
Postado originalmente por
Mig Master
Rubens, assim, na amizade:
Você aceita a micro evolução, isso é um fato.
Então vamos trabalhar em cima disso.
Suposição: a Terra tem 4,6 bilhões de anos. A vida na mesma, 3,5 bilhões.
Aceite essa suposição como verdade, só para efeito do post.
Se as micro evoluções ocorrem, ela ocorreram nesses 3,5 bilhões de anos, correto?
Se muitas micro evoluções ocorrem num longo período de tempo, elas parecem macro evoluções, correto?
Logo, macro evoluções são possíveis, já que são sucessões de micro evoluções.
A lógica funciona, neste caso?
Dizem que a dificuldade de aceitar a macro evolução reside mais na dificuldade de aceitar o surgimento da inteligência, que se deu em muito pouco tempo comparando-se à escala temporal de outras evoluções adaptativas. Imaginar que um rabo tenha sido reduzido à um pequeno osso através de várias mutações em várias gerações durante milhões de anos é relativamente simples. É algo que se segue da micro-evolução, uma questão de tempo. Mas aceitar que em alguns milhares tenhamos abandonado cavernas e caça para construir prédios e raciocinar é bem difícil.
Mas a bem da verdade, a única característica evolutiva que o
homo sapiens adquiriu foi a
cognição,
um dos componentes do que hoje consideramos inteligência. Outras capacidades como percepção, ação e integração ao ambiente externo já estavam sendo desenvolvidas a muito tempo em símios e outros hominídeos.
E a cognição é poderozíssima, porque trata justamente do nosso potencial de aprender. Junto com outras características (como a percepção sensorial) e combinada à várias possibilidades, compõe um sistema complexo, que é a racionalidade humana. A evolução cognitiva se difere da evolução fisiológica em muitos pontos. Existem estudos sobre isso, e os mais famosos (principalmente entre ateus) são os relacionados à Memética de Dawkins, citada em "O Gene Egoísta".
Na faculdade estudei um pouco sobre redes cognitivas (redes de computadores ou componentes computacionais que são montadas simulando o que se sabe sobre comunicações entre neurônios) e é fantástico descobrir que, tendo-se um padrão "simples", é possível montar reações complexas imprevistas e inteligentes do fluxo de informação. Mesmo que não se comparem ao padrão complexo humano, é possível ver que com mais conhecimento e modelos poderemos um dia montar reações racionais semelhantes.
Se alguém for da área da Computação, procure sobre, é bem interessante.