Cara guerras civis, exploração e muitos outros problemas da Africa, estão profundamente ligados ao capitalismo que que este continente foi vítima.
Mas vamos a parte mais interessante :
-------------------------------------------------------------------------
Primeiro, custo não é dinheiro, qualquer coisa que você for fazer não gasta dinheiro, gasta tempo de trabalho de pessoas, gasta recursos naturais, gasta energia, enfim ....
Nós pensamos que gasta dinheiro, mas só pensamos assim devido ao sistema medir tudo em dinheiro, na verdade qualquer coisa feita pelo homem até hoje poderia ter sido feita sem um centavo.
Dinheiro foi concebido em uma época que nós necessitávamos da troca para sobreviver, eramos incapazes de produzir tudo que precisávamos, vimos no dinheiro então um "genérico" para viabilizar estas transações, algo que poderia ser trocado por tudo.
Você já ouviu falar em economia baseada em recursos? A ideia é simples, com a tecnologia que nós temos hoje, somos capazes de produzir e gerar tudo oque precisamos para manter toda a população mundial em um ótimo nível de vida. Se formos capazes de distribuir tais recursos pelo globo de maneira a suprir todas as necessidades, em suma o problema estaria resolvido.
Afinal se nós somos capazes de produzir energia, extrair recursos, plantar, etc, por que nós não simplesmente fazemos isso, sem haver a necessidade de vender? Basicamente oque nós precisamos é de energia para mover as máquinas que nos auxiliam e não de dinheiro.
Alguns então vão argumentar, que sem haver dinheiro, nós humanos iriamos perder o incentivo para trabalhar, pesquisar enfim fazer as coisas funcionarem, nos tornaríamos grandes sedentários, colapsando assim todo o sistema.
Eu discordo, primeiro por que (talvez não de início) as pessoas perceberiam que ao continuar a trabalhar, estudar, pesquisar, estariam não só garantindo a si e a sua família um padrão de vida muito bom, como estariam garantindo isso para todo o resto do mundo.
Segundo que o conceito de trabalho iria mudar, e essa é a parte mais interessante, sem haver dinheiro, muitos trabalhos enfadonhos e mecânicos iriam deixar de existir, alguns por não haver mais necessidade outros por serem totalmente substituídos por máquinas.
As pessoas poderiam se dedicar a atividades e estudos, que realmente achassem interessantes, as pessoas não iam estudar e escolher uma profissão por dinheiro e sim por que verdadeiramente gostam daquilo, seriam muito mais eficazes e produtivas.
O ser humano gosta de fazer as coisas, nós gostamos de estudar, aprender e produzir, nos sentimos bem quando realizamos algo, isso faz o modelo de economia de recursos dar certo.
E se novamente, você achar que a ganância e sede de poder, não iriam permitir tais coisas, de uma lida nas teorias de comportamento humano, e você vai ver como essa "sede de poder" é causada pelo sistema, e não o contrário.
--------------------------------------------------------------------------
Olha é claro que eu fui simplista em algumas partes e olhando assim parece tudo muito impossível, mas acredite, dinheiro é desnecessário, ele é apenas uma forma de medir recursos, ele em si, não produz nada. Nós podemos acabar com ele e ficar só com os recursos.
Ah e só para finalizar :
Código:
Never doubt that a small group of thoughtful, committed citizens can change the world. Indeed, it is the only thing that ever has.
Margaret Mead
US anthropologist & popularizer of anthropology (1901 - 1978)
Este é outro mito muito comum, de que para haver mudanças é necessário que o mundo inteiro se mova, pode até ser que em um estágio final de mudanças a grande maioria das pessoas esteja agindo, mas o "click", a ignição é dado por poucos e comprometidos, a história mostra isso.