Postado originalmente por
Nanometro
Você pode procurar em hospitais em cidades como Duque de Caxias, Nilópolis, São Gonçalo, e até em hospitais no próprio Rio de Janeiro pra ver que existem vagas para emergência e plantão. Minha mãe é chefe em um dos hospitais do Rio e ela mesmo diz que faltam profissionais em várias áreas, no hospital dela, faltam pediatras e nefrologistas (faltar de tipo, não ter consulta porque não tem médico).
Em unidades de pronto-atendimento, as famosas UPAS, existe também uma falta de profissionais para atendimento, especialmente à noite e de madrugada.
Sabe por que faltam médicos, principalmente dessas especialidades?
Porque ninguém quer se especializar nisso e, felizmente, como vivemos numa democracia, ninguém pode ser obrigado a trabalhar no que não quer.
O que acontece é que a maioria dos estudantes de Medicina já entra na faculdade pensando no dinheiro e, pra isso, uma grande fatia se foca em duas especializações que tem mais a ver com estética do que com medicina: dermatologia e cirurgia plástica.

Nanometro
Sua sabedoria sobre condição de vida dos médicos é risível. Sim, claro, todos os médicos tem condição e clientela pra poder esnobar dois tipos de trabalho (estadual e federal). Ou seja, um médico que não concorda com os salários baixos do governo e a ameaça de corte de 50% do salário, deve abrir um consultório particular ou então ir para um hospital particular ? Claro, aí sim, existe uma demanda absurda de hospitais procurando mão de obra. Você paga 1000 reais por uma consulta de emergência e ainda fica esperando médico chegar ?

Ele não precisa abrir um consultório particular, pode trabalhar em uma clínica, onde o espaço e os custos sejam divididos entre vários médicos.

Nanometro
Sobre as condições de vida, eu gostaria de saber quais seriam as condições de vida de um médico que não tem aonde trabalhar (visto que ele está abrindo mão de trabalhar para o estado e o país). Sério mesmo, eu to curioso pacas pra saber como é, me apresenta que eu quero ver.
É sério isso? A maioria dos médicos fodões só trabalha no sistema público por caridade, porque nos seus consultórios conseguem fácil mais de 50 mil por mês. Claro que isso é uma pequena minoria, a elite, mas mesmo médico recém-formado ou medíocre consegue convênio com plano de saúde. Plano paga mal, mas daí eles fazem milhares de consultas e conseguem sim tirar 5k por mês ou até mais.

Nanometro
A pressão em cima do governo sobre o sistema de saúde é pequena. Aham, ok.
É bem pequena mesmo. As pessoas reclamam e tal, a mídia bate, mas a real é que quase ninguém se importa. Mesmo quem depende exclusivamente da saúde pública não tá nem aí, só se revolta quando precisa. Enquanto tá tudo bem, tá cagando.

Nanometro
Me fale de uma forma que os médicos possam lutar por melhores condições de trabalho, sem ser greve ou afins. Eu vejo médicos fazendo passeata, abaixos-assinado, reuniões com o governo. O que mais você quer ? Que alguém invada o senado com uma arma na mão e um estetoscópio no outro ? Porra, fala sério. As condições de trabalho dos profissionais em saúde no geral, são péssimas porque o governo quer. E não é greve, ou qualquer outra forma de manifestação que vai mudar isso.
Não é à toa que uma classe tão importante como a médica seja mal paga e uma nem tanto assim, como muitas carreiras jurídicas, ou até mesmo servidores com apenas nível médio, ganhem bem. Tem cargo público que só exige nível médio que paga 4k iniciais. Isso se não falar nos cargos que tem no Senado, que com nível médio se ganha 12k iniciais, lol. Claro que isso é exceção. Mas o que pode garantir bons salários é boicote aos concursos, mobilizar a população etc.
Bom, eu só começo a levar os médicos que são servidores públicos a sério quando pararem com os esquemas.
Uma das áreas onde mais se rouba é a Saúde. Sei de muita história de diretor de hospital fdp, tanto em estágios quanto por pessoas conhecidas. Mas não se limita a diretores que desviam a verba, superfaturando obras ou compra de equipamentos/remédio e com quem eles se associa, e também a outros tipos de esquema, muito corriqueiro, que é o de trabalhar metade ou às vezes até menos ou nada do que que tem obrigação, justamente com a fundamentação que "o salário é injusto".

Nanometro
Gosto muito de ti cara, mas parece que você tá falando muita merda por aqui. Infelizmente, você teve o azar de pegar pelo menos dois usuários (eu e o Mig) que tem parentes médicos e que vivem essa situação. Pra você isso é extremamente corriqueiro, umas notícias aqui na globo.com e no jornal de vez em quando. Pra gente isso é mais constante; eu sei bem mais do sistema de saúde porque minha mãe trabalha nisso, minha irmã tá começando, e conheço alguns amigos que vão nesse caminho.
Você pode manjar pra cacete de direito e afins, mas sobre a situação do SUS no Brasil, tá fraco.
Cara, minha irmã é médica também, volto e meia conversa sobre isso com ela. Fora que mil outros médicos que eu conheço. O pai e a mãe de um dos meus melhores amigos da faculdade são médicos
e professores de Medicina na UFRJ. Não estou falando a esmo, não, lol.