Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: O que dizer hoje?

Registro
    05-06-2009
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão O que dizer hoje?

O que dizer hoje?

Minha mente em página visível
    Vestida de branco
    Acudo-a, para quebrar o seu silêncio
    Observo as linhas, esperando mancha-lás

Diversas maneiras e formas possíveis
    São milhares para ser dito
    O que dizer? - Eu não queria dizer isto -
    Observo minha mente, esperando...

Não gostaria de falar de meus versos
    Livre? Sim, mas tendendo a quatro
    Tendendo ao velho
    Sem o exagero, exagerado

Ah! É a necessidade de belos dias
    Há tristeza, há terrorismo demais
    Tanto às idéias, quanto ao homem
    É... Querer dividir o carinho da brisa

Enfim, não ter o controle, dentro de um
    Desejando o infinito
    Revelar minha mente e minha alma
    Meu pensamento e minha vontade

(Eduardo Salarini)

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Irgulino; 08-08-2011 às 19:05. Razão: Faltou um acento ali =x
    Para sempre Langobardis.

Keep farming Avatar de Martiny
    Registro
    04-01-2009
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu acho que é a melhor que você já escreveu. Li pouco, admito, mas acredito que essa seja uma das mais bem trabalhadas. Antes eu lia suas obras e ficava com uma certa expressão de vazio, as palavras não me faziam sentir, era morno demais. Eu também achei a ideia, de certa maneira, morna, mas isso não é ponto negativo se o jeito de expressá-la é bom. Gosto da simplicidade, coisa que gosto de levar aos meus escritos.

Vou fazer um comentário de cada estrofe, do que eu achei e tudo mais.

Citação Postado originalmente por Irgulino Ver Post
    Vestida de branco
    Observo as linhas, esperando mancha-las
    Talvez a estrofe que eu mais tenha gostado. É a maneira que eu começo a escrever; olho para a página branca - no caso, Word branco - e imagino o que vou escrever, para depois "manchá-las". Achei a maneira de se escrever simples e clara.

"O que dizer? - Eu não queria dizer isto -"
    Haha. Essa também, como eu já disse na outra, retrata o que eu faço quando estou começando a escrever qualquer coisa. Esperar a ideia, esperar a inspiração às vezes demora. O que dizer? O que escrever?...

Tendendo ao velho
    Sem o exagero, exagerado
    Não entendi tanto. O primeiro verso até me lembrou a vergonha que tenho do que escrevi. Sabe? Quando você termina de escrever e quer nunca mais ficar perto daquela maldição? Sei que não sei o único nessa jornada.

Mas o resto dessa estrofe me confundiu um tiquinho. Não consegui captar a mensagem que as palavras trazem consigo. Pelo menos não agora.

Aqui que acaba a minha viagem de interpretar os versos "com o jeito que eu escrevo". Aqui eu senti uma vontade de coisas melhoras, de voltar ao passado, de mudar o futuro. Senti que tem algo de especial no verso "É... Querer dividir o carinho da brisa".. mas não consegui captar a sua essência. "Carinho da brisa" é deveras bonito e poético.

Desejando o infinito
    Hm... estou confuso quanto as duas primeiras linhas. Os últimos dois versos me lembram aquela ideia de que as obras revelam o artista, revelam sua mente, sua alma, sua vontade, seu pensamento, e que temos de ter cuidado com quem irá vê-los - e como eles irão interpretar. Isso entrou na minha cabeça com mais força agora que estou lendo O Retrato de Dorian Gray, onde essa estética de "se revelar nas obras" está muito presente.

Bem, aí está meu comentário. As vezes penso que quando eu me prolongo demais eu começo a falar asneiras, mas eu gosto de dar ao artista um comentário longo. Eu sei que eles dão um gás, um ânimo.

Um abraço.

Registro
    16-10-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Já no início, seu poema me lembrou minha própria Justa, a que estou disputando contra o Drasty e cujo tema é Página em branco.

Fui seguindo pela mesma linha do Martiny, diferindo da interpretação dele na terceira estrofe.
    Tendendo ao velho
    Sem o exagero, exagerado
    Entendi que não há a intenção de fazer um poema metalinguístico, que fale da própria escrita. Depois, trata-se das características dos textos do eu-lírico, que prefere quatro versos por estrofe e um rebuscamento intermediário. O engraçado é que ele contrariou a primeira vontade e acabou falando de seus próprios versos. Gostei do paradoxo (:

Minha interpretação foi parecido com a do moço acima. Só que vi uma decepção frente ao cenário atual. Ao mesmo tempo que - talvez - deseja escrever sobre o real, o eu-lírico não gosta da situação em que se encontra. Para mim, foi outra oposição legal que se criou.
    Também não consegui pescar muito bem o significado de "carinho da brisa". Gostaria de explicações (:

Parabéns, parabéns! \o
    Última edição por Bela~; 10-08-2011 às 16:52.

Registro
    05-06-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Quase lá, Bela...
    Errou em algumas coisas.

Estou esperando o comentario do LDM e do Thomaz.
    Espero que um deles terminem entendendo tudo.

Martiny por enquanto foi o melhor. Só pecou em ter vergonha dos seus versos. Vejo meus versos como algo que vem de dentro, por isso não tenho vergonha deles, pois não tenho vergonha de que sou o que sou. Realmene, só está faltando o que ele não entendeu, o que ele não captou. O que significa ou simboliza esse carinho da brisa?

Ah, Bela. Eu não queria falar de meus versos, mas acabei falando, assim como antes no "O que dizer?". Este "o que dizer" foi algo que passou na minha mente no momento e eu não quis escrever, dizer, mas como digo no fim... "Revelar minha mente e minha alma". Não irei falar mais para não comprometer os outros que comentarão ainda.

@LDM E THOMAZ, Não leiam o que tá abaixo! A menos que queiram spoiler. Btw, façam o comentario de vocês antes, depois leiem e adicionem algo no fim do comentario sobre o spoiler no fiim (Spoiler não. Dica.).

Deixarei alguma(as) dica(as) para quem quiser:

Tendendo ao velho
    Sem o exagero, exagerado

Para sempre Langobardis.

Registro
    20-08-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Não li nenhum comentário, então corro o risco de estar sendo repetitivo.

Vestida de branco
    Observo as linhas, esperando mancha-lás
    Essa primeira estrofe me lembrou exatamente uma folha em branco (ou o bloco de notas, vá saber); justamente porque o eu-lírico metaforiza a própria mente no espaço vazio, como se ambos fossem exatamente iguais naquele instante.

É a ideia de você ficar encarando o espaço e pensando no que vai escrever, como se, de alguma forma, encarar o vazio ajudasse no estímulo criativo.

Realmente, há várias maneiras e formas para se escrever um poema; e você pode encarar isso como sendo: a) estrutura física do poema (métrica, rima, e por aí vai); b) a ideia mais subjetiva ao escrever um poema, como as ideias brotando na mente genuinamente — a famosa inspiração. E ainda erra: "o que dizer, porra? — erm, bem, eu não queria dizer isto — ...", como se não quisesse ser tão direto.

E o eu-lírico espera a inspiração nascer em sua mente, como algo natural.

Tendendo ao velho
    Sem o exagero, exagerado
    Aqui ocorre uma curiosa mênção à disposição dos versos num poema, embora o eu-lírico "relute" em falar desse assunto. É engraçado, porque ele prefere versos livres, mas parece não conseguir se livrar da estrofe quaternária que já é tradição na poesia.

E ainda considera isso um exagero: "sem o exagero, exagerado"; o eu-lírico parece simplesmente gostar de um, mas praticar o outro por conveniência. A ele, parece mais harmonioso (e menos exagerado) usar quatro inversos ao invés de mais, por exemplo.

A partir dessa estrofe, começa o lirismo do poema; tudo parece ficar nebuloso, difícil, subentendido, meio largado.

O eu-lírico se mostra sociável, apegado à humanidade. Fala das ideias e homens tristes e aterrorizados, como se fosse tudo um ciclo de causa e consequência.

"Querer dividir o carinho da brisa" é enigmático, me parece só a necessidade de uma companhia humana e sensível.

Desejando o infinito
    Por fim, o eu-lírico simplifica tudo: não temos o controle sobre nossas ideias, e estas se revelam justamente nos poemas, na literatura, nas infinitas possibilidades que se abrem. Acabamos revelando muito de nós mesmos nessas obras de arte.

Edit:

Li o seu spoil e não consegui encaixar mais nada. Só me reforça a ideia de que deixei algo passar na minha interpretação, que provavelmente não foi das melhores.

Mas, agora, "Singelos Versos" é oficialmente meu.

Abraços.

Publicidade:

Última edição por Ldm; 13-08-2011 às 00:54.

"Este tem sido o problema dos místicos. Alcançam o Definitivo, mas não podem relatar aos que lhes vêm após. Não podem relatá-lo a outros, que gostariam de ter essa compreensão intelectual. Tornaram-se um com o Definitivo. Todo o seu ser o relata, mas a comunicação intelectual é impossível. Poderão dá-lo a ti, se estiveres pronto para recebê-lo, poderão permitir que o alcances, se também o permitires, se fores receptivo e aberto. Mas as palavras não farão isso, os símbolos não ajudarão, teorias e doutrinas não serão de uso algum."

Registro
    05-06-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

KOSAKPOASOKPAS

O "exagero, exagerado" não mais falava dos versos =P
    Eu vejo que um pouco do que escrevo é um tanto romantico... Mas sem todo o exagero, eu acho.

Na 4ª estrofe eu tento explicar porque desse "romantismo".
    O "carinho da brisa" acho que são boas emoções. Há terror demais no nosso mundo atual.

Sua unica falha Ldm foi:
    Eu não prefiro versos livres, pois meus versos são livres, mas eu tenho uma tendencia meio que natural para estrofes de quatro versos. =P

Comentario da 1ª e da 2ª estrofe do Ldm foram impecaveis.
    A 4ª estrofe fica pro Martiny =P
    A 5ª tá metade pro Ldm e a outra pro Martiny =P

Obrigado pelos comentarios. o/
    Se mais alguém quiser comentar algo, fique avontade. =]
    Para sempre Langobardis.

Keep farming Avatar de Martiny
    Registro
    04-01-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Sua unica falha Ldm foi:
    Eu não prefiro versos livres, pois meus versos são livres, mas eu tenho uma tendencia meio que natural para estrofes de quatro versos. =P

Comentario da 1ª e da 2ª estrofe do Ldm foram impecaveis.
    A 4ª estrofe fica pro Martiny =P
    A 5ª tá metade pro Ldm e a outra pro Martiny =P
    Que coisa cara, você está até esquecendo que a interpretação é da obra é livre. Mas se é pra adivinhar o que estava passando na sua cabeça, aí é outros 500.
    Última edição por Martiny; 13-08-2011 às 10:08.

Registro
    05-06-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu sei. =P
    Até eu mesmo interpreto o que eu escrevo de outras maneiras.
    Para sempre Langobardis.

Registro
    20-08-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Poemas são legais justamente pelo barato de cada um ter uma visão, muitas vezes até diferente da visão do autor. Essas "constatações" que você fez aí provavelmente se referem ao que você pensou na hora de escrever, mas não significa que os leitores erraram ao terem uma interpretação diferente.

Quanto aos "versos livres", não entendi o que você quis dizer com "meus versos são livres"; isso depende, ué. Eu mantenho minha ideia de que você tenha uma preferência por versos livres, goste do jeito solto deles, enfim... mas tem justamente essa "tendência natural" para versos quaternários. Não vejo onde errei.

Abraços.

"Este tem sido o problema dos místicos. Alcançam o Definitivo, mas não podem relatar aos que lhes vêm após. Não podem relatá-lo a outros, que gostariam de ter essa compreensão intelectual. Tornaram-se um com o Definitivo. Todo o seu ser o relata, mas a comunicação intelectual é impossível. Poderão dá-lo a ti, se estiveres pronto para recebê-lo, poderão permitir que o alcances, se também o permitires, se fores receptivo e aberto. Mas as palavras não farão isso, os símbolos não ajudarão, teorias e doutrinas não serão de uso algum."

Registro
    05-06-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Quando você falou "prefere", eu entendi como se os versos não fossem livres por tenderem a 4.

Btw, adorei os comentários.

Publicidade:

Para sempre Langobardis.

Tópicos Similares

1. [Entrevista] Onilink e Anderslash entrevistam o top Lord'Paulistinha
    Por Anderslash no fórum Entrevistas TibiaBR
    Respostas: 694
    Último Post: 26-07-2010, 15:32
  2. Você tem vergonha de dizer que joga Tibia?
    Por LordVoldemort no fórum Tibia Geral
    Respostas: 56
    Último Post: 13-11-2009, 12:55
  3. Sorte de Hoje: [Orkut]
    Por House no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 16
    Último Post: 05-04-2009, 22:48

Permissões de Postagem