Curtir Curtir:  0
Página 15 de 27 PrimeiroPrimeiro ... 5131415161725 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 141 a 150 de 262

Tópico: Discussão sobre Programação

Registro
    08-12-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por caikeke Ver Post
    eu tenho a mesma duvida do boots of haste, mas não faço faculdade ainda.

Vou prestar vestibular na furb esse ano pra CC, mas não sei nada de programação, vale a pena eu fazer esse curso?
    As aulas são baseadas no fato de que você não sabe nada sobre aquilo, portanto fique tranquilo. Só não espere que só o conteúdo apresentado na aula seja suficiente, você terá de correr atrás, estudar bastante em casa, praticar, praticar e praticar.

Eu mesmo entrei no meu curso sabendo nada de programação, fique tranquilo.

O risco que você corre é que pelo fato de não conhecer o assunto você tenha uma falsa impressão de que gosta daquilo.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    23-06-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Boots of Haste Ver Post
    Bom, já que estão nesse assunto, talvez algum de vocês possa me esclarecer algumas dúvidas. Já faço faculdade, mas estou pensando em trocar de curso pra CC.

Alguns dos meus amigos aprenderam um monte de programação e coisas mais avançadas da informática já no ensino médio, só mexendo aqui e fuçando ali, levados pela curiosidade. Já eu acabei nunca tive tanto essa curiosidade de querer mexer e descobrir truques com o computador que poucos sabem fazer, e sou nada mais do que um simples usuário passivo das tecnologias. No entanto, sempre sonhei em poder criar meus próprios programas, ou então melhorar os já existentes, do meu próprio jeito. Acham que, ainda assim, o curso pode ser adequado pra mim?

Tenho meus receios de que o curso seja tão difícil quanto ouvi falar... Não estou falando da parte matemática, mas das partes de lógica de programação, bancos de dados, redes etc. Sei lá, rolando pelo tópico e olhando os códigos que postaram, me parece algo monstruosamente complexo. Tenho um amigo que cursa SI e passa praticamente o dia inteiro estudando essas coisas, e ainda assim ele me diz que não vai muito bem. É um daqueles cursos que tem que sacrificar quase tudo pra conseguir seguir?

Sempre tive a ideia de que a profissão de ti seria uma onde poderia ter um ambiente de trabalho mais light, horários flexíveis, e estaria longe de stress, jornadas abusivas, etc. O que vocês tem a dizer sobre isso? Isso é uma realidade ou estou redondamente enganado?
    Se você realmente que criar seus programas e ver como é coisa, acho que vale a pena tentar.

A dificuldade vem com o nível de interesse e a prática. São 2 fatores importantes(na verdade pra tudo).

Se você fizer só por fazer, vai se dar mal, sério mesmo. Programação, Sintaxe, etc. exigem muitíssima prática. Mas não é algo catastrófico, pode ter certeza.

É como aprender uma lingua estrangeira. Como o português possui devidas estruturas para formar uma frase coerente, a linguagem de programação "também". E até você aprender a falar adequadamente, sem nenhum erro gramatical ou estrutural, e aumentar seu léxico você precisa de MUITA PRÁTICA.

Quanto a profissão de T.I,cara, não quero te desanimar, mas não é bem assim.

É a área que mexe com informação. E se der cagada, se a empresa não for MUITO bem preparada a coisa pode ficar séria. Pois achar problema em programas ou na hora da manipulação dos dados pode tomar muito tempo.

A empresa necessita de uma infraestrutura muito bem preparada, e essa parte exige uma atenção muito grande e delicada na hora de ser montada.

É uma área que da bastante dor de cabeça, mas também, se a pessoa tiver interesse, o prazer de trabalhar com isso pode compensar essa dor.
    http://img715.imageshack.us/img715/6...ebruncelee.jpg
    "ignorância, com mais freqüência do que o conhecimento, gera confiança".

Registro
    25-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Mal gente, to estragando o tópico de programação. Mas acho que é coisa que todo mundo da área meio que se interessa saber, então vou escrever aqui mesmo. Qualquer coisa dá um toque que eu converso com que quiser por PM.

Alguns dos meus amigos aprenderam um monte de programação e coisas mais avançadas da informática já no ensino médio, só mexendo aqui e fuçando ali, levados pela curiosidade. Já eu acabei nunca tive tanto essa curiosidade de querer mexer e descobrir truques com o computador que poucos sabem fazer, e sou nada mais do que um simples usuário passivo das tecnologias. No entanto, sempre sonhei em poder criar meus próprios programas, ou então melhorar os já existentes, do meu próprio jeito. Acham que, ainda assim, o curso pode ser adequado pra mim?
    Olha só Boots, primeiro é preciso separar Informática de Computação. Computação não é um curso "para quem gosta de computadores". Ser atualizado sobre configurações de sistemas (placa de vídeo, HD e essas coisas) não é o foco do curso. Isso é foco de curso técnico. A Computação é uma ciência matemática, que já existia bem antes de existirem computadores como conhecemos hoje. É bom deixar isso claro.

Quanto à programação, o curso é dado como se você não soubesse nada. Ajuda saber, a curva de aprendizado de algoritmo (a estrutura usada na programação) é bem estranha. No começo parece tudo difícil, mas quando você olha para trás, vê que algumas coisas são ridículas. Mas se você não souber, pode ficar tranquilo, já que essa é a situação da maioria dos calouros.

Tenho meus receios de que o curso seja tão difícil quanto ouvi falar... Não estou falando da parte matemática, mas das partes de lógica de programação, bancos de dados, redes etc. Sei lá, rolando pelo tópico e olhando os códigos que postaram, me parece algo monstruosamente complexo. Tenho um amigo que cursa SI e passa praticamente o dia inteiro estudando essas coisas, e ainda assim ele me diz que não vai muito bem. É um daqueles cursos que tem que sacrificar quase tudo pra conseguir seguir?
    Não vou mentir. É uma faculdade dura. Você vai ter que se sacrificar sim, inclusive, se estagiar, vai sacrificar uma ou outra noite de sono. É óbvio que uma pessoa tem mais facilidade que a outra, como em todas as áreas. Uns estudam muito e vão mal, outros estudam pouco e vão bem. Mas partindo do pressuposto de que você é um cara comum, vai ter que dar uma ralada sim. Como qualquer curso de Exatas ou Engenharia. O mercado de TI é um pouco diferente. Seu sucesso profissional é quase diretamente proporcional ao seu conhecimento. Ou seja, você pode ganhar bem, mas tem que estudar bastante, fazer certificações, pós-graduações e etc. Mas é uma área que dificilmente você ficará desempregado se mantiver seu conhecimento sempre atualizado.

Aliás, programação em particular é algo que exige tempo. Um programador se faz com mais de 1000 horas de codding, então já viu, né?

Sempre tive a ideia de que a profissão de ti seria uma onde poderia ter um ambiente de trabalho mais light, horários flexíveis, e estaria longe de stress, jornadas abusivas, etc. O que vocês tem a dizer sobre isso? Isso é uma realidade ou estou redondamente enganado?
    Depende um pouco da área que você vai escolher. Se for mesmo o desenvolvimento, pode esquecer do "trabalhar pouco", é uma área onde se trabalha sempre com prazos, na maioria das vezes apertados. O stress é normal de todo o trabalho, os horários podem ser flexíveis de acordo com a empresa. Ambientes light são comuns hoje em dia, mas não espere isso em grandes empresas em que o negócio não é TI, só nas pequenas e médias softhouses ou na nova geração de grandes empresas, como Google e facebook, por exemplo. Eu mesmo saí de uma empresa grande para uma menor exatamente pelo ambiente, não troco qualidade de vida por uns trocados a mais no fim do mês.
    Última edição por Bob Joe; 04-05-2011 às 00:01.
    Liga das Lendas: Vintas

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Registro
    03-01-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

A faculdade é dura como aço, meu chapa. Eu pensava que tinha aptidão para a matemática, mas me comparando com meu colegas de curso, vejo que sou fichinha. Mas se você tem determinação, dá para encarar. Eu estou estudando umas 5h-6h por dia e pretendo aumentar o tempo que dedico aos estudos, porque rapadura é doce mas não é mole

Edit:
    Já me ferrei em duas provas, mas ainda tenho chance de passar por média. Estou lapidando meu jeito de estudar, mas você pode facilmente desanimar com as primeiras notas ruins. Minha meta é não sair da blocagem (reprovar em alguma disciplina).
    Última edição por Cloud The Swordman; 04-05-2011 às 19:09.

Registro
    15-12-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

como ja falaram, a faculdade não é nada fácil na area de TI, nada fácil mesmo ... a minha sala salvam uns 6 q fzeram curso técnico, o resto ta sofrendo igual eu, tem matéria que eu até agora não consegui pegar.

o problema não ta sendo nem muito a matemática pra mim, sim a lógica, entender os problemas propostos em aula e ainda depois colocar em alguma linguagem, sério ta triste.

Publicidade:

Registro
    21-01-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Khanguru Ver Post
    o problema não ta sendo nem muito a matemática pra mim, sim a lógica, entender os problemas propostos em aula e ainda depois colocar em alguma linguagem, sério ta triste.
    É o que disseram na comunidade de CC da federal daqui.

Os caras falaram que, apesar de ter cálculo 1, 2 e 3 (aqui), o foco não é tanto esse, então não fica tããão difícil a matemática, mas sim as matérias de computação. Isso sim.

Registro
    03-05-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Com certeza não vão ser alocados professores fodas, e mesmo os fodas não cobrarão tanto, como aconteceria em uma turma de engenharia por exemplo.

Registro
    30-07-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Igns Ver Post
    É o que disseram na comunidade de CC da federal daqui.

Os caras falaram que, apesar de ter cálculo 1, 2 e 3 (aqui), o foco não é tanto esse, então não fica tããão difícil a matemática, mas sim as matérias de computação. Isso sim.
    Na federal de goias tem Calculo 1 e 2, Matematica Discreta, Teoria dos Grafos, Logica Matematica, Algebra linear, fisica 1

ate o 6º periodo, foram as materias matematicas que eu vi

Registro
    31-12-2010
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Faço EC, estou no 2º ano.

Para quem quer fazer engenharia recomendo já entrar com conhecimentos em cálculo (limite, derivada e integral) e programação (principalmente lógica).

Citação Postado originalmente por Lord Ruka Ver Post
    Na federal de goias tem Calculo 1 e 2, Matematica Discreta, Teoria dos Grafos, Logica Matematica, Algebra linear, fisica 1

ate o 6º periodo, foram as materias matematicas que eu vi
    Lógica matemática não necessariamente faz uso da matemática decimal. Nas aulas de programação você aprende simplesmente uma linguagem que no fundo faz nada mais nada menos do que cálculos de lógica matemática (and, or, not, ...) pela ULA, ou seja, tudo o que você viu são matérias matemáticas, só não parece.
    <editado>

Registro
    21-01-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

As matérias de 'matemática pura' daqui são: Cálculo Diferencial e Integral I, II e III, Matemática Discreta, Geometria Analítica e Álgebra Linear, caso não esteja esquecendo de nenhuma. Apesar disso, é como disseram: não deve ser cobrado tão intensamente igual nos cursos de engenharia, por exemplo. E elas se concentram mais nos primeiros semestres. (Também tem umas coisas de economia e probabilidade depois)

Outra coisa que falaram ai, é claro que as matérias de lógica e computação também possuem um plano de fundo matemático, mas é diferente.

Publicidade:

Tópicos Similares

1. [Artigo Oficial] 50 respostas dos product managers
    Por Anderslash no fórum Matérias TibiaBR
    Respostas: 199
    Último Post: 27-06-2010, 21:41
  2. Discussão sobre as Bandas de Metal e o gênero em si
    Por El Bozonildo Palhaçón no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 111
    Último Post: 18-09-2009, 18:42
  3. Sobre o Amor, Sobre o olhar, Sobre o Poeta
    Por InaaKun no fórum Fora do Tibia - Off Topic