Postado originalmente por
Mokiman
to com duvidas em quimica... estou no 9º ano e to estudando ácidos, bases, sais e óxidos para uma prova na quarta... e tô meio embolado na
nomenclatura ... alguém que entende bem de quimica poderia me ajudar? por msn talvez?
bom, se sim... adicionar
[email protected]
se não... responde aqui mesmo:
como eu sei quando um elemento é acido, base, sal, ou óxido?
O que eu verifico nele, para analisar se é um desses 4?
e o que eu verifico em um elemento (tipo, CO2, ou MgO) para fazer a nomenclatura dele?
ÁCIDO
ácido é uma substância que em solução aquosa ele se íonizam, produzindo o íon positivo o cátion hidrogênio. (conceito de arrhenius), resumindo, ácidos irão ter o cátion H+
exemplo:
HCl + H2O ->
H3O+ + Cl-
nomenclatura dele é assim
quando o anion termina em eto, o ácido termina em ídrico
quando o anion termina em ato, o ácido termina em ico
quando o anion termina em ito, o ácido termina em oso
exemplo HCl(cloreto) > ácido clorídrico
ácidos têm varios tipos de clássificações. uma delas é com o número de oxigênio ionizável.
monoácido: um hidrogênio íonizavel HCl
diácido: dois hidrogênios íonizáveis H2SO4
triácido: três hidrogênios íonizáveis H3PO4
tetraácido: quatro hidrogênios íonizáveis: H4SiO4
Mas cuidado cara, quando o hidrogênio estiver ligado ao átomo central, ele não irá se ionizar, entao nao vai ser ácido.
outra classificação dos ácidos é com a presença ou ausencia de oxigênio na molécula
então se ele nao tiver oxigênio, vai ser um hidráxidos, e se tiver oxigênio vai ser um oxiácido
exemplo: hidráxido(HBr) oxiácido(HNO3)
ácidos podem ser clássificados também como fortes e fracos, dependendo do número de íonização dele, que pode ser calculado assim, nº de moléculas dissolvidas/nº de moléculas dissociadas. e isso é dado em %.
entao para ácidos fortes serão ácidos com mais de 50%, ácidos moderados serão menor de 50% e maior que 5%, e ácidos fracos vão ser menores que 5%
acho que é isso, tem como calcular se um ácido é volatil ou não, mas acho que voce não vai usar isso.
BASE
tipo bases produzem em uma dissociação íonica o íon negativo OH-
exemplo: Na
OH -> Na+ +
OH-
nomenclatura geral:
hidróxido (o elemento que está ligado a ele)
como por exemplo NaOH > hidróxido de sódio
Fe(OH)2 > hidróxido ferroso
Fe(OH)3 > hidróxido ferrico
Fe+2 e Fe+3 são do mesmo elemento, mas com nox diferente, ai voce coloca oso para o menor e ico para o maior (tbm pode ser em número romano, II e III)
a classificação das bases é bem parecida com a dos ácidos, é de acordo com o número de oxidrilas (OH-)
monobase: uma oxidrila apenas (NaOH)
dibase: duas oxidrilas ( Ca(OH)2 )
tribase: tres oxidrilas (Al(OH)3)
tetrabase: 4 oxidrilas (Pb(OH)4)
ps: voce nao vai encontrar por ai, base com mais de 4 oxidrilas.
bases também são classificadas com o grau de ionização
as bases fortes tem grau de ionização praticamente 100% (geralmente bases com matais alcalinos e terrosos)
e bases fracas com grau de ionização inferior a 5% (com o resto dos metais)
Bom cara, é isso, espero ter ajudado, não vou colocar aqui os sais e oxidos, porque já estou de saida, me adiciona no msn que depois eu te explico tudo
edit:
uma explicação rápida de sal e óxido...
SAIS são compostos ionicos que possuem um cátion que não é um hidrogenio ionizavel e um anion diferente da hidroxila
nomenclatura: é bem simples, coloca o nome do ânion + o nome do cátion
o ânion vem do ácido, e o cátion da base(o sal é formado por ácido + base)
pode ser eto, ito e ato, dependendo da terminação do ácido
e ÓXIDOS tem como o radical funcional o O-2 (também pode ser um peróxido ou um superóxido que vai ter um nox diferente)
simplificando para voce entender melhor, vai ter um Oxigenio como ânion (mas tem excessões)
nomenclatura é bem fácil, só colocar óxido e mais a regra geral, tem uma excessões que é bom voce estudar em algum site por ai