Postado originalmente por
Sadeckss
Quanto maior o comprimento de onda, mais ela "se espalha". Ou seja, quanto maior a difração, mais ela se espalhar.
Então o raio x devia se espalhar menos que os com frequencia menor.
Logo, não fez sentido o efeito compton só ser metido com raio x, pois ela se espalha menos. Mas pelo que aprendi, quando se usa luz ultra violeta pra tras (visível etc..) e são lançadas nos cristais o ângulo que se "espalham" (mudam de freqüência, conseqüentemente de comprimento de ondas) ficam quase todos iguais, ou seja se espalham pouco.
Mas se difratão mais, deveriam se espalhar mais.

É o que falei, esse efeito doido q vc falou é outra coisa já, ae nesse negócio creio que vc estudaria a luz e o raio x como partículas nem quero saber dessas porra
Não sei o nível da tua pergunta, se não é curso superior é cultura inutil, se ainda quer esquentar com isso procura ae por dualidade onda-partícula que deve ter a ver
Edit: Olhei na wikipedia
Em Física, Efeito Compton ou o Espalhamento de Compton,
é a diminuição de energia (aumento de comprimento de onda) de um fóton de raio-X ou de raio gama, quando ele interage com a matéria.
O espalhamento de Compton ocorre em todos os materiais e predominantemente com fótons de média-energia (entre 0.5 e 3.5 MeV). Ele é também observado com fótons de alta-energia; fótons de luz visível ou de frequências mais altas, por exemplo, possuem energia suficiente para expelir os elétrons saltados do átomo
portanto se espalharia mais
fiquei com preguiça de ler mas pelo que eu entendi tem isso ae qnd colide com um eletron
quais as chances de um raio x colidir com um eletron enquanto atravessa teu corpo? pequenas demais q iss ignora essa porra na sua pergunta
o foton bateu com o e- e se espalhou. Se vc pensar, entre um comprimento de onda grande e um pequeno, o pequeno tem bem mais chances de colidir com um e- visto que varre uma área maior em escala nanometrica (vão ter a mesma velocidade portanto o comprimento de onda pequeno terá uma frequencia maior).
Ae deixo pro angel te explicar... ou se mais alguem souber... tnt mandar mp pra ele.