Postado originalmente por
Igns
Mais algumas para os matemáticos aí.
Me ajudem!
1) Considere as matrizes:
A 4x7, definida por aij = i - j
B 7x9, definida por bij = i
C = AB
Determine o valor do elemento C 36
-
2) A geratriz de um cone reto mede 5 cm e o ângulo central do setor circular mede 72º. Calcule a área total do cone.
-
3) Dadas as matrizes A = (aij)mxn e B = (bij)pxm onde n, p e m são números distintos e naturais, qual das operações abaixo podemos efetuar?
A) A + B
B) A . B
C) (At) . B
D) B . A
primeiro, vamos partir do começo: (lol?)
1) para uma multiplicação de matrizes, deve-se saber que, por exemplo: X(m,n) . Y(n,p) = Z(m,p)
no caso da questão ali, o produto das matrizes vai gerar uma matriz C(4,9)
o que eu pude supor é que o exercício quer o valor do item c3,6. ou seja, o valor da terceira linha da sexta coluna.
Pra isso, eu tentei encontrar uma maneira geral pra se determinar valores como este, para multiplicação de matrizes. Assim, eu coloquei no papel uma matriz qualquer e multipliquei por outra qualquer. Fazendo isso, vc percebe que a matriz resultado terá seus valores organizados desta forma:
o valor a11 (valor da primeira linha e da promeira coluna) é o resultado das somas dos produtos entre o primeiro termo da linha com o primeiro da coluna mais o segundo da linha com o segundo da coluna, e assim sucessivamente.
um exemplo:
0 1 que multiplica 4 5
2 3------ -_-------6 7
o valor a11 vai seguir aquele raciocínio que eu fiz ali emcima, gerando o seguinte:
a11 = 0*4 + 1*6
o valor a21 vai seguir o mesmo raciocínio, mas vc deverá trocar, naquela frase que eu coloquei ali, a primeira linha pela segunda linha, resultando:
a21 = 2*4 + 3*6
Desse modo, basta olhar isso na matriz do exercício. vc quer o valor C(3,6).
esse ponto é o produto dos valores da terceira linha de A com os da sexta coluna de B.
substituindo os valores pela regra que vc colocou pras matrizes, teremos o seguinte:
terceira linha de A = 2 1 0 -1 -2 -3 -4
sexta coluna de B = 1 2 3 4 5 6 7
assim, usando a regra lá: C(3,6) = 2*1+1*2+0*3+(-1)*4+(-2)*5+(-3)6+(-4)*7 = -56
gg
2) essa eu to com preguiça de resolver (até pq minha calculadora tá meio longe). vou te explicar os passos que eu usaria pra resolver:
vc tem o valor da geratriz, que é o eixo central contido no cone lá. vc pode pegar uma seção do cone que resultará num triângulo retângulo. vc precisa saber os valores do raio(da base) e do lado externo lá do cone. com a seção q vc fez, vc vai ter o valor da geratriz e o ângulo de 72°, na parte de cima desse triangulo. com valores de sen e cos vc acha o raio e a parte externa do cone. Com isso, simplesmente jogue estes valores na fórmula da área total de cones (q eu n to nem um pouco afim de deduzir).
3) essa é bem simples de responder. Quer dizer, como é uma questão de multipla escolha, se vc achar uma questão correta, as outras estão erradas mesmo e acabou.
Assim, vou quotar uma coisa que eu mesmo coloquei, agora há pouco:

Postado originalmente por
eu mesmo lol
X(m,n) . Y(n,p) = Z(m,p)
o que eu coloquei aí é um caso geral de multiplicação de matrizes. Se ela não cumprir estes requisitos, a multiplicação não pode ocorrer. Então, só haverá multiplicação de matrizes se o numeró de
colunas da primeira matriz igualar o numero de
linhas da segunda matriz.
Pra essas duas matrizes, a multiplicação só pode acontecer no produto B . A (e nunca para A . B)
Opaaaaaa, tá aí! Resposta letra D.
gg gl hf