Postado originalmente por
Jack Bauer
Só não tente me tapear, Bob Joe, eu sei que você se importaria que sua namorada tivesse pego 20 num dia de micareta ou tivesse virado recheio de sanduíche masculino(que nem uma veterana minha da faculdade)!
Talvez sim com os exemplos citados. Mas não ligo se ela pegou algum cara porque achou ele bonitão e gostosão, como eu já fiz com mulheres.
Nem estou tentando te tapear, to jogando sério aqui.

Rohn John
É claro que algumas pessoas vão dizer que não existe isso de verdade absoluta, que é tudo uma questão de opinião e da época, que ela depende de nós, que é criada por nós. Mas se for assim então porque buscar uma verdade se cada um pode ter a sua "verdade" relativa sobre qualquer coisa que é igualmente válida a qualquer outra "verdade".
Esse é
O questionamento.
Hoje se busca "a verdade" como forma de sustentar nossa sociedade. Se você observar um pouco, pode ver que os nossos fundamentos de sociedade humana são quase todos montados em cima de defeitos da espécie. Esqueça essa construção apenas social do ser-humano. Nós somos bichos também, temos traços de selvageria e pouca racionalidade. Juntar humanos em grandes comunidades só funcionam por causa desses valores morais.
A questão é: que valores são inatos a maioria das pessoas e quais são apenas "forçações" de barra para manter uma sociedade coesa? Exemplo: mulheres eram colocadas em segundo plano em sociedades antigas porque eram essas sociedades de violência, sociedades do homem. Hoje isso não faz mais sentido, então esse valor não era algo inerente a própria espécie. Mas infanticídio é algo sempre ligado à parte obscura do ser humano. Você pode ter sociedades em que ele era praticado, mas nunca de maneira aberta e sempre com estigma de algo errado, do lado negro. Não imagino sociedades futuras matando crianças e considerando isso algo aceitável. Então,
talvez infanticídio seja algo "errado" inerente à espécie humana.
Mas, como eu disse, quem estabelece isso não são paladinos da moral, é a própria sociedade. E isso é um grande cabo de guerra, onde ninguém está totalmente certo e ninguém está totalmente errado. Continue puxando se você acha que seu lado é melhor, mas nunca pare de pensar para puxar.

Rubenito
Fazendo isso você acaba colocando quem tem uma opinião tendendo mais para um lado como sendo extremista, sendo que os polos deste tópico estão bem longe do extremismo, a diferença é que os polos daqui estão longe do muro também. :o
Não foi isso que disse, apenas apresentei uma relação de precedência com o extremismo.
O que eu disse é: quando você conhece os dois lados do muro, fica difícil dizer qual é o mais correto. Não quer dizer que eu não possa escolher um que vai me agradar mais, mas dizer que o outro lado não presta e é o errado, aí sim, é precipitado.
Observe bem as opiniões nesse fórum. Mesmo em assuntos com apenas dois posicionamentos possíveis, existem pessoas que defendem um lado usando argumentações baseada em ignorâncias. Isso não acontece as vezes, acontece sempre, com frequencia. E se aqui é assim, imagine no mundo?
Eu defendo minhas posições, mas achar que minha verdade é imutável agride muito meu senso crítico, porque a única coisa que sei é que tudo muda. É por isso que bato tanto em religião e afins.

Mathss
Não me refiro a idade média onde tinha uma "religiosidade" que vazia a vontade de certas pessoas e classes como se fosse uma vontade divina, me refiro até pouco tem atras, onde a religiosidade não pode ser usada como uma prisão para os homens, mas do tempo do nosso pais, em que eles e no maximo os nossos avos eram da nossa idade...
Filhos e filhas respeitavam os pais, e o matrimonio era um dom, hoje temos pessoas até matando os pais, não to falando que não tinha disso antes, mas o quanto tinha disso antes?
O que eu quero dizer, é que por mais que a evolução e a mudanças de "valores sociais" possam trazer um progresso, trazem um retrocesso, não me refiro a evolução cientifica ou manipulação de seres humanos pela igreja na idade média, me refiro a como as mudanças foram aplicadas, sendo decidida por um coletivo, vai aver disputas, o mesmo coletivo vai se dividir por pessoas que pensam de 2 maneiras diferente, cabe 100 mil aceitarem as "regras" de 1 milhão ou 1 milhão aceitarem as regras de 100 mil? Sendo que esses mesmos terão diferenças? Mas quando as coisas se tornam organizadas, e bem aplicadas, que possam ser boas para todos e não gere preconceito nem pessoas que declaram outras preconceituosas pela "maneira de pensar", porque to cansado de ver pessoas me chamarem de preconceituoso por ter uma opnião...
Mas Maths, você não pode pegar a história de, sei lá, 50 anos e dizer que esse período define uma decadência social. Estamos aí a 4 mil anos, com idas e vindas. A História é cíclica, com certeza existiram sociedades mais "moralizadas" que essa citada de exemplo por você. Algumas comunidades cristãs pela história foram bem mais morais (nessa moral cristã que te agrada) do que a 50 anos atrás. Além do mais, você pega esse exemplo recente por viver na aplicação prática dele. E o que vem pela frente é algo que vai contra tudo que você aprendeu. Aí o conflito acontece mesmo. Mas porra, esse não é o primeiro nem vai ser o ultimo choque de gerações.
O mudança não ocorre da forma simples que você colocou. Ela é conflituosa sim, mas as pessoas não escolhem de fato. Elas assimilam aos poucos pequenas coisas e no final do processo há uma mudança. Quando a primeira mulher escolheu trabalhar a casar, seu bisavô deve ter achado um absurdo. Aos poucos, outras decidiram fazer o mesmo, e hoje é algo "normal", pelo menos para a maioria. Mas se seu bisavô vivesse nos dias de hoje, ficaria espantado com isso tudo.

Mathss
Outra coisa que quero dizer, é que é possivel adaptar sem mudar os valores, mas pense, você ensinaria sua filha para se casar ou para ter varios namorados, ou seja quantos for, e se quiser, ela pode transar com eles, e até chegar ao extremo tendo sexo casual, nos que sempre pensaremos o melhor para nossos filhos se nos os amarmos, certo? Então pode dizer que nossa educação é errada, a eduacação será em maioria pelos constumes antigos, quer dizer que, se eles tiverem errados, vamos estar educando errado e seremos pais ruins?
Foi exatamente o que eu disse. Um pai em uma tribo nômade de algum lugar foi um mal pai por casar a filha aos 13 anos? Creio que não, a função do marido era proteger e não existia a classificação "adolescente". A sociedade era violenta, uma mulher sozinha seria estuprada.
Mas hoje, tem sentido casar uma menina com 13 anos? Ela precisa ser protegida de que? O recorrente são valores mudarem para adequarem á sociedade e não o contrário.
Mas uma coisa que você disse eu concordo e reforcei ali em cima. Existem valores inatos, inerentes a nosso espécie, até mesmo de maneira biológica. O núcleo familiar é um deles. Mas a definição de família é apenas um grupo com laços afetivos e/ou genéticos. O que vier além disso (discussão sobre família gay, poligamia e afins) é algo mutável nas sociedades e não existe certo ou errado.