha de usar bot, muitos jogadores não utilizam seus personagens principais. É quando surge o famoso maker, um knight de level relativamente alto fazendo muita grana e financiando o personagem principal do jogador. Mas mesmo assim, tem gente que consegue usar bot em char principal, não se preocupa em queimar a imagem perante à comunidade, não liga para acusações, e por vezes ainda tem coragem de postar as conquistas em fóruns. E mais, quando alguém o desmascara, o cara ainda desmente, na cara dura.
Por que? Simplesmente porque a Cipsoft não dá a mínima para seus consumidores. Jogo WoW, e não querendo ser puxa saco da Blizzard, mas quando tive problemas e liguei no SAC da empresa, fiquei de cara de tão bem atendido que fui. Vocês imaginam isso no Tibia? Na minha opinião, se não fossem os fansites brasileiros a relação da Cipsoft com os players brasileiros seria nula. Uma empresa que não tem um canal de comunicação direto, ou seja, você encontra muita gente que joga honestamente, que paga sua PA, mas que não enxerga nenhum esforço da empresa para tentar retribuir o investimento feito pelo jogador. Vocês acham que incluir outfit, treino offline e um monte de coisa realmente é se importar com o jogador? Se importar seria ela estar ativa no jogo, tentar tratar os consumidores com maior carinho. Até porque 22 reais por mês não é caro, mas também não é uma esmola. Agora me diz, coloquei minha PA, doido para jogar, mas tenho que lutar contra o tempo, que é escasso, e contra infinitos botters, em locais de caça que são excelentes. Como vou fazer? Quem joga em optional pvp sabe que é impossível matar um level 100 caçando bicho fraco e fazendo grana a rodo. E mais, esse cara nunca será deletado. Esse sistema de mass ban é falho. Se não fosse não haveria tanto level alto ainda utilizando bots, os chamados indetectáveis.
Por isso sempre digo a mim mesmo: jogo enquanto gosto, enquanto dá vontade. Acordo 5:30 e tento fazer umas tasks e talz, não brigo mais com botters. Até porque atualmente é mais perigoso você ser banido por ofender um botter do que o botter de deixar o char 24 horas online por dia.
Minhas considerações finais são de que a empresa não está interessada em manter uma comunicação decente com seus consumidores. E tenho absoluta certeza que ela é totalmente conivente com players desonestos, porque lhes falta inteligência de perceber que ganharia muito mais dinheiro investindo no feedback ao consumidor do que aceitando que esses botters existentes paguem suas contas por tempo indeterminado. O jogo é sensacional, a Cipsoft rasga dinheiro em não tomar um rumo correto.