Postado originalmente por
Pedro Patrulheiro
Eu falei o que eu vejo, não era o argumento-mor. Por que tanto ódio contra um comentário? Nem tudo se resume a argumentos imbatíveis. Sinceramente nunca ouvi falar de ninguém que começou a fumar aos 13 anos, você conhece alguém?
Desculpe a agressividade, mas argumentos do tipo "isso não existe porque não acontece comigo/a minha volta" são os que motivam diversos tipos de opiniões preconceituosas. Aí acabo ficando meio puto com isso, opiniões pautadas em cima de ignorância ou em parcialidades para advogar em causa própria.
Quanto a "ouvir falar" é só você perguntar a idade em que amigos seus começaram. Muitos estarão próximos a essa idade. Talvez um pouco mais, se você for de classe média, já que, quanto menos instrução tem uma pessoa, mais presa fácil ela é para o marketing.

Postado originalmente por
Pedro Patrulheiro
Aliás, nem era esse meu ponto, mas o fato de um cartaz não ser chamativo o bastante pra iniciar numa prática que é, hoje em dia, extremamente mal vista e muito bem informada. As pessoas começam a fumar por influência de amigos e parentes.
Penso que a maioria esmagadora tenha sido influenciada diretamente por pessoas próximas. Mas o marketing dos anos 60, 70 e 80 foi o fator que tornou o cigarro uma marca de status para a sociedade. Então a propaganda sempre teve uma parcela primordial de culpa nisso. Quando ela foi "capada" e a informação sobre os reais efeitos da nicotina chegaram a todos, o cigarro acabou perdendo todo glamour conquistado.
Eu concordo que o cartaz citado não é tão chamativo. O meu ponto no tópico foi que, mesmo politicamente correto, esse ponto de vista acaba sendo fechar os olhos para a real intensão da industria, que é vender. E para fazer isso, eles estão pouco se lixando em adotar estratégias para angariar novos fumantes jovens. No fundo, é isso que eles querem.