@sete, por que você considerou que o guia pode sentar em qualquer um dos 3 bancos da frente?
Tem que ter um condutor e o guia tem que estar a frente, logo o guia tem que ser o condutor sobrando os 9 lugares pros 8 passageiros.
Por sinal errei um negocio ali em cima:
Coloca o casal junto como se fosse 1 pessoa. Ficam 7 lugares e 7 pessoas
Na verdade são 8 lugares, sendo que um vai ficar vazio. Então você chegava no final que cheguei e multiplicava por 2 pois estaria vendo a possibilidade pra cada banco ficar vazio.
Ai chegaria no seu gabarito ( na verdade fiz meio forçado pra achar essa multiplicação, não tenho ctz se é assim)
Tentei fazer de outro modo:
Observando que a ordem importar, por isso é arranjo e não combinação
Primeira fileira são 6 pessoas pra 1 lugares (se o casal for escolhido) x2 (pois o casal pode permutar)
Ou 6 pessoas pra 3 lugares ( se o casal não for escolhido)
Arranjo de 6 1 a 1 (pode falar assim?) = 6!/5! = 6 x2 = 12
Arranjo de 6 3 a 3 = 6!/3! = 120
Pra fileira 2
5 pessoas pra 3 lugares ( se o casal foi escolhido antes) = 5!/2! = 60
3 pessoas pra 1 lugar ( se o casal foi escolhido agora) = 3 x 2 = 6( o casal pode permutar)
3 pessoas pra 3 lugares (se o casal não foi escolhido antes nem agora) 3! = 6
Pra fileira 3:
2 pessoas pra 3 lugares (se o casal ja foi escolhido) = 2 possibilidades pro primeiro banco ( vazio ou com gente) 2 possibilidades pro segundo e 2 possibilidades pro ultimo
6
2 pessoas pra 3 lugares (casal agora) sendo eliminando a chance de fica vazio no meio:
2x pra um, a do meio ja determinada e a ultima a determina 2x
Total:
Combina os com casal sendo escolhido primeiro ou segundo ou terceiro:
Com sendo 1º:
12 pra primeira fila
E
60 pra segunda
E
6
= 4320
O casal sendo escolhido no segundo:
120
E
6
E
6
= 4320
O casal sendo ultimo:
120
E
6
E
4
=
2880
Total: 11520
Mas temos que considerar que a primeira fileira pode ser a vazia ai faz mesma coisa de cima pra primeira vazia, depois pra segunda e soma tudo.
Se eu voltar da academia e você ainda quiser eu tento terminar pra ver se ta certo ( to com medo de dar errado e ter que procurar o erro)