Postado originalmente por
GuGa™
Pra quem tem curiosidade de minha redação, eu apenas usei a fórmula de sempre (que na verdade aprendi esse ano).
Introdução breve citando os tópicos dos 2 desenvolvimentos, com rápida abordagem do tema geral.
Nisso fiz a introdução 1, com o tópico 1, a 2 com o tópico 2 e na conclusão retomei o tema geral dando um acabamento pro texto.
Acho que a única coisa que fiz de diferente pra tirar 10 foi que disse que a concepção de que o trabalho dignifica o homem já está em decadência por algum motivo que não lembro agora rs.
Eu não apoio fazer redação seguindo uma métrica, acho que isso é útil pra quem tem dificuldade em desenrolar um tema. Já pra quem consegue desenvolver com mais naturalidade, basta ter começo meio e fim.

Wotten
Como já falaram, é muito subjetivo esse troço de correção. As vezes tu deu sorte e tua prova parou na mão de um retardado qualquer, como diria uma professora que eu tenho que corrije vários vestibulares.
Acho que foi assim comigo nos vestibulares seriados que eu prestei. Prevejo gente imbecil e retardada tirando mais que eu. Por quê? Não faço a menor idéia.
Sim, redação sempre foi muito subjetiva, não da pra vc apontar e dizer "essa foi a melhor", depende muito do ponto de vista, mas o importante é ter uma noção se a mensagem que o tema pede foi passada, se a gramática ta boa, enfim, e todas aqueles itens que eles falam como critério de correção. Em vestibular é difícil vc ver grandes reclamações como estamos vendo no ENEM

Correção redações
A redação é corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final corresponde à média das notas atribuídas pelos dois. Caso haja discrepância de cinco pontos ou mais entre as duas notas, a redação passará por uma terceira correção, realizada por um supervisor, sem que este conheça as notas dos demais. A nota atribuída pelo supervisor substitui a nota dos demais corretores.
A redação que não atender à proposta solicitada, no que diz respeito ao tema e tipologia textual, será desconsiderada. A Folha de Redação sem texto escrito e redação com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, será considerada em branco. A Folha de Redação com texto fora do espaço delimitado, impropérios, desenhos, outras formas propositais de anulação e/ou rasuras será considerada anulada.
Obviamente todo mundo vai falar que redação sempre foi o forte, que isso e aquilo, isso ja era de se esperar.. mas o interessante é vc ver inúmeros relatos de pessoas falando que achavam que iam zerar na redação tirando mais de 900, ou gente falando que escreveu uma merda e conseguiu 700-800. Realmente, é muito estranho.