Postado originalmente por
Henriiquee~
aí q ta,nao gosto de literatura,acho um saco,e minha professora nem explica nada,só fala o resumo dos livros e tals :s
tipo,o conteudo é realismo,o que eu poderia estudar?
caract:analise psicologica,humor e tals
machado de assis
e as obras q ela passou
e a origem do realismo?
Professores ruins é uma bosta. Eu não gostava muito de ler, achava Machado de Assis uma chatisse. Quando tive uma aula de livros de vestibular com um amigo meu (que era o professor), me apaixonei.
Realismo eu conheço só o básico, ainda não estudei bastante. Se fosse Romantismo eu poderia ajudar mais, já que é o que eu estou estudando. Mas vou falar algumas coisas básicas do que você pode estudar.
Dê uma olhada nas características principais (
aqui e
aqui tem conteúdo). É importante saber que o realismo a razão sempre vem antes da emoção, e que muitas vezes aborda temas muito polêmicos na época, como por exemplo o adultério. Muitas vezes a ironia está presente, criticando os costumes e ideais, muitas vezes empregado pela burguesia. O Realismo mostra o ser humano e a sociedade em sua totalidade, com todos os seus defeitos, a vida como ela é, e não aquela visão sonhadora e idealizada que o Romantismo passava.
O surgimento do realismo se pode dar pelo lançamento de Madame Bovary (Gustave Flaubert), que foi um escândalo pra época, levando o autor à julgamento por ofensa moral e religiosa. O Realismo no Brasil começa com Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis), que é um livro muito irônico, ácido e com várias críticas à sociedade e nossos costumes, muitas vezes hipócritas (um ótimo livro por sinal, vou ter que fazer um texto sobre ele).
De mãos dadas com o Realismo vem o Naturalismo, que é como uma "extensão", mas não acredito que esteja interessado em mais um texto grande sobre isso também. rsrsarsarsasa
Realismo tem obras bem legais pra se ler, bem divertidas, recomendo você ler alguma coisa. Dom Casmurro é legal, e cai muito em vestibular, recomendo a leitura.
O mais importante não é decorar, é entender.
(escrevi demais? me empolgo as vezes).