Postado originalmente por
Bob Joe
Entenda racionalização como uma "curiosidade" ou como a prática do ceticismo básico. É aquele velho exemplo, para um homem simples do campo, fogo saindo do chão em um cemitério ou em um pântano pode significar seres sobrenaturais. A ele, a informação não chegou e o ser humano tem a tendência natural de preencher lacunas de coisas que não sabe com o fantástico. O ceticismo básico exige um pouco mais de entendimento, informação e de senso crítico, para poder acontecer. É natural alguém começar a ter acesso a informações e começar a questionar suas próprias crenças. Esse questionamento pode chegar a um teísmo, um ateísmo ou até um agnosticismo, mas esse é um processo que só acontece exatamente com esse desenvolvimento intelectual maior.
Eu entendi seu ponto, mas crer em algo divino e sobrenatural não congela o cetisismo e o questionamento do homem, pelo contrário pode até aguçar, pois apresentado a histórias sobre Nirana, Dilúvio, Ragnarok coisas e eventos que não podem ser colocadas em um tubo de ensaio e estuadas a fundo, causam a todos um questionamento se aquilo realmente existiu, porém a Fé é o combustível extra que nos move a encontrar repostas, enquanto para vocês a lógica é o único meio para explicar os eventos.

Postado originalmente por
Bob Joe
Lembre-se Rubenito, não estamos falando de cristianismo, mas sim de Fé, seja ela sob forma de crendices, como citei acima, ou sobre forma de acreditar em Deus, seja ele qual for. Não puxe a sardinha para seu lado, ateus são ateus para todos os deuses, não apenas para o seu. E quote meus posts baseando-se apenas no que eu escrevi, senão acaba colocando palavras na minha boca.
Não me lembro de ter sido individualista nem ter distorcido suas palavras, posso ter interpretado errado sua afirmação de irracionalidade, apenas isso, se foi algo mais, aceite minhas desculpas.
Se falando de Cristianismo religião predominante de nosso continente as pessoas já tem pouco ou nenhuma informação, quanto mais usar Hinduismo e outra cultura Oriental como exemplo, mas está certo para ser Ateu tem que negar toda e qualquer divindade.
Se for contar todos que buscaram e estudaram outras religiões pra depois as negar esse número de 130MM cai exponencialmente.