Postado originalmente por
Storm ofbalera
Crimes?
Estamos falando de direitos autorais, não?
Direitos Patrimoniais
Art. 29. Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades, tais como:
I - a reprodução parcial ou integral;
Limitações aos Direitos Autorais
Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:
I - a reprodução:
II - a reprodução, em um só exemplar de pequenos trechos, para uso privado do copista, desde que feita por este, sem intuito de lucro;
Mas como podemos observar: lei é lei e realidade é realidade...
Não existe fiscalização então na prática deve ocorrer uma lá que outra denúncia em algum lugar. Mas a real é que não se faz nada mesmo.

Postado originalmente por
Storm ofbalera
É ilegal eu tirar um Xerox de um livro completo mas ao mesmo tempo não estaria violando os Direitos Autorais sob o ponto de vista criminal, pois eu tiro uma cópia para utilizar e não para obter lucro.
Então a lei criminal não se aplicaria a pessoa. Talvez ao estabelecimento que estaria lucrando com isso.
Erro meu, achei que o autor do tópico tinha perguntado se era crime, mas a palavra que ele usou foi "pirataria".
Sim, não é crime pra quem quer a cópia para si, mas é para quem cobra pra tirar essa cópia, porque, de alguma forma, está lucrando com isso.
Só que isso não significa que não viole direito autoral sob a ótica da responsabilidade civil.