Postado originalmente por
Professor Girafales
Eu acho o Da Vinci foda e na medida do possível gosto de saber de áreas acadêmicas longe do meu interesse principal, que são as exatas, muito embora tenham áreas pelas quais não tenho interesse algum. Biologia por exemplo. Acho relevante o assunto levantado pelo tópico. Ninguém precisa ser foda que nem o Da Vinci, pode escolher a sua área para atuar como profissional, mas acho que todos deveriam sempre buscar conhecimento, para citar o ET Bilú.
Mas eu acho que seu tópico foi infeliz na parte em que cita "alunos rebeldes do ensino médio". O ensino médio aqui é mal planejado, e os diversos assuntos nele ensinados nada tem a ver com passar o máximo possível de conhecimento, são apenas orientados aos vestibulares, desnecessariamente amplos nas áreas de conhecimento que contemplam.
Meio que já esperava essa resposta de você, afinal, um estudante de Engenharia Elétrica escrever contos é... inusitado? Dois amigos meus cursam e odeiam qualquer coisa relacionada à escrita.
Agora, vão me crucificar pelo que vou dizer aqui, mas não acho o Ensino Médio de todo o ruim. Não, tá certo, ele é horrível, mas o fato é que não se começa corrigindo o problema do Ensino Médio por ele próprio, se é que você me entende. Quando o cara chega no EM, já tá com a mentalidade formada de que estudar é uma merda e não serve pra porra nenhuma; ou seja, não há ensino que dê jeito no djow.
Ele serve para o que se propõe a fazer: introduz o molequinho a várias áreas do conhecimento. É um estudo simplista, genérico e que não incentiva características como criatividade, muito menos o estudo por prazer. Mas, é aquela história, o problema da educação no Brasil tá extremamente enraizado e começa desde cedo. Ainda que, de todos os níveis de ensino, o EM nem é o piorzão; aprendi muita coisa útil e é isso aí.

Smoking
Você só pegou um caso de um cara que era foda manjer de tudo, e agora quer que o pessoal tenha que ser assim? Pra mim o ensino médio ja tinha que ter suas ramificações, cada um aprendia oque lhe interessa e fim.
Não, ninguém tem a alma renascentista.
Próximo.
Nunca disse que as pessoas deveriam ser assim. Cada um age como achar melhor, faz o que quiser e eu não estou tentando mostrar aqui algo do tipo: "ui, ele é manjer de tudo, que foda". Me surpreendo com o fato de tantas pessoas estarem aderindo ao "sou bom nisso e nada mais", e obviamente tento difundir a minha filosofia para aqueles que nunca pararam pra pensar nisso, talvez por preguiça ou falta de incentivo.
Se você acha que é perda de tempo, quem sou eu pra dizer o contrário?

Arctic Wolf
Eu, por exemplo, cursarei Direito. Aí, eu pergunto: para que devo estudar polinômios? Cara, que coisa mais chata e infernal. E não sinto isso porque polinômios não me trazem dinheiro. É simplesmente questão de gosto. Vendo por outro lado: eu tenho um grande interesse em astronomia, mesmo sabendo que essa área de conhecimento não trará riqueza alguma para mim. É apenas gosto.
Acredito que a função da escola (e do Ensino Médio) seja a de formar um cidadão, como bem disse o Bob Joe. Você pode não gostar, mas imagine que você odeie história e nunca curse essa matéria. Porra, estaríamos formando um cidadão brasileiro que sequer conhece o básico de história?
Abraços.