Curtir Curtir:  0
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 11 a 18 de 18

Tópico: Alma renascentista

Registro
    28-09-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Nada aprendido em um, por exemplo, ensino médio da vida é inútil. Não existe nada de extremamente aprofundado lá, é tudo muito simplista e superficial, serve mais para abrir a mente dos estudantes e mostrar todos os campos do conhecimento do que outra coisa.

Concordo que estudar genética quando se quer cursar matemática parece meio chato e inútil, mas não é, simplesmente porque o conteúdo visto em genética nas aulas de biologia do ensino médio são superficiais, e no fim das contas, só vão servir de bagagem cultural para uma eventual discussão que você possa vir a participar, nada aprendido é inútil.

Eu, por exemplo, gosto de matemática e outros assuntos da área das exatas mas ao mesmo tempo sou um amante de astronomia, história, ciências em geral, religião (embora este prefira apenas discutir sobre) e política. Curiosidade, dúvida e questionamento são as maiores virtudes de um ser humano, em contrapartida, fé é o maior pecado.

Flamewar, sry.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Gildão; 29-01-2012 às 00:17.

Registro
    29-09-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Gildao Ver Post
    Nada aprendido em um, por exemplo, ensino médio da vida é inútil. Não existe nada de extremamente aprofundado lá, é tudo muito simplista e superficial, serve mais para abrir a mente dos estudantes e mostrar todos os campos do conhecimento do que outra coisa.

Concordo que estudar genética quando se quer cursar matemática parece meio chato e inútil, mas não é, simplesmente porque o conteúdo visto em genética nas aulas de biologia do ensino médio são superficiais, e no fim das contas, só vão servir de bagagem cultural para uma eventual discussão que você possa vir a participar, nada aprendido é inútil.

Eu, por exemplo, gosto de matemática e outros assuntos da área das exatas mas ao mesmo tempo sou um amante de astronomia, história, ciências em geral, religião (embora este prefira apenas discutir sobre) e política. Curiosidade, dúvida e questionamento são as maiores virtudes de um ser humano, em contrapartida, fé é o maior pecado.

Flamewar, sry.

Concordo. Mesmo assim, há algumas coisas no Ensino Médio que são aprofundadas mais do que deviam (como eu citei, por exemplo, polinômios). Polinômios estão longe de me servir para uma possível discussão.

[The bomb has been planted.]
    .

"Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém chega ao Pai, a não ser por mim." João 14:6.

(X) 16 ANOS SEM TROCAR O AVATAR: DESDE O NATAL DE 2009.
    Arctic Wolf ~
    Mais que um lobo.

Registro
    25-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Gildao Ver Post
    Esse é o ponto que a molecada esquece. Pessoal fica dizendo "ah, mas se eu for fazer direito, não preciso estudar a matemática do ensino médio. Pra que preciso saber trigonometria?". Mal sabem que isso é um pentelhonézimo da matemática real e científica que se vê em curso superior.

Para mim, lugar de especializar é na faculdade e mais ainda depois dela. Ensino Médio tem que ser generalista porque deve introduzir o aluno a todas as áreas como ciência. E digo mais: a função da escola é formar cidadãos e não cientistas. Criou-se uma cultura de que curso superior é para todo mundo, que é NECESSÁRIO ter um curso superior para executar funções. Então tudo acaba girando com o objetivo de entrar em uma faculdade e sair o mais rápido possível para o mercado.

Citação Postado originalmente por Arctic Wolf Ver Post
    Concordo. Mesmo assim, há algumas coisas no Ensino Médio que são aprofundadas mais do que deviam (como eu citei, por exemplo, polinômios). Polinômios estão longe de me servir para uma possível discussão.

[The bomb has been planted.]
    Mas isso não é ensinado apenas pelo conhecimento. É ensinado para mostrar ao aluno como se trabalha o raciocínio científico naquele ramo. E para isso é necessário algo mais que simples aritmética.

Você pode nunca mais usar aquilo na sua vida. Mas quando ver um argumento matemático, vai saber que aquilo não são línguas estranhas, mas sim algo que segue uma lógica.
    Última edição por Bob Joe; 29-01-2012 às 00:26.
    Liga das Lendas: Vintas

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Registro
    24-12-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

.
    Última edição por luizjuiz; 21-06-2015 às 02:01.

Registro
    20-08-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Professor Girafales Ver Post
    Eu acho o Da Vinci foda e na medida do possível gosto de saber de áreas acadêmicas longe do meu interesse principal, que são as exatas, muito embora tenham áreas pelas quais não tenho interesse algum. Biologia por exemplo. Acho relevante o assunto levantado pelo tópico. Ninguém precisa ser foda que nem o Da Vinci, pode escolher a sua área para atuar como profissional, mas acho que todos deveriam sempre buscar conhecimento, para citar o ET Bilú.

Mas eu acho que seu tópico foi infeliz na parte em que cita "alunos rebeldes do ensino médio". O ensino médio aqui é mal planejado, e os diversos assuntos nele ensinados nada tem a ver com passar o máximo possível de conhecimento, são apenas orientados aos vestibulares, desnecessariamente amplos nas áreas de conhecimento que contemplam.
    Meio que já esperava essa resposta de você, afinal, um estudante de Engenharia Elétrica escrever contos é... inusitado? Dois amigos meus cursam e odeiam qualquer coisa relacionada à escrita.

Agora, vão me crucificar pelo que vou dizer aqui, mas não acho o Ensino Médio de todo o ruim. Não, tá certo, ele é horrível, mas o fato é que não se começa corrigindo o problema do Ensino Médio por ele próprio, se é que você me entende. Quando o cara chega no EM, já tá com a mentalidade formada de que estudar é uma merda e não serve pra porra nenhuma; ou seja, não há ensino que dê jeito no djow.

Ele serve para o que se propõe a fazer: introduz o molequinho a várias áreas do conhecimento. É um estudo simplista, genérico e que não incentiva características como criatividade, muito menos o estudo por prazer. Mas, é aquela história, o problema da educação no Brasil tá extremamente enraizado e começa desde cedo. Ainda que, de todos os níveis de ensino, o EM nem é o piorzão; aprendi muita coisa útil e é isso aí.

Citação Postado originalmente por Smoking Ver Post
    Você só pegou um caso de um cara que era foda manjer de tudo, e agora quer que o pessoal tenha que ser assim? Pra mim o ensino médio ja tinha que ter suas ramificações, cada um aprendia oque lhe interessa e fim.

Não, ninguém tem a alma renascentista.

Próximo.
    Nunca disse que as pessoas deveriam ser assim. Cada um age como achar melhor, faz o que quiser e eu não estou tentando mostrar aqui algo do tipo: "ui, ele é manjer de tudo, que foda". Me surpreendo com o fato de tantas pessoas estarem aderindo ao "sou bom nisso e nada mais", e obviamente tento difundir a minha filosofia para aqueles que nunca pararam pra pensar nisso, talvez por preguiça ou falta de incentivo.

Se você acha que é perda de tempo, quem sou eu pra dizer o contrário?

Citação Postado originalmente por Arctic Wolf Ver Post
    Eu, por exemplo, cursarei Direito. Aí, eu pergunto: para que devo estudar polinômios? Cara, que coisa mais chata e infernal. E não sinto isso porque polinômios não me trazem dinheiro. É simplesmente questão de gosto. Vendo por outro lado: eu tenho um grande interesse em astronomia, mesmo sabendo que essa área de conhecimento não trará riqueza alguma para mim. É apenas gosto.
    Acredito que a função da escola (e do Ensino Médio) seja a de formar um cidadão, como bem disse o Bob Joe. Você pode não gostar, mas imagine que você odeie história e nunca curse essa matéria. Porra, estaríamos formando um cidadão brasileiro que sequer conhece o básico de história?

Abraços.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

"Este tem sido o problema dos místicos. Alcançam o Definitivo, mas não podem relatar aos que lhes vêm após. Não podem relatá-lo a outros, que gostariam de ter essa compreensão intelectual. Tornaram-se um com o Definitivo. Todo o seu ser o relata, mas a comunicação intelectual é impossível. Poderão dá-lo a ti, se estiveres pronto para recebê-lo, poderão permitir que o alcances, se também o permitires, se fores receptivo e aberto. Mas as palavras não farão isso, os símbolos não ajudarão, teorias e doutrinas não serão de uso algum."

Registro
    08-01-2010
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Minha opinião e parecida com a do Arctic Wolf, é uma questão de gosto, tem gente que tem gosto pelo conhecimento em geral e quer saber de todas as áreas, mas tem outras que não suportam algumas e acabam se especializando.

Eu por exemplo odeio matemática e química mas adoro história e geografia, mesmo precisando das duas primeiras pra o meu curso, sempre que tiver oportunidade vou me aprofundar um pouco em historia e geografia mas em outras áreas vou apenas fazer o necessário pra passar no curso ou não me manter ignorante.

Registro
    19-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Bom tópico.

Não vou entrar na discussão do colégio, mas acho possível ter a "alma renascentista", como você chama, e ainda assim fazer aquela pergunta clichê pra professor e achar isso realmente: "pra quê porras eu tô estudando log?".

Me acho um exemplo disso. Eu sou curioso, mas a minha curiosidade ainda não alcançou o log.

Deixo de ler vários livros do colégio e de estudar também pra ler sobre astrologia, psicologia, espiritismo, física quântica. O meu tipo de curiosidade não é saciada pelo ensino médio, entende?

Talvez seja uma birra mesmo; acho que no futuro, quando eu já não for obrigado a fazer isso, vou acabar estudando matemática e física e tudo que eu odeio hoje e comece a ver prazer nessas coisas. Porque eu admito a grandiosidade delas, porra, matemática pode ser uma coisa linda, mas não consigo me sentir atraído por ela até então.

- Edit -

Tá bom, eu vou entrar na discussão do colégio sim, foda-se, mas como tenho que sair logo não desenvolverei muito e serei direto (e clichê também).

Ele não tem o objetivo de formar cidadãos, mas sim robôs. Colégio não ensina a pensar de verdade, muito pelo contrário (salvo raras exceções, com propostas alternativas de ensino, mas são muito poucos - eu só conheço 2 e tive o prazer de estudar em 1).
    Última edição por Steve B; 29-01-2012 às 21:42.

Registro
    25-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Steve Do Borel Ver Post
    Não vou entrar na discussão do colégio, mas acho possível ter a "alma renascentista", como você chama, e ainda assim fazer aquela pergunta clichê pra professor e achar isso realmente: "pra quê porras eu tô estudando log?".

Me acho um exemplo disso. Eu sou curioso, mas a minha curiosidade ainda não alcançou o log.
    As aplicações são interessantes. Por exemplo, já leu sobre a Espiral Logarítmica na natureza?

Aquilo que você aprende é o tratamento formal e teórico dessas observações úteis e fantásticas da natureza. E é importante saber que existe um estudo formal e teórico e como ele é dado, para que não se confunda ciência com magia.

Concordo que o colégio ensina mal. Ainda mais hoje, onde se tem tantos modos de instigar a curiosidade ao aluno. Mas aqui no Brasil é difícil esperar muito de um profissional tão desvalorizado quanto o professor. Quem faz bem, faz porque ama.
    Liga das Lendas: Vintas

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Tópicos Similares

1. [LT] [ED] Alma Rica - Honera ~ \o/ ~
    Por Kent Ant no fórum Life Threads
    Respostas: 12
    Último Post: 14-01-2012, 08:18
  2. Você acha que existe algo além dessa vida?
    Por Hydestein no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 87
    Último Post: 09-01-2012, 11:39

Permissões de Postagem