Postado originalmente por
Ldm
Pintar quadros é a sua referência de genialidade? Arte é subjetiva, cara. Até mesmo a sua colocação "grandes quadros" não se encaixa, porque você está partindo de um conceito pessoal.
Tô com o Gëik nessa. Que o esforço propicia o desenvolvimento, todos sabemos. Agora, que qualquer um pode se tornar um gênio, basta paixão... Não creio. Infelizmente, nesse caso, força de vontade não é a resposta para o problema da genialidade. Como você mesmo disse, até mesmo os estímulos recebidos quando criança influenciam na formação de um ser.
Eu acho, sim, que as pessoas deveriam se esforçar mais e reclamar menos. Mas genialidade é genialidade e esforço é esforço. Ponto.
Abraços.
Concordo em partes, Lucas.Acho que quando a "Arte" tende para a criatividade técnica ela torna-se menos subjetiva.E aí, mesmo na pintura, nós temos vários exemplos;impressionismo, expressionismo, pinturas renascentistas : idéias que foram representadas com a confecção de técnicas próprias.
@Geik
Eu acho estranho isso porque quantos exemplos de pessoas com mais de 30 anos que engajaram na física e se tornaram referencias? As vezes, eu tenho a percepçao de que isso beira a auto-ajuda. Pelo menos na minha área, quanto mais você estuda mais percebe que realmente existem pessoas especiais e geniais. Gauss, Euler, Leibniz, todos eles grandes cerebros que se desenvolveram naturalmente.
Sim, é verdade.Mas você deve entender que nem todo estudo é necessário e que há a possibilidade de muitas das descobertas existirem devido a questões pertinentes na vida destes homens.Pra mim, o que todos eles tem que os torna superior é o prazer de questionar as coisas.Você estuda exatas, certo?Você passa o dia todo aprendendo sobre o que OS OUTROS descobriram, quanto tempo da sua vida você passa fazendo perguntas próprias, já parou pra pensar nisso?Quanto tempo você gasta tentando esclarecer suas próprias dúvidas?Todos eles tiverem suas dúvidas, a exceção são os casos de descobertas acidentais.Interessante foi você ter citado Leibniz, que, até onde sei, encontrou um adversario (não tão bom quanto, no assunto em questão, diga-se de passagem) no desenvolvimento do calculo, que foi Newton, duas mentes brilhantes pra suas épocas vivenciando as mesmas descobertas.Por mais brilhante que um homem possa ser ele está atrelado a sua época.
@All
E a própoito, há varios tipos de inteligência.Eu não considero o personagem Sheldon Cooper tão inteligente assim, por exemplo. Se fosse suficientemente inteligente, poderia prever comportamentos de interação humana mais aceitáveis, é claro, se este fosse o intuito.Pra mim alguem que tem uma boa capacidade cognitiva, pode ser gênio fazendo qualquer coisa, se isto se consegue com exercício?Eu não faço a menor idéia!