Postado originalmente por
Sadeckss
Eu dei uma olhada nas notas/provas e realmente o pessoal daí não é bom só em exatas , então realmente se você quer uma nota de 90% tem que estudar de uma maneira bem diferente do que os vestibulares tradicionais cobram. Foi o que eu imaginei , principalmente em inglês : gramática pura , o que não cai dessa maneira na Fuvest/Unicamp etc.
Quando tiver tempo eu do uma olhada melhor na prova de português , mas visualizando a prova de inglês da para ver que é uma prova base do Intermediario Avançado dos cursos. Construção de frases , Identificar a frase com o mesmo sentido , Identificar o tempo verbal e o mais dificil , as famosas Phrasal Verbs.
Estudar para uma prova assim é completamente diferente do que estudar para um vestibular. Primeiro porque o vestibular prioriza os textos , enquanto essa prova prioriza a gramática. E segundo porque as interpretações textuais dos vestibulares exigem mais raciocinio , enquanto a interpretação pelo menos da prova que você me mandou exige entendimento.
O que eu acho para a prova de Inglês é que , se você já faz/fez curso de Inglês se focar nos ultimos livros do Intermediário e dependendo do tipo de livro até o começo do Avançado. E , por fora deles , é bom estudar Phrasal Verbs , já que eu vi umas 3 questões disso nessa prova , e é algo que cai muito.
Se fosse para tirar o suficiente né ( 60% ) daria para estudar pelos livros da escola eu acredito , só que alem de ser muito pouco para o que você ker , eles se focam em exercicios de vestibular , e por mais assustador que possa parecer estudar por 'fora' para essa prova é o jeito. Eu diria que isso dai é um resumo das primeiras partes da FCE. Pedem exatamente os mesmos conceitos.
Para você ver o 'estilo' de prova que eu to falando , veja esse link
http://www.culturainglesasp.com.br/w...00IAH6VR29AMC1.
Você vai ver questões muitas do mesmo estilo da sua prova , tirando que como é um teste pequeno da Cultura Inglesa não tem textos.
Agora se você não faz inglês e nem quer / não tem um tempo livre definido não axo que seja problema. Eu fiz o FCE e o CEA estudando sozinho , porque o que é importante é identificar o tipo de prova.
Então ai eu recomendaria você comprar ou baixar mesmo ( deve ter por torrents ai ) alguma coleção do Intermediario Avançado ( o Interchange Cambridge e o American Framework sao bons ) ou então se você ñ pode até da para estudar por alguns livros de inglês do EM , mas você tem que ter ideia de que tem que se focar na teoria , porque esses exs da Fuvest/Unicamp de charges/textos que você precisa raciocinar e entender não parece ser algo que cai nessa prova ( segundo o link que você mandou ) e sim uma gramática mais pura.
Se for optar por esse lado seria melhor se focar nos exercicios que tem em vários sites por ai da Internet ( Cultura , Cambridge , Michigan ) porque estudando pela prova da Fuvest você ñ consegue fazer esssa EFOMM
Claro que são tudo recomendações , você que tem que achar o melhor jeito para estudar...E quando der se você kiser é claro eu vejo as provas de Gramatica e Lit.
Obs: Pro FCE , que considero a parte de gramática bem parecida com a que caiu nessa prova da EFOMM eu estudei por esse site :
http://www.examenglish.com/grammar/. Tem um resumo geral sobre grande parte da gramática , mais do que você precisa eu acredito , porém ta tudo em inglês. Ai você ve pelo o que opta.