
Postado originalmente por
Jack Bauer
Lei da oferta e da procura, livre mercado.
A demanda por médicos no serviço público iria aumentar, de modo que se curvando à pressão da opinião pública e à Constituição (que garante a saúde para todos que estejam no Brasil, até mesmo estrangeiros), os governantes fariam de tudo para elevar os salários e assim atrair de volta os profissionais da área para o serviço público.
Nem tudo na vida você pode levar com os conhecimentos básicos de Economia. A procura de MÉDICOS no sistema de saúde PÚBLICO é ENORME. Faltam vagas em hospitais, em postos de pronto atendimento, em postos de saúde, para emergências, plantões, praticamente TODOS os setores da saúde pública necessitam de mão-de-obra.
O problema é que o governo paga muito mal, cobra uma carga horária de 40 horas semanais e dá péssimas condições para os médicos. Depois pra descontar a insalubridade na hora de aposentar é outro parto.
O problema é que nem todo médico tem condição de não sobreviver sem o sistema público. Médicos já trabalham bastante, continuariam com essa carga horária mesmo depois de terem atingido a idade de se aposentar ? Todo médico tem clientela pra poder sobreviver de sistema particular ? Plano de saúde paga bem por consulta ?
Todo ano, você pode ver que os cortes orçamentários do governo se baseiam na saúde e na educação. O Sistema de saúde já é caótico mesmo com os médicos lá, duvido muito que mudaria algo.
Você fala muito de classe desunida, mas os médicos não podem parar de trabalhar. Enquanto greve de professores e funcionários públicos podem durar até 110 dias, os hospitais tem que funcionar não importa o que esteja acontecendo.
Me fala o que acontece com a região quando o hospital para uma semana