Postado originalmente por
Criatura
Galera, me ajudem "/
Eu realmente nao sei aode estou errando, não aguento mais ficar estagnado, percebi hoje mesmo que mudando meu treino, eu ainda to estagnado em resultados e cargas, será que eu não conseguir aumentar cargas pode ter relação com dieta? Faz um pouquissimo tempo que montei uma dieta de 3500~3600 kcal, e comprei uma balança e vi como eu comia pouco, mas realmente eu não sei se eu to errando na dieta, porque eu to me empanturrando de comida e frango e não tenho certeza se é isso que me falta sabe?
Eu realmente nao sei pra que lado "atirar", mudei meus treinamentos ; ok,
mudei minha alimentação, posso dizer que estou a 2 semanas aumentando minhas kcals até chegar agora que estou batendo 3500~3600 como eu disse, mas será que é isso que me falta?Porque eu não quero gastar a grana de comer 600g de frango por dia e não ter resultado...
Eu medi meu braço alguns dias atras e fiquei espantando porque o meu maximo de braço frio foi 38, e com a medida eu consegui 36, porra, eu ja treino a 2 anos e meio e tinha 36 de braço faz muito tempo atras, ou seja eu regredi...Me ajuda galera :'(
Bom, é isso foi meu desabafo, esse ano eu quero que seja produtivo, porque ano passado foi uma merda...
Então Criatura, o nome desse período de estagnação pelo qual você está passado, é conhecido como Platô. Quem não passou por isso, um dia passará, com certeza. O platô, nada mais é, que o período em que seu corpo está totalmente adaptado ao treino e não vê motivo para crescer mais, pois consegue aguentar a demanda diária com o que tem.
Mas antes de batermos o martelo, e declararmos um platô, vamos atentar à um item que atinge muitos marombeiros. É o "falso platô" este item deve ser o primeiro a ser considerado, pois muita gente pensa que está estagnado e na verdade o problema é outro. Um platô só pode ser atingido, se o treino, a dieta e o descanso estão em ordem e mesmo assim você não consegue mais crescer, se você come mal o dia inteiro e não cresce, o problema é a dieta e não a estagnação muscular. A dieta, o treino e o descanso deverão estar em harmonia antes de considerar um platô, tenha certeza de que está comendo igual gente grande, treinando corretamente e descansando muito bem.
Bom, sabendo que o platô não é fake, a principal dica é: NÃO TENHA MEDO DE EXPERIMENTAR NOVOS TREINOS! Muita gente tem preconceito quando o assunto é mudar o treino. Treinaram a vida inteira de uma maneira só e o cérebro não aceita um treino diferente. Quando o treino é de pouco volume ou frequência, pensam que não é o suficiente para o corpo crescer ou quando tem muito volume ou frequência, pensam que vão entrar em overtraining. É natural pensar assim, o erro é gerar um conceito antecipado do treino, antes de ver como o seu corpo responde a ele. Tente coisas novas ou vai ficar do mesmo jeito para sempre!
Agora sim, você sabe que mudar o treino é uma das maneiras mais efetivas de se quebrar um platô. Certo, mas como mudar? Essa é uma problemática que cabe à todos, quando encaram a academia como um objetivo de vida: o medo de fazer errado, de colocar tudo à perder, e por consequência, o medo de arriscar.
Pra começar, você não precisa nem modificar os exercícios que você faz, pode tentar apenas uma
"Mudança na Divisão de Treino". Veja bem, se você treina com bastante frequência, como em um ABC duas vezes na semana ou AB três vezes, está na hora de tentar uma divisão com menos frequência de treino, uma boa sugestão é o ABC apenas uma vez na semana ou ABCD com descanso na quarta-feira.
Se você gosta da forma como seu treino está montado, ou ainda assim, já está seguindo um ABCD - ou ABCDE - terás que apelar à
"Mudança nos Exercícios". Fazer sempre os mesmos exercícios, é pedir para o corpo se adaptar e não crescer mais. Mantenha apenas os exercícios básicos - caso os faça -, como: agachamento livre, supino e levantamento terra. Não tenha medo de mudar os outros. Atingir os músculos através de ângulos diferentes é o melhor a se fazer para criar novos estímulos para a hipertrofia.
Outra alternativa - e o principal alvo de preconceito na hora de mudar de treinamento - é a
"Mudança nas Repetições". Se você sempre fez 4 séries de 10 repetições, está na hora de mudar essa proporção, pois o corpo também se acostuma a isto. Tente mudar para 3 séries de 6 a 8 repetições, desta maneira dando ênfase a carga e menos repetições, se você sempre fez menos repetições, tente fazer o oposto. Eleve as repetições de 10 à 12 por série.
Agora, honestamente, as que vi mais resultados são as
"Mudanças na Intensidade dos Treinos". Use drop-sets, rest-pauses, supersets e tri-sets nos exercícios, você não vai entrar em overtraining se fizer estas técnicas com menos frequência e são ótimas para dar um “choque” muscular para corpo acordar e continuar crescendo.
Por fim, se nada disso adiantar, a
matéria do blog hipertrofia - fonte que usei pra escrever esse post - sugere uma
"Mudança no Horário do Treino". Se for possível, mude o horário que você vai para a academia. Talvez você seja uma pessoa do dia ou uma pessoa da noite, quem sabe mudando o horário do treino a sua disposição mude, e seu treino renda mais.
Por fim, atingir um platô tem uma ligação direta com adaptação muscular,
um corpo adaptado ao treino não cresce mais. A chave é
não deixar o treino cair na rotina, tenha sempre a mente aberta e use diferentes divisões e métodos de treino. Nunca esquecendo da dieta e do descanso,

!