Postado originalmente por
budalong
Alguém sabe algum trabalho MUITO simple de termologia?
Todos trabalhos que achei precisam de coisas que nao tenho como conseguir.
quero fazer um trabalho com coisas normais do dia a dia, mostar o como a termologia se aplica no cotidiano.
Ex: trabalhos sobre convecçao, conduçao, irradiaçao, dilatação etc..
agradeço desde já.
Explica porque uma peça de metal a 25ºC parece mais fria do que uma peça de madeira a 25ºC apesar delas estarem na mesma temperatura.
Como explicar?
"A condutividade térmica κ quantifica a habilidade dos materiais de conduzir calor. Materiais com alta condutividade térmica conduzem calor de forma mais rápida que os materiais com baixa condutividade térmica."
Fonte:
Wikipédia: Condutividade Térmica
A sensação de um objeto estar frio ou quente é diretamente ligada à transmissão de "calor".
O metal possui uma condutividade térmica muito mais elevada do que a madeira, portanto, quanto você encosta nele, perde "calor" muito mais rapidamente o que faz com que ele pareça muito mais frio, quando na realidade está na mesma temperatura.
Também pode mostrar, por conta das mesma propriedades, que ao esquentar uma extremidade de uma barra de metal a extremidade oposta também fica quente, e ao esquentar uma barra de madeira a outra extremidade continua fria.
É bem simples e bem cotidiano... hehehe
EDIT:
Outras coisas:
Você sabe que tudo irradia, certo?
Nós, a cadeira em que você senta, tudo.
Na temperatura ambiente, toda a radiação proveniente de objetos (desconsidere radiação refletida, como a luz) tem frequência menor que o vermelho, isto é, é invisível ao olho humano.
O que as câmeras de infra-vermelho fazem é detectar essa radiação e colocar numa tela, pra você poder ver.
Então, vamos ao que você pode fazer.
Você pode explicar que a luz que vem do Sol é radiação que ele emite por estar muito quente. Na temperatura em que ele se encontra (não sei quanto é, acho que era por volta de 5000K na superfície), ele irradia em frequências acima do violeta, dessa forma, ele consegue emitir luz visível (que é a radiação que se encontra em uma faixa de frequências, entre o infra-vermelho e o ultra-violeta).
Um experimento que você pode fazer é:
1. Pegue uma tomada (aquele negócio que tem dois pinos pra você colocar no plug que fica na parede) que tenha um fio duplo.
2. Corte a ponta do fio, de modo a ter somente a tomada e um certo comprimento de fio (quanto você quiser de comprimento).
3. Desencape as duas pontas do fio e separe os dois fios, eles devem estar grudados, assim como alguns fones de ouvido.
4. Pegue um grafite (de lapiseira).
5. Apague as luzes do ambiente, de modo que ele fique escuro.
6. Coloque a tomada no plug (parede).
7. Pegue os fios pelas partes encapadas, para não tomar um choque.
8. Coloque cada fio em uma extremidade do grafite
9.
POR MOTIVO NENHUM OLHE PARA O GRAFITE DIRETAMENTE DEPOIS DE ENCOSTAR OS FIOS NAS EXTREMIDADES! E AVISE TODOS QUE ESTIVEREM ASSISINDO AO EXPERIMENTO
10. O grafite irá começar a emitir radiação visível porque atingiu uma temperatura muito elevada (devido ao efeito Joule, mas isso é outra coisa).
OBS.: Não sei se funciona para tomadas 110V, o experimento que fizeram era numa tomada 220V.
E encontrei um vídeozinho no youtube que mostra como que é.
Veja que eles usam óculos de proteção, portanto, lembre-se:
9.
POR MOTIVO NENHUM OLHE PARA O GRAFITE DIRETAMENTE DEPOIS DE ENCOSTAR OS FIOS NAS EXTREMIDADES! E AVISE TODOS QUE ESTIVEREM ASSISINDO AO EXPERIMENTO
(No vídeo você pode, ok? aeuheaiuheaiuhea)
Grafite Incandescente