
Postado originalmente por
El Flexadón padeirón
Esse bagulho é uma das coisas mais estupidas que ja vi acontecer. Qual jornal/radio/revista seria vai contratar um cara que não é formado em jornalismo ?
É estupido, mas vou fazer o que? Você chega em uma midia escrita com um diploma de jornalismo, vai ficar levando café pra todo mundo. Com um de letras, você faz alguma coisa. É triste, mas por outro lado é justo. Quem faz jornalismo não vira especialista em linguas, e como é que você vai escrever um texto que será divulgado sem ser especialista?
Claro, tem o editor/revisor, mas não se pode fazer tudo, né.
O ideal seria ter os dois diplomas, mas me diz quem é que vai fazer esses dois cursos pra pensar em ganhar alguma coisa?

Postado originalmente por
Luizjuiz
Por que as pessoas formadas em letras que muitos de nós conhecem, incluindo professores de escolas particulares, públicas e tudo mais, não ganham, no geral, os 10-15k que você diz? A faculdade deles não "ensina" sobre as possibilidades que você diz existir, eles não tem ambição, ou o que? Qual a sua teoria? Por que vendo seus posts eu chego achar engraçado como uma carreira aparentemente tão promissora possa sofrer o preconceito na sociedade de ter um salário de merda sendo que a realidade, segundo você, é totalmente diferente.
Eu não sei se você está sendo ironico, burro ou preconceituoso. Escolherei "ignorante", e responderei como tal.
Você sabe o que significa
stricto sensu? Se não sabe, vulgarmente falando, é mestrado e doutorado. Conseguindo o título de mestre, você pode dar aula em universidades, e ai meu filho, a hora aula é de, em uma uniesquina qualquer, 73 reais(por lei, mínimo).
O problema é que pra você ter tudo isso, demora. Você tem que ser bom, tua tese tem que ser aceita, etc etc. É diferente de ir lá, fazer uma prova e ta tudo resolvido.
Veja bem, em lugar NENHUM eu disse que Letras é um curso onde você ganhará mais do que Direto, Engenharia ou Medicina. Só estou dizendo que não é esse lixo que todos pensam. Ninguem fica rico fazendo Letras, mas ninguem morre de fome. O problema é que SÓ O DIPLOMA DE LETRAS não arruma nada, enquanto em outros cursos, só o nome da faculdade você já consegue algo.
Outra coisa que talvez você seja ignorante sobre o assunto: A diferença entre Bacharelado e Licenciatura. Fazendo somente a licenciatura, você ESTÁ INDO PARA O MAGISTÉRIO, QUEIRA VOCÊ OU NÃO. Ai você só tem o diploma de licenciatura em letras, vai fazer o que? Vai dar aula em escolas quaisquer, ganhando mal, óbvio! Não procura nem o lato sensu nem o stricto sensu, não tem jeito, estará fadado a dar aulas ganhando mal.
Arrisco dizer que, nesse ramo, a especialização é OBRIGATÓRIA se você quiser ganhar algum dinheiro.