Postado originalmente por
Rubenito
Reclamam quando somos irredútiveis quando usamos a Bíblia junto a ciência também erramos, vai saber

.
Digamos que os mais ortodoxos morreram, e que o avanço da ciência nos últimos 200 anos permite a religião ter acesso e compreender melhor sua própria doutrina. Não a erro nem contradição nisso.
Na verdade a contradição está em ter tratado aquilo como certeza, como uma
verdade.
Se eu disser: "Rubenito, juro para você que o Conrinthias ganha a Libertadores esse ano, está escrito" você pode acreditar em mim,
levar fé no que estou dizendo. Mas depois de 100 anos disso não acontecendo, você vai começar a duvidar das minhas verdades. Mas se eu disser: Rubens, baseados nos números e na qualidade do plantel do Conrinthians, tenho a teoria forte de que ele irá ganhar a Libertadores". Se eu não acertar esse ano minha previsão, tudo bem, tento encontrar dados melhores para analisar. Mas se eu acerto 80% das vezes, você com certeza vai
confiar nas minhas próximas previsões.
A diferença entre
confiança e
Fé.
Agora me responda, você aceita acreditar em Deus aceitando que ele é só
MAIS UMA teoria, ou você acredita nele porque tem
CERTEZA que ele existe?

Rubenito
Isso não muda, um Deus que é capaz de criar o homem já adulto pode criar um mundo já Adulto, 7 mil anos é o tempo de vida na terra, mesmo que suas rochas ja tenham sido criadas envelhecidas em Milhões de anos, deixando nossos amigos ciêntistas certos e confusos. Eu não descarto essa hipótese.
O conceito de Deus é encaixável em qualquer coisa, em qualquer brecha. Tudo que não tenha explicação é explicável através do conceito de Deus. Coisas que já tem explicação também são explicadas pelo conceito de Deus. Você diz que as rochas estão envelhecidas, ele ali pode dizer que Deus está de lulz e fode com os equipamentos e técnicas de datação de rochas.
Mas isso no campo material não que dizer absolutamente
NADA. Infinitas possibilidades podem surgir quando não se trabalha com o que é fato. Podemos estar na Matrix agora mesmo e até o que você acha sobre Deus ser um algoritmo pré-programado.

Rubenito
é só não conseguem anotar como algo muda em milhões de anos para outro, então usam a macro-evolução como resposta plauzivel, não é porque acertaram 80% por exemplo das coisas que podem se usar disso para acertar coisas imensuráveis.
E é uma resposta plausível. Se constatado algum elemento material que fuja à teoria, ela pode ser refeita. Teorias não são verdades absolutas. É isso que você está tentando dizer, mas nunca vi ninguém discordar. O importante e essencial é que todos tenham um
senso crítico, seja com a ciência, seja com religião e filosofia.
O grande problema na sua argumentação é achar que a ciência está para os ateus assim como a religião está para os crentes. E isso não confere. Ciência não tem obrigação de explicar tudo, nunca teve. Essa obrigação de encontrar verdades transcendentais é da Filosofia e da própria religião.

Rubenito
Uma prova baseada em teorias, jamais poderia ser aplicada pois teoricamente ninguém está 100% certo nesse assunto.
Eu amo a Física por que não se contradiz, o problema é tentarem enchertar coisas não existentes ou incalculáveis e usarem a Física perfeita como escudo para críticas e questionamentos.
Aí pergunto, quem fica censurado de pensar? Se a Física por estar certa em muitas coisas vai estar também certa nessa teoria?
Não é uma censura, é seguir metodologia. Hoje sabemos que existem partículas capazes de ficarem em estados indefinidos. Mas a Teoria da Computação foi estabelecida com valores binários, 0 e 1. A pergunta é:
serviu? Claro que serviu, sua máquina está aí, bonitinha a funcionando. E é isso que importa, isso é ciência. Se amanhã um computador quântico for criado (o que já aconteceu em termos), passaremos para a "próxima etapa da ciência da computação". Mas em 1800 e bolinha, pensar em partículas quânticas não tinha sentido, quando a própria computação binária estava sendo estudada. Pensar hoje em alguma teoria maluca qualquer sobre a criação da vida não tem sentido, quando tudo que é feito e conhecido se encaixa perfeitamente na atual teoria.

Rubenito
São Teorias ambas não provadas e ambas deveriam ser estudadas e consideradas. é presunção achar que a ciência por estar certa em muitas coisas estará em algo assim com tamanha incerteza de calculos.
Ou as escolas são usadas para propagar conhecimento científico ou ensinemos todas as religiões possíveis, já que cada uma possui suas próprias teorias. Como a ciência construiu a atual sociedade, acho que a opção sensata é a primeira.

Rubenito
Depende, da arma e a potência em que sai o tiro, e quando sai esse tiro também.
Pelo rumo que a ciência vai fará maravilhas, mas na parte hitórica e origem das coisas ficará tal abstratá quanto o Deus que repudiam.
Ou não. Imagine se você viaja no tempo das cavernas com naves e trajes espaciais. Para aqueles humanos primitivos, você será
no mínimo um Deus vindo do céu. Suas tecnologias parecerão magia e farão provavelmente que esses seres o adorem. Mas isso não é magia, isso é ciência.
Então, assumir que no futuro coisas que hoje são absurdas não acontecerão é algo complicado de se fazer, principalmente se levarmos em conta nosso potencial científico. Pode ser que amanhã consigamos formas de mostrar de onde viemos, pode ser que consigamos criar condições ideais para o surgimento de formas de vida.
O interessante disso é que a religião nunca deixará de existir por isso. Por mais que provemos coisas incríveis, nunca poderemos provar e racionalizar tudo.

Rubenito
Se há uma coisa que não irá sumir será a fé e pessoas que conhecem algo a mais que diplomados em havard, pode e vai perder espaço isso é p´rofético e está no livro de Daniel, e será quando isso acontecer que muitos engomadinhos letrados vão perceber o erro que cometeram de endurecer vossos corações para algo tão simples como a graça divina.
Realmente a fé nunca irá sumir, isso não é difícil de ser inferido, mesmo em épocas longínquas. Mas a ameaça de verdades supremas sempre perdurou sobre as cabeças humanas. Felizmente, nenhuma mente brilhante deixou de criar por isso.

Rubenito
Na Ciência também aparecem charlatães...
A diferença básica é que na ciência, meu trabalho pode ser verificado hoje, amanhã e para sempre. Provavelmente charlatanismo serão desvendados, hora ou outra.
Mas existem pastores aí contando mentiras e ficando milionários. O pior é que nunca ninguém vai poder dizer que ele diz mentiras. Ele pode realmente acerditar no que diz.