Tem tanto estudo divergente nesse sentido que o válido é testar.
Um ponto de vista, por exemplo: comer 400g de carbo são 1600kcal, comendo toda hora ou comendo tudo de uma vez. As leis da física são supremas, se vc comer 1600kcal no dia e gastar 1000, o deficit de 600kcal vai ser armazenado, independente da frequência de alimentação. A interferência hormonal vai ser de diferença minima pra qm não precisa se apegar a minimos detalhes como quem não é competidor.
Até postei um tópico em que estavam discutindo isso no hipertrofia algumas páginas atrás, acho que na de trás mesmo. Inclusive com posts do Craw (não que tenha contribuido muito, mas é pq valoriza o tópico) e do Ney (esse sim contribui, além de também valorizar), parece ser um assunto já bem debatido no bb.com pelo que falaram, mas como não manjo inglês n faço ideia.
Não falo que concordo, mas mando aveia em qs todas refeições (menos nas que são puro ovo) e não vigio muito carbo de alto ig mas também não como de tres em tres horas. Meu próprio consumo calórico não baseio em calculos complexos, só lasco um 40*peso em kg e pronto.