Postado originalmente por
Cavaleiro Calmo
"Não julgueis..." A sentença está no imperativo, usado pra ordem ou recomendação.
"Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça"
Contexto: Jesus fala a multidão sobre uma cura no sábado, aparentemente contra a lei, mas veio pra trazer vida e alegria a uma pessoa.
Texto:
http://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/7
você está bem equivocado.
SEGUNDO RETA JUSTIÇA =
segundo a bíblia!
portanto se eu julgar segundo ela, com os parâmetros dela, estou não apenas sendo justo,
mas fazendo o que Deus deseja . E exemplo outros dei nas minhas respostas, por exemplo que Paulo escreve a timóteo
'Exorta, ninguém te despreze' (note a enfase), ou
"Exortai-vos mutuamente no dia que se chama HOJE, para que ninguém se endureça pelo engano do pecado" , quer tentar explicar na tua 'tese' estes versos ? te garanto que tem muito mais de onde estes vieram, e não é na torá não.
Assim o 'não julgar' ,
tão malversado entre os que querem PRESSIONAR o cristão se tornar um homogeneizado , na verdade é não julgar por parâmetros pessoais, humanos, subjetivos, pois aí sim, todos temos falhas e estas falhas refletirão deturpando o julgamento , e sim ter uma parâmetro bíblico, como Paulo disse
'ninguém se endureça pelo engano do pecado' = e pecado é na bíblia que se demonstra.
Ora,
todos nós seremos julgados pela bíblia (premissa de debate), então quando Jesus ainda fala 'pela medida que julgares , serás julgado', está dizendo que se escolhemos a bíblia como lente, nada colocaremos de peso no nosso julgamento, pois
já estamos julgados por ela. Então , reiterando, este negócio de 'não julgue', é uma falácia de blindagem , cristão não só pode julgar, como foi chamado para diferir
sem enrolação o certo do errado, sem sofismas, evidente que eu não estou aqui para julgar individualmente as pessoas não-cristãs, mas no nosso meio até este direito temos, e as bíblia diz para exercitarmos, com as cautelas devidas.

Gildao
Essas frases na Bíblia supostamente ditas por Jesus são muito boas, mas qual a probabilidade de ele alguma vez na vida ter dito aquilo naquelas exatas palavras?
Tão grande como a personalidade de muitas figuras totalmente históricas que vocês creêm cegamente ter existido, embora o REGISTRO de suas palavras distem 500-600-700 anos dos fatos, com meia dúzia de manuscritos (se tanto), e temos várias delas. Os Evangelhos é o material daquele período
mais bem , e mais cedo, registrado. temos 5.700 manuscritos que concordam entre sí 99,5% (e estes 0,5% são pequenezas, na mais das vezes), e provas robustas que os Evangelhos já existiam BEM no início do segundo como um composto de livros. Se formos pegar trechos de cada livro, temos vários deles que se prova serem antes do ano 69dC , como todas as cartas Paulinas (que corroboram todas as doutrinas de Cristo), e no mímimo mais o Evangelho de Marcos e o de Mateus (Magdalena Papyro). Temos ainda mais 80.000 citações do NT nos primeiros apologistas, isto dá menção a tudo que foi escrito , menos MEROS 11 VERSOS !! . Então a confiabilidade é excedente até , de forma que quando um ateu coloca em dúvida estes escritos, o faz por um critério muito mais rígido do que se aplica a escritos seculares, e a bíblia passa no teste com louvor , mesmo assim. Evidente que somente não se achará Jesus escrevendo de punho, pois o costume de época sempre foi a transmissão oral, o registro sempre vinha tardiamente, pois dificultosos os meios disponíveis, mas é dos escritos mais próximos aos fatos.

Mig Master
Outra interpretação do julgai pela reta justiça seria que só aqueles com a justiça reta, ou máxima, seriam dignos de julgar.
E quem é esse?
A bíblia o é, para nós.
Então quando um cristão julga
pecados, COM amparo bíblico, não está fazendo nada demais, senão usar o padrão mais elevado de justiça que conheça. Registre-se que vocês estão falando muito em julgamento , mas QUEM aqui julgou alguém outro ? NOBODY , o que foi colocado é uma generalização de que duas IDEOLOGIAS causariam prejuízos sociais, por tendência, então ninguém aqui NEM MESMO julgou pessoalmente.
AO CONTRÁRIO, eu e a Karla fomos julgados e muito, até me mandaram 'se converter', interessante que é quem achava que não se devia julgar. Então please, não vamos inverter as coisas.
Bom registrar ainda, que todos vocês aqui julgam, mas querem que o parâmetro de um Cristão seja de cachorro morto, para ser melhor chutado (os que querem que não abramos a boca em relação a alguns temas). Então nos meus respeitos a quem não age assim, e aos que não fazem isto de caso pensado, mas só se cobra dos outros, o que fazemos antes, o que também é um ensino bíblico, se cobramos alguém por um ensino bíblico, certamente devemos saber que outros devem valer para nós mesmos.
finalmente, não estou implicitando nada a você, apenas aproveitando a oportunidade para esclarecer.

Lire
Val
Só entrei agora,
Li tudo e como já citado adorei seu post
Referente ao recado que você me deixo.
Eu uso a lei do ouro.
Não faça para as pessoas o que você não quer que faça com você.
Se você pegar vários poster meu, verá que respeitei várias pessoas.
Mas...
O tal de rob, se você lê os post referente a minha pessoa, ele foi ofensivo em todos, então tomei o direito de agir da mesma forma.
Ele vei me citando no masculino, não que me importe, as pessoas vivem fazendo isso para me ofender, mas... não dou bola.
depois veio me chamando de retarda analfabeta, e hipócrita.
de forma indireta ^^
Não me importo que ele aja assim, mas... que ele não espere menos de mim.
todos os outros eu tratei com respeito.
ele ficou impossível de respeitar.
não, você não usou a lei de ouro, já que mentira não está incluso nela,
e você acabou de mentir, sinta-se livre para
QUOTAR CONTEXTUALMENTE onde aconteceu isto, e provar que tenha havido qualquer resposta um pouco mais ríspida minha
sem que haja uma provocação ANTERIOR tua. Apenas seja zelosa para trazer o contexto pregresso, para eu não precisar te dizer de novo que você está sendo desleal na crítica . Aliás você mesmo deu a evidência como é uma vitimista , já que é evidente que pelo teu nick eu não poderia saber se você é homem ou mulher, para ver o nível de cata-pulga na crítica, ao citar isto.
Ressalvo novamente : VOCÊ está mentindo..
e provavelmente porque teus 'argumentos', foram de sofríveis a péssimos mesmo, o que não posso falar de alguns por aqui, com os quais tive de debate de nível bem melhor,
sem nenhuma farpa mais relevante de lado a lado. Tem
alguns ateus aqui muito mal acostumados, querem chamar nosso lado de ignorante, fanático, ofender nossos simbolos caros, e depois quando não nos portamos como saco de pancada, ainda querem posar de vítimas, ...