.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online
Curtir: 0
.
Última edição por luizjuiz; 29-06-2015 às 15:39.
Você faz que B = x, então aplica uma série de Taylor/MacLaurin e obtém isso aqui:
Então você pega os termos da direita na expansão (pode pegar só até o segundo termo que já é uma aproximação razoável) e iguala aos termos que você tem, ou seja:
x + x³/3 = V²/R.g
Ai você resolve pra x, onde x é o ângulo dentro da tangente.
Isto, senhores, é o que chamamos na engenharia de matar uma formiga com um canhão.
-=Angel of Darkness=-
|NcosB/
|/\... /
||.. /
|.. /
|B/
|/______________
| ->NsenB
||
|\/
|MG
Tá horrível o gráfico, se não der pra entender, deixa queto.
Não tenho como escanear.
Exercício: Um técnologo propõe construir uma curva de modo que o carro com velocidade v possa completar a curva sem deslizar mesmo sobre uma pista de gelo com pneus de teflon, ou seja, sem atrito. Qual deve ser o ângulo de B da inclinação lateral, assumindo que v=25m/s e R = 230m.
O que eu fiz:
Analisei os eixos:
Em y:
NcosB - Mg = m.a -> neste sentido não tem aceleração.
NcosB = Mg
N = Mg/cosB
Em x:
NsenB=m.a -> Aceleração no movimento circular = V²/R certo?
NsenB=m.v²/R
Substitui N por Mg/cosB e ficou.
Mg/cosB. senB = m.v²/R -> Dai cortei as 2 massas.
gsenB/cosB = v²/R -> Sen divido por cosseno = tg certo?
gtgB = v²/R -> Passa gravidade para o outro lado
tgB = v²/R.g
Não aprendi nada no ensino médio, to suando na faculdade.
Edit: Não entendi nada na reposta acima.
qual o valor do ângulo?
kkkkkkkkkkk
Última edição por fernando dido; 13-06-2011 às 14:09.
É isso ae mesmo, só a dica que qnd vc traça as forças acaba que pode desconsiderar a normal e fazer Tg B = Rc / P, o que por fim da isso ae. Agora se é de faculdade eu pulo fora, nivel pra colegial vc pararia no arctg Rc/P.
Rc = m.acp = m.v²/r , vc corta a massa com a massa na força peso e da isso ae.
Última edição por Sete; 13-06-2011 às 14:21.
Se é faculdade ele pode usar uma porcaria de uma calculadora e fazer um arctg pra achar que o ângulo é aproximadamente 15,5 graus.
Alternativamente ele faz o meu método e resolve a equação de terceiro grau, achando que a única raiz real da equação é x = 0,27 radianos, o que equivale a cerca de 15,4 graus.
-=Angel of Darkness=-
Última edição por Angel of Darkness; 13-06-2011 às 14:28.
Valeu ai Angel e Sete.
Meu maior problema foi não ter tido base no colégio, e to pelando na facul.
Acabei de aprender aqui como faz arctg, na calculadora, e não sei fazer equação de terceiro grau.
Mais valeu aí pela ajuda.
Só me tira uma dúvida Arctg = tg^-1 né?
Última edição por fernando dido; 13-06-2011 às 14:36.
Exercicio de Quimica, parte de misturas gasosas. Alguem consegue fazer?
67. (UFPE) Dois recipientes encontram-se ligados por uma válvula, inicialmente fechada. No recipiente menor, com volume de 1L, encontra-se gás carbônico na pressão de 1atm. No recipiente maior, com volume de 3L, encontra-se oxigênio na pressão de 6atm. Considerando que a válvula é aberta e os dois gases se misturam, ocupando o volume dos dois recipientes, podemos afirmar:
(0) a pressão parcial de gás carbônico será 0,25 atm.
(1) a pressão parcial de oxigênio será 4,5 atm.
(2) a pressão total no interior dos recipientes será de 4,75 atm.
(3) a pressão total no interior dos recipientes será 7 atm.
(4) a pressão no interior do recipiente maior será menor que a pressão no interior do recipiente menor.
Então, tentei usar P.V/T = Pf.Vf/Tf pra achar as pressões parciais, mas ele não diz nada sobre a temperatura, se ela é constante ou se varia. O problema também não me fornece as massas dos gases para eu achar a fração molar.
Eai, como faz?
RESP: 0, 1 e 2 estão corretas.