Postado originalmente por
Mind Domination
Calma, calma. Acho que você me interpreteou errado ou eu não entendi sua resposta.
Eu estou elogiando as hotkeys e a jogabilidade. Tanto antiga quanto atual.
A diferença foi a evolução.
Foi o que eu quis dizer.
Volta e meia hoje eu ainda uso runas de área sem hotkey só pra brincar um pouco em hunts mais suaves.

É que você disse:
"qual foi mesmo o problema das hotkeys?", aí eu fui dizer quais eram

.

Postado originalmente por
Regis Oliveira
Na boa, vi um amigo jogar naquela época e nem me interessei, minha estréia foi no 8.1 e achava podre aquela coisa sem HK. Não que eu refletisse sobre isso na época, fique muito interessado e maravilhado com o jogo, uma longa história envolve isso, pois a ideia do jogo em si, um MMO, era algo que me emocionou, mas jogar mesmo eu não tinha interesse, eu achava a jogabilidade podre, com pouco dinamismo mesmo já sendo um jogador de RPG...
99% das pessoas que se emocionam ao lembrar do tibia daquele época é porque:
1 - Só mais uma coisa pra criticar, pois é maravilhoso ser do contra na adolescência
2- Poser querendo se tornar mito, afirmando que o melhor já passou e também sabendo que são raros os players que jogaram naquela época. Dessa forma ele se vê e tenta ser visto como membro de um grupo muito elitizado.
Não é bem por aí, também, né. Com certeza existem pessoas que só falam assim pra criticar ou pra ser do contra, e pode até existir alguém que seja "poser", mas dizer que esses são
99% é exagerar. Tem muita gente que é sincera quando diz que sente saudades do jogo antigo, e nem por isso está sendo poser ou maravilhando-se em ser do contra. É questão de gosto, alguns gostam mais hoje, outros gostam mais antes. Pegar todos os jogadores que dizem gostar do jogo antigo, botar tudo no mesmo saco e classificá-los entre grupos de
"do contra" ou
"posers" é mancada demais. Não dá pra generalizar desse jeito.
Particularmente, eu não me importo tanto com as coisas que a CipSoft colocou (como hotkeys automáticas, limitações, luz ambiente, várias mudanças no gameplay, etc.), mas me incomodo com o estilo de jogo que ela vem propondo de um tempo pra cá. Mas sinto uma certa saudade dos velhos tempos, e não falo isso porque quero contrariar ninguém, mas porque é meu gosto. Tenho certeza que muitos jogadores que postam aqui dizendo que têm saudades também são sinceros, é o gosto deles.
O que eu acho errado é falar como não tivesse problemas, ou se tudo fosse perfeito. Por exemplo, as hotkeys. Eu mesmo prefiro como era antes, no dedo, nada automático.
Mas, o que muitos se esquecem, é que naquela época já tinha muita gente que usava
aimbots. Aí você ficava lá errando as runas, e o cara acertava tudo em você. Quando esses programinhas foram se popularizando, a coisa chegou num estágio que a própria Cip colocou logo itens nas hotkeys pra deixar honesto e igual para todos os jogadores.
Tem o lado ruim, e tem o lado bom. Pra alguns, o lado bom foi tão bom que cativou, e guardam recordações até hoje. É questão de gosto, assim como outros gostam mais de como está agora.
Afinal, todos estamos aqui pra conversar e comentar o que achamos, né?