Postado originalmente por
Trans~
Claro.
Como se os portugueses sozinhos, vindos de meia dúzia de caravelas, matariam 4.5milhões de índios sem a ajuda de ninguém.
Nem tinha visto esse post. Não poderia deixar uma idiotice dessas passar em branco :yelrotflm
Não mataram milhões em 2 anos, em 20 caravelas. Mataram em centenas de caravelas, no processo de
colonização do Brasil, que se extende pra 1800+.

Mig Master
Na verdade, Iracema foi escrito para mostrar o herói indígena... Que nunca existiu. Os portugueses não morreram de epidemias que ELES trouxeram mas de doenças que JÁ existiam aqui (e portanto os índios tinham maior resistência).
O que você não quer entender é que essa moeda tem dois lados. Você está argumentando só que os índios eram os bonzinhos que estavam aqui e os portugueses são os vilões que resolveram foder a marmelada. Não é por ai. Inclusive os índios se deram relativamente bem. Os que se aliaram aos portugueses ao menos.
Eu só não consigo entender em que momento eu disse que os índios são os bonzinhos, só disse o que eles fizeram não
é nada em comparação aos europeus, vou tentar deixar mais claro minha opinião que ja foi dita posts atrás:

Farok
Continuo afirmando: índio é filho da puta, mas perto do homem branco ele é santo sim.
Agora há dois lados da moeda então? foi o que eu disse, se vc segue o óbvio, só pq vc aprendeu na escola, aquilo é obrigatoriamente errado, não, não é duvidoso, é errado:

Mig Master
Você não sabe nada de história, né cara? Várias tribos de índios estiveram em guerra.

Spairom
Ta precisando de uma atualização na história man...
Os indíos se mataram Muito mais em guerra entre eles, ou ajudando os portugueses a escravizar suas tribos inimigas.

Mig Master
Já foram 5 milhões, mas mataram a si mesmos. Aliás, os portugueses de fato mataram muito pouco, a maioria morreu em guerras entre tribos ou de doenças.
Enfim, ja provei o porquê do meu ponto de vista, não vou ficar repetindo, vc pode discordar mas não pode falar que eu não sei nada de história.
ps: Iracema fala do índio herói sim, mas foi um exemplo muito infeliz seu, principalmente porque envolve guerras entre as tribos, que era o que eu estava justamente contra, na literatura mundial os heróis eram bravos guerreiros, como hércules, na antiga literatura brasileira o herói era o índio, existem milhares de livros que retratam essa fase, escolhesse até mesmo Macunaíma, mas não Iracema, era um dos poucos que não se encaixava em nossa discussão.