
Postado originalmente por
Bob Joe
A Turquia é um país islâmico mas de governo secular. A influencia social do Islamismo lá é comparável à influência cristã no Brasil (machismo, certos preconceitos e influencias comportamentais). Existem partidos islâmicos, assim como existem aqui partidos cristãos.
O Islã é belicoso, mas um Estado laico sobrepondo ao islamismo não gera absurdos como esse. Teocracias cristãs foram tão absurdas quanto teocracias islâmicas são hoje. E antes delas, as judaicas (não queriam apedrejar a pobre da Maria Madalena?). A diferença é que naquela época não tinha mídia para polemizar.
Eu acredito que os grandes problemas do mundo partem da tentativa de imposição ideológica, religiosa ou política.
Concordo com você, mas isso não muda o fato de que a religião é perigosa (até mesmo a "moderada"). Absurdos como esse é apenas um caso quando essa religião ganha poder.
Só vim esclarecer isso mesmo, porque eu concordo plenamente com a sua última frase. O melhor é uma sociedade em que a razão é discutida, debatida e que todos sejam ouvidos, sem dogmas impostos. E não é só as religiões que tem esses dogmas, mas temos que admitir que elas contribuem, e muito, para uma sociedade atrasada (como por exemplo, ainda termos que discutir sobre coisas triviais como homossexualidade ou tirar o ensino de evolução biológica dos colégios), e esse tipo de ignorância tem que ser exposto e ser deixado pra trás. Nós não podemos, hoje, no século XXI, olhar para essas mulheres oprimidas no Oriente Médio e falar "é só a cultura deles, deixa eles lá". Nós evoluímos muito para deixar essa barbaridade da Idade Média ainda estar no mundo.