Mal gente, to estragando o tópico de programação. Mas acho que é coisa que todo mundo da área meio que se interessa saber, então vou escrever aqui mesmo. Qualquer coisa dá um toque que eu converso com que quiser por PM.

Postado originalmente por
Boots of Haste
Alguns dos meus amigos aprenderam um monte de programação e coisas mais avançadas da informática já no ensino médio, só mexendo aqui e fuçando ali, levados pela curiosidade. Já eu acabei nunca tive tanto essa curiosidade de querer mexer e descobrir truques com o computador que poucos sabem fazer, e sou nada mais do que um simples usuário passivo das tecnologias. No entanto, sempre sonhei em poder criar meus próprios programas, ou então melhorar os já existentes, do meu próprio jeito. Acham que, ainda assim, o curso pode ser adequado pra mim?
Olha só Boots, primeiro é preciso separar Informática de Computação. Computação não é um curso "para quem gosta de computadores". Ser atualizado sobre configurações de sistemas (placa de vídeo, HD e essas coisas) não é o foco do curso. Isso é foco de curso técnico.
A Computação é uma ciência matemática, que já existia bem antes de existirem computadores como conhecemos hoje. É bom deixar isso claro.
Quanto à programação, o curso é dado como se você não soubesse nada. Ajuda saber, a curva de aprendizado de algoritmo (a estrutura usada na programação) é bem estranha. No começo parece tudo difícil, mas quando você olha para trás, vê que algumas coisas são ridículas. Mas se você não souber, pode ficar tranquilo, já que essa é a situação da maioria dos calouros.

Boots of Haste
Tenho meus receios de que o curso seja tão difícil quanto ouvi falar... Não estou falando da parte matemática, mas das partes de lógica de programação, bancos de dados, redes etc. Sei lá, rolando pelo tópico e olhando os códigos que postaram, me parece algo monstruosamente complexo. Tenho um amigo que cursa SI e passa praticamente o dia inteiro estudando essas coisas, e ainda assim ele me diz que não vai muito bem. É um daqueles cursos que tem que sacrificar quase tudo pra conseguir seguir?
Não vou mentir. É uma faculdade dura. Você vai ter que se sacrificar sim, inclusive, se estagiar, vai sacrificar uma ou outra noite de sono. É óbvio que uma pessoa tem mais facilidade que a outra, como em todas as áreas. Uns estudam muito e vão mal, outros estudam pouco e vão bem. Mas partindo do pressuposto de que você é um cara comum, vai ter que dar uma ralada sim.
Como qualquer curso de Exatas ou Engenharia. O mercado de TI é um pouco diferente. Seu sucesso profissional é quase diretamente proporcional ao seu conhecimento. Ou seja, você pode ganhar bem, mas tem que estudar bastante, fazer certificações, pós-graduações e etc. Mas é uma área que dificilmente você ficará desempregado se mantiver seu conhecimento sempre atualizado.
Aliás, programação em particular é algo que exige tempo. Um programador se faz com mais de 1000 horas de codding, então já viu, né?

Boots of Haste
Sempre tive a ideia de que a profissão de ti seria uma onde poderia ter um ambiente de trabalho mais light, horários flexíveis, e estaria longe de stress, jornadas abusivas, etc. O que vocês tem a dizer sobre isso? Isso é uma realidade ou estou redondamente enganado?
Depende um pouco da área que você vai escolher. Se for mesmo o desenvolvimento, pode esquecer do "trabalhar pouco", é uma área onde se trabalha sempre com prazos, na maioria das vezes apertados. O stress é normal de todo o trabalho, os horários podem ser flexíveis de acordo com a empresa. Ambientes light são comuns hoje em dia, mas não espere isso em grandes empresas em que o negócio não é TI, só nas pequenas e médias softhouses ou na nova geração de grandes empresas, como Google e facebook, por exemplo. Eu mesmo saí de uma empresa grande para uma menor exatamente pelo ambiente, não troco qualidade de vida por uns trocados a mais no fim do mês.